TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Áreas de atuação

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.287 Palavras (14 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DE UBERABA

BRUNO DE OLIVEIRA CUNHA

GUILHERME SILVA CASTRO

JONAS ANDRADE FRAGA

MARIA KALUANNA DE PONTES SOUSA

OSMAR JUNIOR DIAS GUIMARÃES

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA ENGENHARIA: CIVIL E ELÉTRICA

UBERABA - MG

2015

UNIVERSIDADE DE UBERABA

BRUNO DE OLIVEIRA CUNHA

GUILHERME SILVA CASTRO

JONAS ANDRADE FRAGA

MARIA KALUANNA DE PONTES SOUSA

OSMAR JUNIOR DIAS GUIMARÃES

        

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA ENGENHARIA: CIVIL E ELÉTRICA

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte de exigências à conclusão da disciplina de introdução à Engenharia do primeiro semestre.

UBERABA-MG

2015

Resumo

Neste trabalho analisamos as áreas de atuação das engenharias civil e elétrica abordando alguns campos específicos de cada uma delas, apontado a situação no mercado de hoje e num mercado futuro sempre baseado em pesquisas. Com isso foi proposto também informar a importância da engenharia para o mundo, analisar situações que promovem o trabalho em conjunto das engenharias citadas no meio profissional, comentar sobre as regiões com mais necessidade de engenheiros, uma média em relação à remuneração salarial nacional no ramo das engenharias elétrica e civil, especificar quais áreas de atuação estão com mais demanda deste tipo de profissional, foram citados também alguns conhecimentos cruciais e sustentáveis na engenharia e teve com intuito também com favorecer o desenvolvimento de estudos e pesquisas, no meio acadêmico. Este trabalho teve como bases referenciais alguns livros, abordando conhecimentos teóricos implementados na pratica de atividades, usamos também sites de empresas e jornais, para que com os mesmos pudéssemos enriquecer o conteúdo informativo do assunto abordado em questão, dando ênfase em apenas informar e atentar ao leitor sobre as notícias decorrentes sobre as engenharias aqui abordadas. Contudo levantamos perguntas mais frequentes ao meio acadêmico sobre o assunto tratado e às solucionamos de forma clara, para que o leitor adquira o máximo de conhecimento uma vez que tenha como leitura este trabalho. Assim esperamos ter alcançado as expectativas almejadas pelos leitores e reitores de curso, afim de por meio deste levar novas informações aos mesmos.

Palavras – chave: Área de atuação. Demanda. Trabalho em conjunto. Remuneração. Mercado de trabalho.

Introdução

Uma vez a busca de mudança não só no setor industrial como comercial à necessidade do maior número de engenheiros no país, para impulsionar o trabalho nas estatais, mas direcionando a sociedade ao incremento de maior sofisticação, a busca de informação ao estudo da engenharia não é totalmente definida podendo ser mudada a todo instante. Em busca de aperfeiçoar mais ao assunto, este trabalho tem como a finalidade apresentar ás áreas de atuação do Engenheiro.

        O trabalho detalha a análise do Engenheiro Eletricista tendo grande papel no setor industrial aperfeiçoando máquinas e programas a acelerar os processos a diminuir custos a obter maior eficiência. O Engenheiro Civil responsável por projetar, planejar e executar obras de infraestrutura com estudo detalhado da área a ser construída. A tecnologia veem sendo uma ferramenta importante a um desenvolvimento de um projeto sendo necessário um paradigma junto ao Engenheiro Eletricista e Civil trabalhando em equipe desde o começo até o término da obra.

Às diversas mudanças que vem ocorrendo é um fator promissor á melhorias, sendo necessário maior investimento no setor da Engenharia com intuito de sofisticação nas obras e planejamento de instalações mais aperfeiçoadas e menor custo possível.

Objetivo

Este trabalho tem como objetivo analisar as áreas de atuação das engenharias, com foco na engenharia civil, engenharia elétrica.

Apresentando assim ás específicos de cada Engenharia, analisando a situação no mercado de hoje e num mercado futuro baseado em pesquisas. Além disso, o trabalho propõe:

  • Informar a importância de cada Engenharia.
  • Analisar situações que promovem o trabalho em conjunto das engenharias no meio profissional.
  • Analisar as regiões com maior necessidade de engenheiros
  • Média de salário das Engenharias abordadas
  • Identificar quais áreas de atuação estão com mais demanda de profissionais.
  • Identificar conhecimentos sustentáveis na engenharia
  • Empreendimentos da Engenharia
  • Favorecer o desenvolvimento de estudo e pesquisa, no meio acadêmico

Justificativa

A importância de apresentar com detalhes cada engenharia e suas áreas de atuação, ajuda a ter um esclarecimento amplo sobre a profissão que cada um deseja seguir, mostrando assim diversos detalhes que às vezes passam despercebidos em apresentações sobre a profissão ou em uma indicação de um profissional para os alunos, pois nem todos trabalham na mesma área que estão cursando na universidade, por isso, conhecer os diversos campos de atuação das engenharias auxilia na definição  em qual o profissional mais se identifica, e consequentemente  possibilitará maior dedicação nessa determinada área. Além disso, fornecer dados referentes a remuneração salarial e demanda no mercado de trabalho poderá ser importante na hora de se especializar.

Por outro lado, para aqueles que estão trabalhando na mesma área do curso, o caminho para a escolha da especialização se torna mais fácil, pois convivem com situações diversas dentro do ambiente de trabalho que pretendem seguir.

Desenvolvimento

Engenharia Na Atualidade

A grande demanda de engenheiros no Brasil, vem sendo de fato a necessidade nos próximos anos, os diversos eventos realizados em torno do país, ás várias empresas em chegada, melhorando o mercado das demais engenharias, a engenharia elétrica usada a geração e transmissão para atender à necessidade das empresas e demais eventos instituídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (904.3 Kb)   docx (687 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com