TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valoração do custo de deslocamento no trânsito e da perda de bem estar do cidadão na Região Leste de Belo Horizonte

Por:   •  14/5/2017  •  Dissertação  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

Valoração do custo de deslocamento no trânsito e da perda de bem estar do cidadão na Região Leste de

Belo Horizonte

Belo Horizonte,

Maio de 2017

Valoração do custo de deslocamento no trânsito e da perda de bem estar do cidadão na Região Leste de

Belo Horizonte

Belo Horizonte,

Maio de 2017

Introdução

Diariamente no trânsito das grandes cidades brasileiras milhares de pessoas perdem tempo, qualidade de vida e dinheiro por causa dos congestionamentos. O número cada vez maior de carros nas ruas e a falta de planejamento de trânsito são os maiores responsáveis por esse cenário. Em Belo Horizonte a situação não é diferente das demais capitais brasileiras e o trânsito tem se tornado um grande vilão na vida cotidiana dos belo-horizontinos. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a frota de carros na capital mineira cresceu 98% em 10 anos. Em março de 2006 a frota de veículos era de 866.304 unidades, já em março de 2016 esse número saltou para 1.714.947 unidades.

 

Diversos são os problemas relacionados aos congestionamentos no trânsito das grandes cidades como, por exemplo, poluição atmosférica, poluição sonora, estresse, dentre outros. Os engarrafamentos impactam o meio ambiente, prejudicam a saúde da população, geram custos financeiros extras e atrapalham o crescimento do país. Esses problemas geram custos sociais à população, em especial aos moradores que residem em locais distantes de onde trabalham e em cidades que apresentam dificuldades de mobilidade urbana.

 

Todos os dias trabalhadores perdem parte de seu dia no trânsito, aumentando o tempo de deslocamento casa-trabalho-casa e deixando de exercer alguma atividade produtiva, ficando mais expostos aos problemas gerados pelo trânsito, além de reduzir o tempo dedicado a família e ao lazer.

 

Tendo em vista os problemas gerados pelo trânsito no cotidiano da cidade e de seus cidadãos, este projeto visa avaliar se o tempo adicional de deslocamento no trânsito afeta o bem estar do morador da Região Leste de Belo Horizonte, além de valorar o custo social desse tempo de deslocamento casa-trabalho-casa utilizando a técnica de valoração “Produtividade Marginal ou Produção Sacrificada”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com