TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AMOSTRA E POPULAÇÃO

Por:   •  22/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - ESTATÍSTICA

ROBERTO CARLOS BARBOSA JÚNIOR

AMOSTRA E POPULAÇÃO

SALVADOR – BA

2022

ROBERTO CARLOS BARBOSA JÚNIOR

AMOSTRA E POPULAÇÃO

Avaliação online 1 apresentado á Centro

Universitário Jorge Amado, para o recebimento do

Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de

Sistemas.

SALVADOR – BA

2022

SUMÁRIO

PESQUISA AMOSTRAL E CENSITÁRIA        4

ESTATÍSTICA DESCRITIVA E INFERENCIAL        4

ANÁLISE SOBRE A CHARGE        5

RESPOSTAS        5

REFERÊNCIAS        6

PESQUISA AMOSTRAL E CENSITÁRIA

A pesquisa amostral é realizada escolhendo aleatoriamente uma amostra de um conjunto de dados para formular um experimento de probabilidade e assim estabelecer conclusões sobre elas que irão julgar aquela população.

As principais características coletadas dessa população são apresentadas nessa pesquisa e elas são chamadas de amostra representativa (MCCLAVE, p.13, 2009).

A pesquisa censitária é praticada pela captura das informações de toda a população. Nela, os resultados podem ser formados pelo cálculo exato sobre todos os indivíduos da população e ter uma melhor ideia sobre os dados.

É notável uma larga diferença entre as pesquisas, uma vez que a pesquisa censitária utiliza de uma varredura completa da população tornando uma precisão mais eficiente do que a pesquisa amostral, pois ela irá mostrar a definição desses dados.

ESTATÍSTICA DESCRITIVA E INFERENCIAL

A estatística descritiva, trata da maneira como podemos apresentar (descrever) um conjunto de dados organizados em tabelas e gráficos, e sua síntese por meio de medidas estatísticas. Essas medidas são classificadas como medidas de posição, que incluem a média, a moda e a mediana, e medidas de dispersão, que incluem a variância, o desvio-padrão e o coeficiente de variação (Roteiro de estudos).

Esta é a estatística que é utilizada tanto para a pesquisa amostral quanto para a pesquisa censitária, pois são nelas que organizamos os dados quando construímos as tabelas e os gráficos para enfim apresentá-los.

A estatística inferencial fundamenta-se na teoria das probabilidades para estabelecer conclusões sobre um grupo inteiro, denominado população, podendo utilizar-se somente da observação de uma parte desse todo, denominado amostra (Roteiro de estudos).

Essa, por sua vez, é utilizada somente na pesquisa amostral pelo motivo de formar os resultados sobre a população com a coleta de dados e uma certa amostra da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com