TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL ENTERDIPLINAR INDIVIDUAL, VISANDO A ELABORAÇÃO DE UM MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS DENTRO DA EMPRESA ELETROBRAS

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.028 Palavras (13 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

CRISTIANE DE OLIVEIRA RODRIGUES, EAD 01096954.

PRODUÇÃO TEXTUAL ENTERDIPLINAR INDIVIDUAL, VISANDO A ELABORAÇÃO DE UM MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS DENTRO DA EMPRESA ELETROBRÁS.

APURADO EM ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_________/_________/2015

TUCURUÍ – PARÁ

MAIO/2015

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

CRISTIANE DE OLIVEIRA RODRIGUES, EAD 01096954.

PRODUÇÃO TEXTUAL ENTERDIPLINAR INDIVIDUAL, VISANDO A ELABORAÇÃO DE UM MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS DENTRO DA EMPRESA ELETROBRÁS.

Trabalho apresentado tem como pré-requisito de avaliação parcial do rendimento das disciplinas de Responsabilidade Social e Ambiental I, Gestão de Pessoas II, do Curso de Bacharel em Administração 6° Semestre da Universidade Norte do Paraná - Unopar – Polo Tucuruí Pará, ministrada e orientada pelos Professores: Sérgio de Góes Barbosa, Ana Celi Pavão, Elisete Alice Zanpronio de Oliveira.

TUCURUÍ – PARÁ

MAIO/2015.

RESUMO

O tema responsabilidade social vêm ganhando cada vez mais espaço no cenário empresarial dada a importância de se entender que, para manter-se competitivo não basta somente oferecer bons produtos e/ou serviços, é necessário também ser socialmente responsável, através de uma gestão que garanta o crescimento dos negócios e de todos os envolvidos, seja público interno ou externo, reduzindo as desigualdades sociais e preservando os recursos naturais como forma de garantir que gerações futuras tenham acesso a esses recursos. Diante disso, este artigo tem como objetivo geral abordar o tema responsabilidade social, através de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, culminando num estudo exploratório das ações da Eletrobrás voltadas à gestão de pessoas. A análise documental permitiu identificar as ações através das quais a empresa busca alinhar a sua estratégia às necessidades de seus colaboradores de forma que estes possam desempenhar com qualidade e satisfação suas funções.

Palavras Chaves: Responsabilidade Social. Gestão de Pessoas. Políticas e Diretrizes de Gestão.

Introdução

Como e sabido a temática responsabilidade social está cada vez mais presente no cenário empresarial. A concorrência acirrada decorrente do processo de globalização da economia faz com que as empresas se reorganizem para enfrentar esse desafio revendo conceitos e práticas de gestão dando espaço a questão de práticas de responsabilidade social. As mudanças constantes no cenário econômico mundial decorrente do avanço tecnológico e da unificação dos mercados têm gerado uma enorme concorrência e muitas transformações na forma de gestão das organizações. Os gestores são pressionados a buscarem novas filosofias de gestão que aliem interesses da sociedade na qual estão inseridas, aliados aos interesses da própria empresa, principalmente de seus colaboradores.

Nesse sentido, a Responsabilidade Social Corporativa é um tema de grande importância na atualidade, tornando-se um padrão de comportamento organizacional, dada à necessidade cada vez maior de entender que, para a organização sobreviver no mercado cada vez mais competitivo é preciso perceber, que essa sobrevivência depende unicamente de seus colaboradores. De acordo com Chiavenato (1999), observa-se uma preocupação crescente das empresas em vincular sua imagem à noção de responsabilidade social. A nova postura da empresa cidadã baseada no resgate de princípios éticos e morais passou a ter natureza estratégica. Com o tema Responsabilidade Social Corporativa e Gestão de Pessoas: ações internas de uma grande empresa, esta pesquisa visa analisar as principais ações estratégicas na gestão de pessoas no ambiente organizacional. Diante disso, essa pesquisa buscar abordar as principais práticas de responsabilidade social no âmbito das organizações, através de uma pesquisa bibliográfica exploratória sobre o tema, visando mostrar as ações voltadas à gestão de pessoas. Buscando responder à seguinte questão: Quais as práticas de responsabilidade social as empresas estão utilizando na gestão de pessoas?

Portanto esse artigo é dividido em cinco partes, dentre as quais, a primeira faz-se uma introdução sobre o tema mostrando sua relevância na atualidade. Na segunda fala-se sobre as noções históricas da Responsabilidade Social Corporativa. A terceira parte descreve-se sobre Responsabilidade Social Empresarial e Gestão de Pessoas da Eletrobrás. Na quarta parte apresentam-se as considerações finais e referências.

A Responsabilidade Social Corporativa – Noções Históricas

De acordo com a Organização Internacional para Normalização - ISO 26000 de 2009 que define as diretrizes de responsabilidade social, o termo responsabilidade teria surgido há muito tempo, sendo oficialmente conhecido a partir do século XIX, decorrente da ação de organizações e governos. Tornou-se mais amplamente usado no início da década de 1970. A noção inicial da responsabilidade social era centrada em atividades filantrópicas, como doações a instituições beneficentes. A Responsabilidade social Corporativa é um fenômeno recente que passou a fazer parte da agenda empresarial a partir da década de 1980. Segundo Commodoro (2011) esse aparecimento tardio pode ser explicado por uma série de fenômenos históricos, que trouxeram para o setor privado responsabilidades sociais do setor público. No Brasil, apesar da forte presença do Estado, o mesmo mostra-se, na maioria das vezes, ineficiente em suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com