TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DA GESTÃO DA MANUTENÇÃO EM UMA EMPRESA DE FERTILIZANTES

Por:   •  3/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.843 Palavras (12 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 12

ANÁLISE DA GESTÃO DA MANUTENÇÃO EM UMA EMPRESA DE FERTILIZANTES

Componentes: Grupo 5

Daniel Amaral de Melo

Reginaldo Faria Zacarias

Marcello Eleonilton de Macedo

Josenete Pereira Machado

Nayara Sampaio

RESUMO

A Fertilizantes Brasil S. A. é uma multinacional produtora de fertilizantes fosfatados. Seus processos consistem desde a extração da rocha fosfática na mina até a produção final de fertilizantes. Ainda há o processamento de produtos intermediários que servem tanto para venda como para utilização no próprio processo da empresa. Seus principais produtos são: fertilizantes de alta e baixa concentração, fosfato bicálcico, ácido fosfórico e ácido sulfúrico.

Para produção dos fertilizantes, o processo se inicia na mina, a 20km de distância da fábrica. Após extraída e beneficiada, a rocha fosfática é transportada por mineroduto, chegando na planta de filtragem e secagem. Em seguida, essa rocha seca vai para os processos de acidulação, que demanda a utilização de ácido sulfúrico e fosfórico, nos quais a própria empresa tem plantas próprias para produzi-los. Por fim, chega-se ao processo de granulação, onde o produto recebe seus tratamentos finais e ganha formato com granulometria específica. Em relação ao fosfato bicálcico, a empresa também possui uma planta específica para sua produção, e ela tem relação direta com a planta de ácido fosfórico, pois este é uma de suas matérias primas.

Além dessas plantas de produção, a empresa conta com uma Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos (ETEL), que trata dos líquidos contaminados pelo processo, e uma Estação de Tratamento de Água (ETA), que trata a água que chega de origem natural, para que ela entre nos processos sem nenhuma impureza.

  1. INTRODUÇÃO

Embora a empresa Fertilizantes Brasil S. A tenha um sitema de gestão de manutenção implantado, é notório um aumento nos custos de manutenção. Todos os dias o indicador de custos de materiais de manutençã esta acima  acima do orçado e quando analisamos os dados semanais as ordens de serviços aberta também estão acima sempre acima das realizadas.

O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do sistema de gestão de manutenção e pessoas identificando as principais perdas e oportunidades de melhoria no sistema de gestão a fim de direcionar ações corretivas para as causas destes problemas e aumentando a produtividade e tornando o sistema mais e funcional com estratégias sustentáveis para redução dos custos de manutenção.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

A análise foi  realizada de limitada na análise dos dados e indicadores fornececidos pela empresa Fertilizantes Brasil S.A. O estudo foi baseado no uso das ferramentas Brainstorming que é uma técnica que, por meio do compartilhamento espontâneo de ideias, busca encontrar a solução para um problema ou gerar insights de criatividade conforme listado abaixo na figura 1.

Figura 1 

BRAINSTORMING

Diagnóstico dos problemas:

  • Sobre carga de gestão Gerencial do time
  • Custos acima do previsto em todos os meses,
  • Mao de obra não capacitada ou insuficiente ou não atende a demanda em performance ou mal distribuída, equipe distribuída de forma incorreta
  • Mais situações emergências do que o previsto ou em meta
  • Indicadores de KPIs não são detalhados e são focados muito em custo
  • Paradas mal planejadas
  • Ordem serviços aparentemente com registro incompleto, falta dados para análise, como hora de início e final de parada
  • Descrição do material dos materiais com maior número de troca (Se é adequada para o processo)
  • Demora no fechamento das OS
  • Classificação da ordem de serviço com previsão de risco
  • Organização das equipes e reuniões – Demanda de ocorrências, números corretivos qual turno mais demandas
  • Gestão de ativos destruído de forma errônea
  • Número de OS aberta entre as equipes
  • PCM para ter uma melhor distribuição das os com categorização de prioridade e gestão dessas OS abertas e fechadas.
  • Intervenções críticas devem ser lideradas pelo time de engenharia de manutenção
  • Ter um tempo para troca de turno para que as manutenções façam a troca de turno para que o turno de continuidade nos trabalhos em andamento
  • Metas não calculadas de maneira assertiva de acordo com o histórico das manutenções
  • Análise da qualidade das estruturas e instalações (Ação levantamento de novos equipamentos e estruturas para equipamentos gastos depreciados)

Em seguida foi aplicado o método Ishikawa ou Espinha de Peixe que  é uma ferramenta que permite após um Brainstorming permite organizar e classificar  as ideias  das possíveis causas (problemas que dão início à ocorrência de um problema maior) que levam o efeito a ocorrer. Conforme figura 2 abaixo.

Figura 2 – Espinha de Peixe

[pic 1]

Após esta etapa foi feito uma análise de priorização, nesta metodologia de priorização, os critérios utilizados para mapear as prioridades ficam claros para todos, o que facilita não só a ordem das ações, mas o entendimento sobre a importância de cada uma delas. Quando você tem pouco tempo para tomar uma decisão importante, o ideal é que seus projetos já estejam organizados por ordem de prioridade neste caso usamos a escala de 1,3 e 5 onde o 1 é o menos prioritário e o 5 com prioridade alta. Conforme figura 3 abaixo.

Figura 3 – Matriz de priorização

[pic 2]

E finalizando a etapa de construção aplicamos a metodologia 5 Porquês para as causas com maior pontuação e considerada prioritárias. O metodo de 5 Porquês é uma ferramenta que consiste em perguntar 5 vezes o porquê de um problema ou defeito ter ocorrido, a fim de descobrir a sua real causa, ou seja, a causa raiz. Um ponto interessante e que vale mencionar é que, na prática, pode ser que não seja necessário perguntar 5 vezes "por quê" ou que seja necessário realizar mais de 5 questionamentos para identificar a causa raiz de um problema. Conforme figura 4 abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (558.6 Kb)   docx (448.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com