TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Avaliação Ambiental

Por:   •  16/4/2017  •  Resenha  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliação Ambiental

    Para se avaliar um objeto ambientalmente, significa compreendê-lo e mensurá-lo segundo relações mantidas entre seus elementos e aspectos físicos, bióticos, econômicos, sociais e culturais.

     A avaliação ambiental é de suma importância para universidades, empresas de consultoria e projetos, institutos de pesquisa, órgãos públicos, associações ambientalistas, profissionais liberais de diversas áreas e ongs.

Dificuldades de gerenciamento: cada analista tenta enfocar o quadro típico de sua especialidade, oferecendo ao grupo os fatores e as relações condicionantes da transformação ambiental a ser avaliada segundo uma ótica especifica

Qualidade ambiental: A qualidade ambiental de um ecossistema expressa as condições e os requisitos que ele detém, de natureza física, química, biológica, social, econômica, tecnológica, cultural, política. É o resultado da ação simultânea da necessidade e do acesso.

Fator ou bem ambiental: O bem ambiental  é regra geral bem de uso comum do povo, podendo no caso das florestas públicas afetadas assumir a função de bem de uso especial, sendo o seu uso e fruição um direito fundamental de 3ª dimensão, uma vez que inequivocamente ligado ao direito à vida e pode ser analisado sob a perspectiva do macrobem (indivisível e insuscetível de apropriação), bem como a do microbem, quando o recurso ambiental puder ser fracionado e suscetível de apropriação segundo regras próprias de direito. Seu uso e fruição e consequentemente o dano ambiental e sua necessidade de reparação ultrapassam a barreira do individual e atingem os interesses difusos ou transindividuais.

 Todo e qualquer elemento constituinte da estrutura de um ecossistema. Sob nenhuma hipótese devem ser entendidos como se fossem componentes mecânicos de um ecossistema, ou uma unidade básica de suas estruturas, ou mesmo uma unidade de sobrevivência.

Indicadores Ambientais: permitem a aferição das oscilações de comportamento e/ou de funcionalidade do fator, tornando-se o elemento mais adequado para analise qualitativa e quantitativa das variações da qualidade ambiental de um ecossistema. Um indicador ambiental pode ser entendido como a representação de um conjunto de dados, informações e conhecimentos acerca de determinado fenômeno urbano/ambiental capaz de expressar e comunicar, de maneira simples e objetiva, as características essenciais (como ocorrência, magnitude e evolução, entre outros aspectos) e o significado desse fenômeno aos tomadores de decisão e à sociedade em geral. Os indicadores cumprem o objetivo social de melhorar a comunicação entre os decisores políticos e a sociedade na discussão de temas complexos sobre os quais há necessidade de um consenso social acerca da estratégia de sua abordagem, como a política ambiental.

Meio ambiental: Para se ter uma divisão de possíveis composições para um mesmo espaço ambiental, uma subdivisão ampla e reconhecidamente utilizada é o seguinte: meio físico; meio biótico; meio antrópico. Os principais constituintes do meio físico são as rochas, solos, águas superficiais e subterrâneas, geomorfologia e climas. No meio biológico, os constituintes são a flora e a fauna. E no meio antrópico ou sócio econômico são todas as atividades do homem, nos setores primário, secundário, terciário e até quaternário, conforme os autores mais modernos.

Representação funcional do ambiente:

 Nível 1: Coleções de fatores ambientais (representado pelas coleções de fatores ambientais, realiza-se por intermédio de duas capacidades intrínsecas que se complementam)

 Nível 2: Coleções de relações ambientais

 Nível 3: Coleções de ciclos ecológicos

 Nível 4: Coleção de ecossistemas.

Representação estrutural do ambiente:

Nível 1: Fatores ambientais

Nível 2: Compartimentos ambientais

Nível 3: Meios ambientais

Nível 4: Ambiente

Ciclo ecológico: Consiste nos sistemas dinâmicos e naturalmente integrados, “homeostáticos”, de relações físicas, químicas, biológicas, econômicas, tecnológicas, culturais, políticas e etc. Ciclo ecológico representa um conjunto de ocorrências realizadas em um intervalo de tempo, determinado por fatos ecológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com