TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIABILIDADE DAS SALAS PARA ESTUDO NA BIBLIOTECA-UFCG ATRAVÉS DE SEUS NÍVEIS DE RUÍDO

Por:   •  17/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

VIABILIDADE DAS SALAS PARA ESTUDO NA BIBLIOTECA-UFCG ATRAVÉS DE SEUS NÍVEIS DE RUÍDO

              GIBRAN OLIVEIRA DE MEDEIROS

Graduação Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande- PB, Rua       Dep. Norberto Leal,  n980, ap. 503, Alto branco, gibranmedeiros@gmail.com

RESUMO

Recentemente a Universidade Federal de Campina Grande disponibilizou nova área de estudo individual, removendo as mesas da parte superior da Biblioteca que ficavam localizadas entre estantes de livro e o guichê de atendimento, visando uma melhoria dos serviços prestados.

Utilizando um decibilimetro ICEL DL-1000 para realizar as medições de ruídos durante 3 minutos corridos para cada um dos trajetos, aferindo ao final de cada marcação o máximo e mínimo de ruído para cada um dos três locais de convivência que antes eram também parte do ambiente de estudo para constatar através dos níveis de ruído que a sala de estudo tem a sua viabilidade para funcionar.

PALAVRAS-CHAVE: Ruído, Concentração, Decibéis.  

FEASIBILITY STUDY OF THE HALLS IN LIBRARY-UFCG THROUGH YOUR NOISE LEVELS

ABSTRACT

Recently the Federal University of Campina Grande released new individual study area, removing the tables Library from the top that were located between shelves of book and counter service, aiming to improve services.

Using a ICEL DL-1000 decibilimetro to perform measurements of noise for 3 minutes run for each of the paths, checking the end of each marking the maximum and minimum noise for each of the three living sites that were also part of the environment study to observe through the noise levels that the study room has its viability to function.

KEYWORDS: Noise, Concentration, Decibels.

INTRODUÇÃO

A poluição sonora é invisível, apesar disso, para a Organização Mundial da Saúde (OMS) ela é um visível problema de saúde publica. Quando este tipo de poluição ocorre ele altera as condições da audição que passa a não funcionar em normalidade, prejudicando o homem em muitos aspectos.

Este tipo de poluição como todos os outros está em Ascenção e conforme a população cresce, ela também vai crescendo. Tecnologias novas ainda tem muita liberdade para se adequar ou não as normas que regularizam o silencio e assim seguimos.

 Segundo a OMS, ao contrario do que se pensava anteriormente, já começa a fazer mal a partir de 50db de exposição diária e não precisamente de ruídos muito fortes mas também a quantidade de exposição a eles. Podendo acarretar doenças como: Depressão, Stress, Insônia entre outras.

Dentre as coisas que mais podem afetar o raciocínio humano está o barulho. Um simples ruído em sala de aula provocado por um ar-condicionado pode prejudicar toda uma linha de raciocínio já preestabelecida, fazendo com que os esforços para assimilação de um determinado conteúdo sejam duplicados.

Recentemente a Universidade Federal de Campina Grande disponibilizou nova área de estudo individual, removendo as mesas da parte superior da Biblioteca que ficavam localizadas entre estantes de livro e o guichê de atendimento, visando uma melhoria dos serviços prestados.

Este trabalho consiste em avaliar, se a modificação foi vantajosa também para os estudantes que faziam uso dessas mesas.

OBJETIVO GERAL

Constatar através da medição dos níveis de ruído da sala de estudo a sua viabilidade para com os estudos

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Medir decibéis nas estantes

Medir decibéis nos guichês

Medir decibéis na sala de estudo

Observar movimentação de funcionários e alunos na biblioteca

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi realizado no dia 19 de agosto de 2016, de 10h30min as 11h00min na biblioteca da Universidade Federal de Campina Grande LAT 7º12’52,3” LONG 35 º54’30,5” numa altitude de 467 metros do nível do mar.

Foi utilizado um decibilimetro ICEL DL-1000 para realizar as medições de ruídos durante 3 minutos corridos para cada um dos trajetos, aferindo ao final de cada marcação o máximo e mínimo de ruído para cada um dos três locais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (177.8 Kb)   docx (175 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com