TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Amostra x População

Por:   •  24/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

EMERSON MARTINS GARÇÃO DA SILVA

TRABALHO DE ESTATÍSTICA

SALVADOR / BA

2023

EMERSON MARTINS GARÇÃO DA SILVA

TRABALHO DE ESTATÍSTICA

Trabalho apresentado no curso de graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com a finalidade de agregar conhecimento e adquirir nota para a AVA1 da matéria de estatística.

SALVADOR / BA

2023

Amostra x População

        

        A realização de uma pesquisa censitária, precisa envolver a população inteira ou envolver todos os integrantes daquele determinado grupo. É muito comum visualizarmos censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgando dados da etnia populacional, índice de emprego e desemprego, orientação sexual, entre outros. Para isso, são distribuídas equipes coletando as informações necessárias em todo território nacional.

        Pesquisa Amostral é a mais utilizada pois apenas uma parcela de determinado grupo é suficiente para indicar os resultados, podendo ser probabilístico ou não probabilístico. Se em uma escola de ensino médio possuem 100 alunos e forem interpelados 60 aleatórios, poderemos alcançar resultados probabilístico. Já uma pesquisa eleitoral pode ser considerada não probabilística, uma vez que buscam pessoas aleatórias para alcançarem seus resultados.

        A etapa inicial da análise de dados é a estatística descritiva, pois tem o objetivo de expor os dados coletados. Com o objetivo de descrever melhor os dados, é necessária a obtenção ou coleta das informações através de questionários ou observação das amostras. Assim como a organização dos dados, que consiste em ordenar e gerar críticas aos valores analisados. A redução dos dados envolve grande parte do seu entendimento da quantidade de dados, através das análises de seus valores individuais é possível realizar o controle deste conteúdo. Sendo findado pela representação dos dados, utilizando técnicas de visualização estatística, de modo a trazer a compreensão de seus leitores.

        A estatística inferencial utiliza de amostras aleatórias de dados coletados de uma determinada situação. Através destes dados, são verificados os resultados com objetivo de poder fornecer inferências sobre aquela demanda. O INMETRO é uma autarquia federal que tem como finalidade informar à população sobre a qualidade de determinados produtos disponíveis no mercado. Normalmente é retirado um produto de um lote de produção e realizam testes para identificar a qualidade do produto e se este atende aos requisitos e ou especificações. Sendo assim, o resultado destes testes, trazem uma indicação probabilística dos demais produtos desta mesma linha.

Após análise da charge apresentada, referente à atividade da disciplina de estatística, pode-se inferir que, foi utilizada o tipo de pesquisa amostral. Para esta conclusão foi necessário observar a utilização de apenas um dos jogos, sendo assim, pode-se concluir por meio da probabilidade que os demais jogos seguiriam seu mesmo grau e dificuldade.

A charge também pode ser atribuída à estatística inferencial, uma vez que ao retirar um dos produtos, que foi o jogo, foram realizados testes durante sua jogabilidade e ao final do processo trouxe algumas informações importantes para concluir que os demais jogos também seriam fáceis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com