TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens e desvantagens do concreto

Por:   •  3/4/2021  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

 Vantagens e desvantagens do concreto.

  Em relação a outros materiais utilizados na construção civil, percebo que o concreto tem uma principal vantagem, que é o de ser amplamente conhecimento há muito tempo, portanto as pessoas têm esse material com a primeira e talvez única opção quando se pensa em construção, tornando até certo comodismo em usar um material já consolidado ao invés de buscar outras opções de que se adequam e possuem outros benefícios, principalmente para o conforto e qualidade de vida. Outras observações que considero vantajosas são:

    Manuseio Flexível: ele é moldável, permite grande variabilidade de formas e em projetos arquitetônicos.

   Versátil : a versatilidade do concreto é muito vantajosa pelo fato de poder ser usado em diversas etapas da construção, como estrutura, laje,  fundação e piso.

     Resistente : tem uma característica que se utilizado corretamente, apresenta bom comportamento de resistência à fatores ambientais por exemplo.

  Baixo custo: geralmente os materiais usados na mistura do concreto, como, água e agregados,possuem um baixo custo, assim como a mão de obra, pois em geral, a produção de concreto convencional não exige profissionais com elevado nível de qualificação.

  Quantidade: o concreto pode ser feito em pequenas quantidades e conforme a necessidade da obra, sendo assim, é possível evitar desperdícios.

 Para conseguir todos os benefícios e vantagens, é necessário que a concreto seja manuseado e aplicado nos métodos corretamente para não ocorrer rachaduras, vazamentos, etc. Algumas desvantagens que identifiquei são:

 Geração de entulho: estruturas mal planejadas geram um excesso de material, acumulando entulhos, deixando a obra sobrecarregada de materiais inúteis e ainda custo extras com o aluguel de caçambas para alocar resíduos e lixos da construção.

  A resistência à tração do concreto não é eficiente, pois diante de um impacto de força superior, ele se quebra, a não ser que seja do tipo concreto armado, que tem maior resistência de deformação. Porém quando produzido manualmente no local da obra, essa resistência pode ser mais afetada devido a erros durante os processos de mistura e cura.

  O concreto, sendo armado, pré moldado ou em outros moldes utiliza de formas, que precisam ser de madeira ou metálicas, por exemplo, pilar estrutural, que acaba encarecendo o projeto. O concreto usinado, economiza no tempo de mistura e tem as medidas calculadas para a textura ideal, mas necessita de empresa especializada, o que também gera custo.

   Tempo de execução maior do que outros sistemas construtivos, devido ao tempo de cura e aplicação manual.

    A demolição de uma estrutura em concreto é de difícil execução, se torna inviável devido ao custo e sem nenhum aproveitamemto de materiais para reciclagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (28.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com