TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 6 - Planejamento Do Projeto 2

Trabalho Escolar: Unidade 6 - Planejamento Do Projeto 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Elaboração e Análise de Projetos

Curso: Tecnologia e Segurança no Transito

Professor: Regina Panceri

Nome do estudante:

Data: 23/02/2015

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (2,0 pontos)

Leia com atenção o texto abaixo:

O crescimento explosivo da cidade de Mares do Sul e a forte migração de habitantes de outras localidades vêem contribuindo para a perda de identidade cultural do município. Trata-se de um município com aspectos turísticos, culturais e folclóricos diversificado e acentuado, o que oportuniza investir na preservação da identidade, na valorização da cultura. O gestor municipal demonstra preocupação com a necessidade de preservação, resgate, recuperação e organização da cultura popular, bem como com a vocação turística da cidade e pretende associar estes dois aspectos: cultura e turismo, possibilitando que a cidade receba mais turistas e a difusão das expressões culturais.

Para tanto há necessidade de um projeto e para sua elaboração torna-se importante definir o que se quer para a cidade e a compreensão do ciclo de um projeto permite que se tenha uma ideia sobre o que se pretende desenvolver. A partir do que você estudou defina o tipo de projeto que você proproria e o desenvolvimento em cada fase do ciclo de vida de um projeto.

Questão 2 (2,0 pontos)

Utilizando-se da internet, faça uma pesquisa e aponte 10 características, habilidades, competências que um gestor de projetos precisa ter. Das 10 apresentadas, escolha 5 e discorra sobre elas. Por que as 5 escolhidas são representativas para você?

As características são entre outras: Comunicação eficaz, influencia na organização, liderança, motivação, Negociação e gerenciamento de conflitos, Resolução de conflitos, Ético, Desembaraçado, Negociador e Organizado

Negociação e gerenciamento de conflitos: o gestor atua de forma ativa nas principais fontes de conflito de um projeto (cronograma, prioridades, recursos e opiniões técnicas), de forma a resolvê-las.

Motivação: é um profissional auto-motivado (pró-ativo) e que motiva os demais integrantes da equipe, valorizando as qualidades individuais e apontando as melhorias necessárias.

Influência na organização: como integrador, a principal função do gestor de projetos é integrar todos os pedaços de um projeto em uma unidade coesa; é essencial que ele tenha influência na organização para exercer esse papel de integrador.

Desembaraçado: O bom GP é pró-ativo e toma iniciativas por conta própria. Pessoas tímidas podem ter dificuldade em abordar uma pessoa que esteja com desempenho fraco para cobrar resultados. O GP não pode ter este tipo de auto-bloqueio, mas também não precisa ser o cara mais popular, como o "rei da festa". Ele precisa ter iniciativa para agir a partir dos dados de desempenho coletados e sem o receio de ser mal recebido pelos demais interessados do projeto.

Negociador: não ser um “tirano” ou um “fraco”. Mas o que é negociar? O que você pensa quando está negociando? Negociar é trocar algo de valor para mim por algo de valor para você. Numa negociação, a percepção de valor é fundamental: o que é escasso para mim pode não ser para você. Também é importante que o líder tenha como meta sempre o “ganha-ganha”, em que os dois lados ganham. Na próxima negociação, ao invés de pechinchar tente extrair mais do outro lado pelo mesmo valor, para ele o serviço adicional que ele lhe prestará pode custar menos do que o valor que você iria pedir de abatimento eambos saem satisfeitos. A alternativa é "eu ganhar em cima de você", que traz ressentimentos e

baixa produtividade.

Organizado: sabe onde está cada informação quando precisa dela. A organização permite identificar rapidamente onde estão os dados necessários para a tomada de decisão. Os mecanismos de busca textual tornam certos procedimento catalográficos menos importantes do que já foram. Uma dica é usar os serviços de hospedagem de documentos online para ter acesso aos dados necessários relevantes a qualquer hora e de qualquer lugar.

Lembre-se de mencionar a fonte de pesquisa, autor, ano, conforme normas da ABNT.

http://www.gestaodeprojeto.info/

http://www.inovagp.com/2011/11/caracteristicas-de-um-bom-gestor-de-projetos

Questão 3 (2,0 pontos)

Leia com atenção o texto abaixo:

Em entrevista à Microsoft (Construindo resultados com o gerenciamento de projetos) publicada na revista Mundo PM, Ricardo Vargas faz um estudo interessante sobre a gerência de projetos e defende que ao falarmos de gerenciamento de projetos devemos observar que ele não nasceu ontem, precisamos saber que há 30, 40 anos atrás já se estudava e normalizava seus padrões, conceitos e boas práticas. Para Vargas, as palavras de “ordem” de um gerenciamento de projeto são:

GERENCIAMENTO DE ESCOPO: Chama-se de escopo uma descrição daquilo que vai ser feito. Em gerenciamento de projetos isso tanto se aplica ao produto que será produzido quanto ao processo de gerenciamento do projeto. O texto do escopo surge durante a fase de inicialização conceituação do projeto e é aperfeiçoado na fase de

planejamento.

GERENCIAMENTO DE RISCO: quando ela for conhecida, ou pudermos estimá-la

com uma confiabilidade aceitável, podemos dizer que estamos frente a um risco do projeto.

COMUNICAÇÃO E RECURSOS HUMANOS (aspectos humanos):quando ela for conhecida, ou pudermos estimá-la com uma confiabilidade aceitável,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com