TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Válvula de segurança ou alívio

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 8

Conteúdo

1.        Introdução        

2.        Revisão        

2.1        Função        

2.1.1        Válvula de Segurança        

2.1.2        Válvula de Alívio        

2.1.3        Válvula de Segurança e Alívio        

2.2        Construção        

2.3        Material para construção        

2.4        Tipo de serviço        

2.5        Aplicação na indústria de alimentos        

3.        Conclusão        

4.        Referências Bibliográficas        

  1. INTRODUÇÃO

A válvula é um acessório no qual não percebemos o seu funcionamento, devido a isso não são valorizadas. Mas não podemos ignorá-las, pois sem os sistemas modernos de válvulas, não haveria água pura e fresca em abundância nos grandes centros, o refino e distribuição de produtos petrolíferos seriam muito lentos e não existiria aquecimento automático nas casas. Devido a isto, são de grande importância na construção de uma tubulação, portanto, devem ser escolhidas, especificadas e a sua localização verificada com o maior cuidado (MORIMOTO, 2005).

Por definição, uma válvula é um acessório destinado a bloquear, restabelecer, controlar ou interromper o fluxo de uma tubulação. Em qualquer instalação deve haver sempre o menor número possível de válvulas compatível com o funcionamento da mesma, porque as válvulas são peças caras, onde sempre há possibilidade de vazamentos (em juntas, gaxetas etc.) e que introduzem perdas de carga, às vezes de grande valor. As válvulas representam, em média, cerca de 8% do custo total de uma instalação de processamento. As válvulas de hoje podem, além de controlar o fluxo, controlar o nível, o volume, a pressão, a temperatura e a direção dos líquidos e gases nas tubulações. Essas válvulas, por meio da automação, podem ligar e desligar, regular, modular ou isolar. Seu diâmetro pode variar de menos de uma polegada até maiores que 72”. Podem ser fabricadas em linhas de produção, em bronze fundido, muito simples e disponível em qualquer loja de ferramentas ou até ser o produto de um projeto de precisão, com um sistema de controle altamente sofisticado, fabricada de uma liga exótica de metal para serviço em um reator nuclear. As válvulas podem controlar fluidos de todos os tipos, do gás mais fino a produtos químicos altamente corrosivos, vapores superaquecidos, abrasivos, gases tóxicos e materiais radioativos. Podem suportar temperaturas criogênicas à de moldagem de metais, e pressões desde altos vácuos até pressões altíssimas (ZATTONI, 2005).

As válvulas de segurança e/ou alívio são utilizadas para a proteção pessoal e segurança de linhas e equipamentos. É de auto operação, usa a energia do próprio fluido para a sua operação, abertura ou fechamento. São usadas na proteção de tubulações e equipamentos contra sobre pressão e, consequentemente na proteção das vidas humanas (ZATTONI, 2005).

  1. REVISÃO
  1.  Função
  1. Válvula de Segurança

[pic 1][pic 2]Trata-se de um dispositivo automático para o alívio de pressão, que funciona a partir da pressão estática que entra no obturador e caracteriza-se pela abertura instantânea e isso ocorre quando o fluido é compressível (vapor ou gás). São projetadas para proteger os componentes da contra pressão excessiva e atender os rígidos requisitos de qualidade e segurança para as instalações (ZATTONI, 2005).

Figura 1: Denominação dos componentes da válvula de segurança.

Fonte: (GENEROSO, ?)

  1. Válvula de Alívio

Dispositivo automático de alívio de pressão, atuada pela pressão estática na entrada do obturador e caracterizada pela abertura lenta à medida que a pressão aumenta acima da pressão de ajuste, o que ocorre com o trabalho com líquidos (ZATTONI, 2005).

[pic 3]

Figura 2: Foto de uma válvula de alívio.

  1. Válvula de Segurança e Alívio

A válvula de segurança e alívio são dispositivos automáticos de alivio de pressão, acionadas pela pressão estática na entrada ocorrendo à abertura instantânea da válvula. Trabalha tanto com líquidos quanto com gases, são utilizadas para proteger equipamentos e instalações industriais contra sobre pressão de ar, água, vapor, gases, fluidos viscosos e produtos químicos em geral (ASCA, 2012).

[pic 4]

Figura 3: Identificação das partes de uma válvula de segurança e alívio.

Fonte: (ZATTONI, 2005).

  1. Construção

Estas válvulas devem ser instaladas diretamente ligadas aos pontos a serem protegidos, entre a tubulação e a entrada da válvula de segurança/ alívio não pode haver nada que possa impedir o fluxo, não pode haver uma válvula de bloqueio para manutenção e nem mesmo uma figura oito, a passagem deve estar completamente livre. O tubo de saída da válvula deve descarregar em um local livre e seguro. Para ar comprimido, gases inertes e vapor a arear de descarga pode ser a atmosfera, no ponto mais alto da edificação, devido à segurança. Já para os líquidos a descarga pode ser feita no próprio tanque do fluido ou para tanques destinados para este fim (MATHIAS, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (417.8 Kb)   docx (769.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com