TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar Portifolio Individual 4semestre

Ensaios: Unopar Portifolio Individual 4semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  2.816 Palavras (12 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Produção Textual - Individual

Brasília

2014

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

Produção Textual - Individual

Disciplinas:

Desenvolvimento Orientado a Objetos; Redes de computadores; Modelagem Orientada a Objetos

Professores:

Marcio Roberto Chiaveli; Paulo K. Nishitani; Polyanna P. G. Fabris

Semestre:

4o

Brasília

2014

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

Sumário

Sumário 3

1. Introdução 4

2. Objetivos 5

3. Banco de Dados Orientado a Objetos 6

4. Banco de Dados Relacional 8

5. MOO para DB Relacionais 10

6. ORM 12

7. Conclusão 14

11. Refêrencias 15

Brasília

2014

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

1. Introdução

O desenvolvimento dos Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Orientado a Objetos (SGBDOO) teve origem na combinação de idéias dos modelos de dados tradicionais e de linguagens de programação orientada a objetos. No SGBDOO, a noção de objeto é usada no nível lógico e possui características não encontradas nas linguagens de programação tradicionais, como operadores de manipulação de estruturas, gerenciamento de armazenamento, tratamento de integridade e persistência dos dados.

Brasília

2014

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

2. Objetivos

Os modelos de dados orientados a objetos têm um papel importante nos SGBDs porque, em primeiro lugar, são mais adequados para o tratamento de objetos complexos (textos, gráficos, imagens) e dinâmicos (programas, simulações). Depois, por possuírem maior naturalidade conceitual e, finalmente, por estarem em consonância com fortes tendências em linguagens de programação e engenharia de software. O casamento entre as linguagens de programação e banco de dados é um dos problemas que estão sendo tratados de forma mais adequada no contexto de orientação a objetos.

Brasília

2014

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

3. Banco de Dados Orientado a Objetos

No Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Orientado a Objetos (SGBDOO), a noção de objeto é usada no nível lógico e possui características não encontradas nas linguagens de programação tradicionais, como operadores de manipulação de estruturas, gerenciamento de armazenamento, tratamento de integridade e persistência dos dados.

Os modelos de dados orientados a objetos tem um papel importante nos SGBDs porque são mais adequados para o tratamento de objetos complexos (textos, gráficos, imagens) e dinâmicos (programas, simulações), por possuírem maior naturalidade conceitual e, finalmente, por estarem em harmonia com fortes tendências em linguagens de programação e engenharia de software. A junção entre as linguagens de programação e banco de dados é um dos problemas que estão sendo tratados de forma mais adequada no contexto de orientação a objetos.

No modelo de dados orientado a objetos (MDOO), toda e qualquer entidade do mundo real é representada por um modelo conceitual o objeto. Um objeto sempre estará associado a um estado e um comportamento. O estado de um objeto é definido por um valor e suas propriedades, os atributos. Propriedades podem ter valores primitivos, como strings ou inteiros, como também valores não primitivos. Um objeto não primitivo consiste em um conjunto de propriedades. Consequentemente, objetos podem ser recursivamente definidos sob a forma de outros objetos. O comportamento de um objeto é especificado por métodos que operam sobre o estado do objeto. Cada objeto é unicamente identificado por um sistema identificador determinante (SID). Objetos com as mesmas propriedades e comportamento são agrupados em classes.

Um objeto pode ser uma instância de somente uma única classe ou de várias classes. Classes são organizadas hierarquicamente. Um subclasse herda propriedades e métodos de uma superclasse, além do que, uma subclasse pode possuir propriedades e métodos específicos. Em alguns sistemas de BDOO, classes podem ter mais de uma super classe, configurando o que chamamos de herança múltipla, enquanto que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com