TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Água em Gestão Ambiental

Por:   •  1/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 6

             UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1]

             CENTRO DE TECNOLOGIA

             CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E MATERAIS

             DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL

             PERIODO: 2018.2

             PROFESSOR: PATRICIO DA SILVA LIMA

POLUIÇÃO DO AR E POLUIÇÃO DO SOLO

 

Guilherme Carvalho

Jefferson Brenno

Ycaro Breno

TERESINA, PI

NOVEMBRO, 2018.

INTRODUÇÃO:

    O ar é um conjunto de gases que compõe a atmosfera terrestre, tudo aquilo que nos circunda no nosso dia a dia e que também respiramos, participando de diversas reações químicas e físicas do meio ambiente e dos organismos. O ar atmosférico é formado por uma mistura de vários compostos químicos, principalmente por nitrogênio (N2), oxigênio (O2) e em menores quantidades, por: gás carbônico (CO2), gás metano (CH4), oxido nitroso (N2O), vapor d’agua e uma pequena parcela de gases nobres, além de impurezas e micróbios.

    A poluição do ar é causada pela a introdução de quaisquer substancias, de acordo com a concentração, chegando a tornar nociva para a saúde dos seres vivos e também do meio ambiente. Chamada também de poluição atmosférica, refere-se à contaminação por gases, líquidos e partículas em suspenção, material biológico e até mesmo energia. O conjunto dessas substancias proporcionam a poluição da atmosférica, acarretando diversas consequências negativas para os seres vivos e também do meio ambiente diretamente e indiretamente.

    solo é mais do que simplesmente a camada superficial da Terra, é definido como o substrato terrestre que contém matérias orgânicas e é capaz de sustentar plantas e vegetais sobre si em um ambiente aberto, sendo resultante do intemperismo e da decomposição das rochas ao longo de séculos. É o material orgânico ou mineral não consolidado na porção superior da crosta terrestre que serve de base para todas as atividades socioespaciais e naturais dos seres humanos e do próprio ambiente.

    Dessa forma, a sua poluição também chamada de contaminação do solo, é causada pela introdução de químicos ou alteração do ambiente do solo pela ação do homem, sendo assim, responsável, diretamente e indiretamente pela alteração da vida nos ecossistemas por ser o meio na qual diversas substancias entram em contato e também são advindas.

DESENVOLVIMENTO:

Poluição do ar

         Causas da poluição do ar: As fontes de poluição do ar são separadas em duas categorias, dependendo da origem do poluente.

  • Fontes naturais:  Poeira de fontes naturais, como as de áreas desérticas (chuvas de areia); metano emitido no processo de digestão dos animais (pastagem). Causada pelo grande numero de animais criados para a alimentação, como o gado, responsável pela grande parte do metano liberado no meio ambiente; fumaça de monóxido de carbono emitido pelas queimadas; Atividade vulcânica, que também emite dioxido de carbono na natureza, dióxido de enxofre e cinzas; Atividade microbiológica nos oceanos, liberando gases sulfurosos; Decaimento radioativo dos minerais; Decomposição da matéria orgânica; Emissão por plantas de compostos orgânicos voláteis (COVS).

  • Fontes antropogênicas (causadas pelo homem): Fábricas, usinas de energia, incineradores, fornalhas e outras fontes estacionárias. Locais que utilizam a queima de combustíveis fósseis ou de biomassa, como madeira; Veículos automotores (carros, motos, caminhões e aviões). O transporte contribui com cerca de metade das emissões de monóxido de carbono e óxido de nitrogênio na atmosfera; Queimadas controladas na agricultura e no gerenciamento de florestas; Aerossóis, tinta, sprays de cabelo e outros solventes a base de gases; Decomposição dos resíduos orgânicos, que libera metano como produto; Emissão de amônia pelo uso de fertilizantes; Atividade mineradora.

    Tipos de poluição da água: é divido em duas vertentes, poluentes primários e poluentes secundários. Os primários são aqueles lançados diretamente na atmosfera, advindas de fontes antrópicas e naturais. Os secundários são os produtos de reações químicas e fotoquímicas que ocorrem na atmosfera envolvendo os primários.

  • Monóxido de Carbono (CO): gás incolor, inodoro e também nocivo. É resultado da queima não completa do combustível. Causa interferência no transporte do oxigênio no nosso corpo na respiração, acarretando asfixia.

  • Dióxido de Carbono (CO2): mesmo sendo utilizado no processo de fotossíntese pelas plantas, o seu excesso é prejudicial. Produzido pelo processo de decomposição e queima de combustíveis fosseis, é conhecido por ser um dos vetores do efeito estufa. Isso ocorre pelo fato dele absorver para da radiação emitida, retendo calor, resultando no aumento da temperatura.
  • Clofluorocarbonetos (CFCs): costumavam ser emitidos por produtos de sprays e ar-condicionado, quando em contato com outros gases, os CFCs causam danos na camada de ozônio, sendo grandes responsáveis pelo buraco, permitindo que os raios ultravioletas alcancem a superfície da Terra, causando problemas como por exemplo câncer de pele.
  • Óxidos de enxofre: o mais nocivo é o dióxido (SO2), que é produzido por industrias e atividades vulcânicas, na atmosfera, ao entrar em contato com a água, forma o ácido sulfuroso, proporcionando a chuva ácida.
  • Óxidos de Nitrogênio (NOx): em particular o seu dióxido, são altamente reativos, formados durante a combustão pela ação microbiológica ou por raios. Na atmosfera, reage com compostos orgânicos voláteis e monóxido de carbono, produzindo o ozônio troposférico, ajudando a formação da chuva ácida.

     Efeitos da poluição do ar na sociedade: irritação na garganta, nariz e olhos; dificuldade de respiração; tosse; desenvolvimento de problemas respiratórios; agravamento de problemas cardíacos; diminuição da capacidade pulmonar; desenvolvimento de diversos tipos de câncer; danos ao sistema imunológico; danos ao sistema reprodutor; mudança de rotina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (50.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com