TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE PNEUMÁTICOS NA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

Por:   •  16/10/2018  •  Seminário  •  4.554 Palavras (19 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Engenharia Civil

Felipe Pinheiro Maciel¹

Raissa Souza de Santana Castro²

 

UTILIZAÇÃO DE PNEUMÁTICOS NA PAVIMENTAÇÃO ASFALTICA

Salvador- 2018

Felipe Pinheiro Maciel¹

Raissa Souza de Santana Castro²

UTILIZAÇÃO DE PNEUMÁTICOS NA PAVIMENTAÇÃO ASFALTICA

Com a Problematica do descarte indevido de pneus, apresentamos uma pesquisa sobre sua reutilização em pavimentação asfáltica. Com o auxilio dos orientadores Paulo Henrique e Anacelia.

SALVADOR- 2018

Felipe Pinheiro Maciel¹

Raissa Souza de Santana Castro²

Paulo Henrique Araújo³

RESUMO

O descarte de pneus se tornou um problema mundial. O maior risco associado à disposição ilegal de pneus inservíveis é a acumulação de grandes quantidades em aterros com o risco de incêndios, causando problemas as pessoas e ao meio ambiente; além da proliferação de doenças como o Aedys Aegypti. Obviamente que o problema causado pelos pneus está diretamente relacionado a dificuldades em seu descarte. Estima-se que no Brasil a cerca de 100 milhões de pneus inservíveis com disposição inadequada. A pavimentação asfáltica utilizando o asfalto-borracha é uma alternativa para o aumento do desempenho dos pavimentos com uma excelente relação entre o custo-benefício e manutenção dos mesmos. Uma grande oportunidade para o mercado dos pneus seria considerar o pneu inservível não só como resíduo, mas sim como insumo energético para os fornos das cimenteiras que possuem a capacidade de absorver todos os pneus inservíveis gerados no pais, além do co-processamento com o xisto betuminoso.

Palavras-chave: Pneu, Reciclagem, Mistura asfáltica e Asfalto Borracha.

ABSTRACT

The disposal of tires has become a worldwide problem. The greatest risk associated with the illegal disposal of waste tires is the accumulation of large quantities in landfills with the risk of fire, causing problems for people and the environment; besides the proliferation of diseases like Aedys Aegypti. Obviously, the problem caused by tires is directly related to difficulties in their disposal. It is estimated that in Brazil about 100 million unserviceable tires with inadequate disposal. Asphalt paving using asphalt-rubber is an alternative to increase the performance of pavements with an excellent relation between cost-benefit and maintenance. A great opportunity for the tire market would be to consider the waste tire not only as waste, but as an energy input for cement kilns that have the capacity to absorb all the waste tires generated in the country, as well as co-processing with the shale bituminous.

Keywords: Tire, Recycling, Asphalt Mixing and Asphalt Rubbe


  1. INTRODUÇÃO

Desde sempre as ações do homem interferem no meio ambiente. No Brasil, por exemplo, aproximadamente 35% de todos os materiais extraídos da natureza anualmente (madeira, metais, areia, pedras, etc.) são usados pela construção civil. (IMPACTO da construção civil. Revista Ibda, São Paulo, 2016).

Nos últimos anos o crescimento da quantidade de automóveis nas estradas tem aumentado de forma descontrolada. As consequências deste aumento são o aumento da utilização de pneus, seu descarte indevido e também o grande desgaste das estradas.

A Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos diz que, cerca de 60 milhões de pneus são fabricados por ano no Brasil e sua destinação é feita de forma incorreta. Com o objetivo de melhorar a qualidade do asfalto e de solucionar este problema ambiental, a ANIP criou um programa chamado Reciclanip, que junto com os fabricantes de pneus como Bridgestone, Goodyear, Michelin, Pirelli e Continental faz a coleta e a destinação desses pneus inservíveis. Estima-se que no ano de 2016, foram coletados e destinados mais de 457,5 mil toneladas de pneus inservíveis, uma quantia equivalente a 91,5 milhões de unidades de carros de passeio. A partir disso, pesquisadores começaram a trabalhar numa forma de reaproveitamento desses pneus, com isso descobriu-se o asfalto borracha, que é o resultado de um processo que utiliza os pneus inservíveis retirados do meio ambiente e empregados na confecção do concreto asfáltico. (ANIP, 2017).

Apesar de ser um processo mais caro que o usual, o asfalto borracha apresenta inúmeros benefícios a longo prazo, aumento da durabilidade e flexibilidade, melhora a impermeabilização e aderência, contribuindo para a redução dos custos de manutenção das vias.

A importância do mesmo visa mostrar que independente de se ter alguns prejuízos econômicos, o material pode apresentar boas perspectivas quanto à redução da manutenção da pavimentação, ao reuso e à reciclagem, por minimizar as perdas e, consequentemente, diminuir a quantidade de resíduos a serem dispostos no meio ambiente.

1.1 TEMA

O presente trabalho visa abordar sobre o CBUQ (cimento betuminoso usinado quente) utilizando o CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo) modificado por BMP (Borracha moída de pneu).

1.2 PROBLEMATIZAÇÃO

O descarte de pneus se tornou um problema mundial. O maior risco associado à disposição ilegal de pneus inservíveis é a acumulação de grandes quantidades em aterros com o risco de incêndios, causando problemas as pessoas e ao meio ambiente; além da proliferação de doenças.

Buscando criar um destino adequado a esses pneus velhos e sem utilidade. Juntamente com a péssima qualidade de asfalto encontrado nas estradas brasileiras, queremos mostrar como elevar a qualidade do pavimento asfáltico e aumentando a sua vida útil.

Com a incorporação de borracha de pneus inservível obtida através de moagem e introduzindo o pó ao CAP (cimento asfáltico de petróleo) para a execução do pavimento suas qualidades a resistência térmicas e ao atrito são aumentadas substancialmente, com maior durabilidade e menos ruídos, pois apresenta um estado mais elástico.

1.3  OBJETIVO GERAL

Esta revisão bibliográfica pretende oferecer o melhor entendimento do uso da borracha de pneus em pavimentações asfálticas. Este processo que contribui para um melhor desempenho do asfalto, além de dar um destino adequado aos pneus inservíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (648 Kb)   docx (928 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com