TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Memorial Fundações

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.160 Palavras (9 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUI/RS

CARINE FABRICIA CASALI

JOÃO PAULO AMES

SÁSKIA KLEIN

PROJETO DE FUNDAÇÕES

DISCIPLINA: FUNDAÇÕES

PROFESSOR: CARLOS ALBERTO SIMOES PIRES WAYHS

Santa Rosa

Dezembro/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        ENSAIO SPT        

1.1 ANÁLISE DAS SONDAGENS        

2.        PROJETO DE FUNDAÇÃO        

2.1 FUNDAÇÃO PROFUNDA – ESTACA ESCAVADA        

2.1.1 MÉTODO AOKI E VELOSO        

2.1.2 METODO DÉCORT E QUARESMA        

2.2 FUNDAÇÃO SUPERFICIAL – SAPATA ISOLADA        

3.        ANÁLISE DE CUSTOS        

3.1        FUNDAÇÃO PROFUNDA – ESTACA ESCAVADA        

3.2        FUNDAÇÃO SUPERFICIAL – SAPATA ISOLADA        

4.        ESCOLHA DO TIPO DE FUNDAÇÃO        

5.        PROJETO DE FUNDAÇÃO        

6.        MEMORIAL DESCRITIVO - EXECUÇÃO        

7.        ANEXOS        

7.1        PRANCHA 1        

7.2        PRANCHA 2        

7.3        PRANCHA 3        

7.4        PRANCHA 4 – PLANTA DE CARGAS        

7.5        SONDAGEM SPT        

INTRODUÇÃO

Este projeto tem por objetivo apresentar duas propostas de fundação a partir de uma planta de cargas de um edifício usado como modelo. Calculou-se a fundação com o propósito de encontrar a alternativa com melhor custo/benefício e que atendesse as cargas de projeto para uma edificação de 12 pavimentos. Ao analisar a planta de cargas dos pilares, escolheu-se o pilar 32 (25x50 cm) com carga de 729 KN, com uma carga consideravelmente alta, transmitida para a fundação. Então se desenvolveu cálculos usando o software Excel para duas alternativas, a primeira alternativa foi uma fundação profunda usando estaca escavada, e outra alterativa, fundação superficial dimensionando uma sapata isolada.

Como base para a realização dos cálculos, utilizou-se um ensaio de SPT (Standard Penetration Test), este processo é o mais usado para investigações de solo na engenharia civil. Com esses dados dimensionou-se o projeto e orçamento das duas alternativas e ao analisar cada tipo de fundação, escolheu-se pela mais viável.

  1. ENSAIO SPT

As sondagens de simples reconhecimento de solo pelo método SPT (standard penetretion test), na qual, determina o índice de resistência a penetração, foi executada de acordo com as normas NBR – 6484 de 2001, NBR 6502 de 1995, NBR 8036 de 1983 e NBR 9603 de 1986. O método SPT tem como objetivo determinar o tipo de terreno em estudo, as camadas constituintes, a resistência destas camadas e o nível d’água do lençol freático e sendo também aplicado à identificação da consistência de solos coesivos e mesmo de rochas brandas.  

O ensaio SPT constitui-se de sondagens de simples reconhecimento, na qual determina o índice de resistência à penetração, expressa em N (número de golpes). Este tipo de investigação serve para detalhar as propriedades do solo e com os dados obtidos escolher e dimensionar o melhor tipo de fundação, proporcionando assim uma maior segurança e estabilidade à obra em conjunto aos aspectos financeiros. Ainda apresenta vantagens pela simplicidade do equipamento e baixo custo.

Para o conhecimento das características do solo, resistência das camadas, e também os tipos de propriedades utilizou-se um ensaio de campo SPT.

A sondagem utilizada foi realizada pela empresa SONDAOESTE SONDAGEM E GEOLOGIA LTDA, na cidade de Inhacorá/RS. As sondagens a percussão foram identificadas pela sigla SP, sendo que junto a este cada furo recebe a sua numeração em ordem crescente, no caso SP-01, SP-02 e SP-03.

No terreno foram executados três furos SPT até atingir a cota do impenetrável, atingindo as metragens de 28,10 metros no SP-01, 11,45 metros no SP-02 e 11,45 metros no SP-03, totalizando em 51,00 metros.

No estudo identificou-se que com o acréscimo da profundidade, houve um progressivo aumento da resistência do solo, passando por uma consistência mole a muito rija até atingir o cascalho, consequentemente, o impenetrável com exceção dos furos SP – 02 e SP – 03, sugerindo que o topo rochoso está próximo ao limite das sondagens.

O nível d’água dos furos nas sondagens varia de 8 a 12 metros sugerindo que o lençol freático livre encontra-se nesta faixa.

1.1 ANÁLISE DAS SONDAGENS

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

Através da análise do SPT, verifica-se quais os solos presentes em cada camada do subsolo, neste caso, na maior parte a argila e com pequena presença de silte arenoso, solos considerados frágeis e com pouca resistência.

Para os cálculos e dimensionamento das fundações optou-se por escolher os valores onde se encontram as piores situações, por isso utilizou-se o N SPT mínimo, assim será dimensionado uma fundação com um nível de segurança maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (788.7 Kb)   docx (206.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com