TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de Gestão de pessoas

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.126 Palavras (17 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 4

2.1.1 Missão 4

2.1.2 Visão 4

2.1.3 Valores 4

2.2 GESTÃO DE PESSOAS 5

2.2.1 Apresentação da Área de Gestão de Pessoas 5

2.2.2 Recrutamento 5

2.2.3 Seleção de Pessoas 5

2.2.3 Descrição de Cargos 5

2.2.4 Sistema de Remuneração e Benefícios Sociais 5

2.2.5 Treinamento e Desenvolvimento 5

2.2.6 Avaliação de Desempenho 5

2.2.7 Higiene e Segurança no Trabalho 6

2.2.8 Qualidade de Vida no Trabalho 6

2.3 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 6

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O trabalho apresenta de forma ampla o funcionamento da Cooperativa Lar, demonstrando um breve resumo de sua história, sua missão, visão e valores.

Expõe os aspectos mercadológicos da empresa, permite conhecer as estratégias administrativas de forma complexa, e também como a empresa se coloca a serviço da comunidade não somente local, mas também regional, através dos produtos que oferta de maneira diferente e igualmente satisfatória que seus principais concorrentes.

Devemos acrescentar que a Lar é uma empresa sólida no mercado e isso se deve não somente aos associados e sim a toda equipe de colaboradores que nela trabalham e que tornam a empresa um sucesso.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Fundada em 19 de março de 1964 em Missal – PR por um grupo de 55 agricultores descendentes de alemães, seguidores da religião católica. Inicialmente chamada de Comasil, Cooperativa Mista Agrícola Sipal Ltda, na direção da primeira presidência estava seu Pe. José Backes. Em 1970 houve um conflito no setor e para resolver o problema surgiu o projeto Iguaçú de Cooperativismo – PIC, que analisou a realidade dos municípios da área de atuação de 13 cooperativas.

O projeto concluiu que da maneira que estava não poderia ficar, ou mudava de endereço ou fechava, a melhor opção foi transferir para Medianeira. Com a estrutura melhor e com capacidade maior a indústria saltou de 126 sócios para 1.414 e neste mesmo ano a Comasil deixa de existir e surge a Cotrefal – Cooperativa Agropecuária Três Fronteiras Ltda. No período de 1975 a 1980 a Cooperativa passa por dificuldades financeiras graves, por motivos de frustrações de safras e instabilidade de preços. Após muitas resoluções surge a central Sudcoop, atual Frimesa, tendo a Cotrefal como uma das afiliadas, com os resultados positivos a Cotrefal compra a Oleolar e começa a linha de industrialização dando o ponto inicial da marca “Lar”.

Atualmente a marca Lar está presente com mais de 200 produtos e as exportações chegam a Europa, Ásia, e nos países árabes. As unidades da Lar estão presentes em 11 municípios do Oeste do Paraná, Leste do Paraguai, Mato Grosso do Sul, e em Santa Catarina, seus produtos são comercializados em todo Brasil e a perspectiva para 2014 é um

faturamento previsto em R$ 3 bilhões.

Razão Social: Cooperativa Agroindustrial Lar

Endereço: Av. 24 de Outubro, 59 – Área Industrial, Medianeira – PR.

Ramo de Atividade: Agroindústria.

Quantidade de colaboradores: 6.461

2.1.1 Missão: Promover o desenvolvimento econômico e social dos associados e comunidade, de forma sustentada, através de agregação de valores à produção agropecuária.

2.1.2 Visão: Interagir tecnologia e eficiência produtiva, industrializar e comercializar produtos com excelência para satisfazer as necessidades das pessoas.

2.1.3 Valores: Ética, cooperação, respeito as diferenças, honestidade, lealdade e sustentabilidade econômica, social e ambiental.

2.2 GESTÃO DE PESSOAS

O principal ativo de uma empresa sem duvidas é a sua força de trabalho. É necessária uma boa Gestão de Pessoas para que os colaboradores se disponham a trabalhar em prol da empresa para alcançar os objetivos por ela estabelecidos. Em contrapartida os colaboradores esperam receber salários justos com sua função e benefícios que o façam realizar cada vez melhor suas tarefas estabelecidas.

As atribuições da área de Gestão de Pessoas dependem da política, da visão e das diretrizes da empresa, mas o foco é sempre o mesmo: a eficácia organizacional por meio das pessoas seguindo estratégias para: proporcionar aos colaboradores motivação, desenvolver um programa de treinamento e desenvolvimento profissional, assegurar à empresa uma vantagem competitiva, manter a qualidade de vida e motivação dos colaboradores, gerenciamento das mudanças, e assegurar uma política ética e de abertura.

A cooperativa conta com a área de Gestão de pessoas ,centralizado em um centro administrativo que atende a demanda das unidades,possui área de segurança e medicina do trabalho e uma área de Rotinas Trabalhistas,onde são realizados desligamentos e atualização de dados pessoais dos colaboradores.

Na cooperativa, não existem perfis definidos para os cargos, inexistindo, portanto, a descrição e análise de cargos. A cooperativa utiliza o Recrutamento externo para preenchimento de suas vagas, mantém um banco de dados com fichas de candidatos interessados em ingressar na cooperativa, ele aceita que as pessoas compareçam em qualquer horário para preenchê-las. Currículos também podem ser enviados via e-mail, a empresa também disponibiliza em site próprio o anúncio de vagas e o envio de currículo pelo site da cooperativa. Isso possibilita que a empresa enriqueça o seu patrimônio humano com a atração de novos talentos e habilidades.

A cooperativa utiliza como técnica de seleção a entrevista, que tem como objetivo levantar maiores informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com