TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual do Curso Consultoria em Gestão de Pessoas Efetivo

Por:   •  30/11/2018  •  Dissertação  •  8.153 Palavras (33 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1][pic 2]


[pic 3][pic 4]


[pic 5][pic 6]


Ementa

O que é consultoria. O papel do consultor. Evolução e tendências da consultoria. Tipos de consultoria empresarial. Modelos e processos de intervenção organizacional. Características do consultor empresarial. Perfil de competências e consultoria. Modelos de diagnóstico. Construção da relação consultor-cliente. Instrumentos e ferramentas de consultoria. Construção de relatórios. Consultoria interna de gestão de pessoas. Contratação da consultoria; Implementação de projetos: principais etapas da consultoria de RH.

Sumário

Prefácio        

05

O que é consultoria?

06

O papel do consultor

07

Evolução e tendências da consultoria

09

Tipos de consultoria empresarial

12

Modelos e processos de intervenção organizacional

15

Características do consultor empresarial

18

Perfil de competências e consultoria

18

Modelos de diagnóstico

20

Construção da relação consultor-cliente

22

Instrumentos e ferramentas de consultoria

23

Consultoria interna de gestão de pessoas

24

Contratação da consultoria

25

Implementação de projetos: principais etapas da consultoria de RH

26

Epílogo

30

Prefácio

Bem-vindos alunos e alunas do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas do Senac Minas, na disciplina Consultoria em Gestão de Pessoas.

Em uma época de acirrada competição, as mudanças se tornaram os maiores desafios à vantagem competitiva das empresas. O objetivo da Consultoria em Gestão de Pessoas é utilizar a capacidade e o conhecimento dos colaboradores colocando-os eficazmente em ação na busca de soluções satisfatórias e serviços inovadores. Investigar o impacto que indivíduos e grupos têm sobre o comportamento dentro do ambiente de trabalho e monitorar como são desenvolvidas as tarefas com o propósito de aplicar este conhecimento em prol da eficácia da organização assim alcançar a almejada meta de forma efetiva. A Consultoria em Gestão de Pessoas é um conjunto de práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas, incluindo o esclarecimento da importância especificamente do setor tático, como um braço estratégico da empresa, buscando o consenso sobre as atividades e responsabilidades dos seus integrantes. Enfim, a meta é buscar a mudança organizacional, implantando processo de humanização, comunicação e entendimento da importância e responsabilidade nos comportamentos dos seus integrantes nas relações gerenciais buscando atender suas expectativas, cuidando assim da imagem da empresa e a tão sonhada fidelização de clientes (externos e internos).  O caminho é desenvolver e explicitar os três tipos de habilidades para fazer um excelente trabalho, assim assumir tais responsabilidades com segurança e foco:

• Habilidades Técnicas: entender do negócio em que empresa opera e saber do que o outro está falando, buscando ser um especialista e também generalista, com uma visão geral de toda a organização e de todo o trabalho que ela realiza.

• Habilidades Interpessoais: transformar ideias em palavras, ouvir, dar apoio ou discordar de forma razoável, ter capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreendendo suas atitudes e motivações, sabendo interferir com eficiência.

• Habilidades Conceituais: compreender as complexidades e o ajustamento das pessoas dentro da empresa, procurando desenvolver conceitos e técnicas.

Além destes desafios, é responsabilidade do consultor, propor e organizar um conjunto de ações integradas que, como uma rede, tenham foco no alcance dos objetivos organizacionais. Esse esforço de administração da mudança requer visão estratégica, liderança efetiva, compreensão sistêmica, inovação contínua, aprendizagem coletiva, mudanças culturais e disposição individual. Requer, ainda, capacidade dos empresários e gestores para lidar com a incerteza, com a complexidade, com os paradoxos, as ambiguidades e para transformar as resistências em forças estimuladoras para sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.1 Kb)   pdf (542.3 Kb)   docx (300.9 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com