TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Qualidade

Por:   •  1/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Vinícius Souza de Oliveira                        Matrícula: 2018.1.13.027

Exercício Gestão de Qualidade

  1. Quais são as principais características das eras da qualidade?

(Resposta encontra-se no gráfico na folha seguinte)

[pic 1]

  1. Quais as principais contribuições dos Gurus da Qualidade?

R: Foram os responsáveis pelas principais teorias, sistemas e ferramentas de qualidade utilizadas atualmente, aumentando a competitividade dos parques industriais e fornecendo uma melhoria na qualidade de vida da população. Suas ideias e abordagens da qualidade contribuíram para a evolução de todo o processo produtivo atual.

  1. O são CWQC e TQC?

-CWQC (Company Wide Quality Control): modelo de sistema de controle de qualidade conhecido como Controle da Qualidade por toda a Empresa. Foi proposto pelo guru de qualidade Kaoru Ishikawa. É um modelo japonês que apresenta aversão ao desperdício, um conceito de melhoria contínua e um sistema de parcerias e alianças com fornecedores da empresa.

-TQC (Total Quality Control): modelo de sistema de controle que trata de forma sistemática a qualidade nas organizações. Foi formulado pelo guru da qualidade Armand V. Feigenbaum, que afirmava que a qualidade é um trabalho de todos da organização, onde a alta gerência é a responsável.

  1. O que é ISO 9000?

R: A ISO 9000 é um conjunto de normas e padronizações criado pela International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, na década de 1980. O objetivo desse conjunto de regras é orientar a gestão e a garantia da qualidade nas empresas, onde o foco é o processo e não o produto. Esse modelo é fortemente influenciado pelo sistema de Controle da Qualidade Total (TQC).

  1. O que é um Sistema Integrado de Gestão? Quais normas ele gere?

R: Sistema Integrado de Gestão é um sistema que busca integrar processos de Sistemas de Gestão de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança e Saúde Ocupacional, de forma a melhorar a eficiência e a eficácia destes processos e simplificar e otimizar sua gestão. Esse sistema gere as normas ISO 9000 -Gestão de Qualidade, ISO 14000 - Gestão Ambiental, ISO 26000 – Responsabilidade Social e a OHSAS 18000 – Saúde e Segurança Ocupacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com