TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE ESTATÍSTICA PREVENTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES DAS INDÚSTRIAS METAIS-MECÂNICAS

Por:   •  1/9/2017  •  Artigo  •  4.032 Palavras (17 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
 

DOUGLAS PINTO ALMEIDA

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE ESTATÍSTICA PREVENTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES DAS INDÚSTRIAS METAIS-MECÂNICAS

Artigo entregue como requisito parcial para conclusão do curso de gestão da Produção Industrial na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

       

Orientador: Rosângela Maria Soares Heinski

Cristiane Grillo    

Canoas

Outubro/2016

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE ESTATÍSTICA PREVENTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES DAS INDÚSTRIAS METAIS-MECÂNICAS

Douglas Pinto Almeida

RESUMO

        Neste artigo apresentamos a importância da prevenção no ramo da qualidade nas indústrias metais-mecânicas. Para isso, sugestiona-se o uso dos softwares de controles estatísticos já existentes, porém adaptados afim de mensurar sua capacidade de intervir positivamente no desenvolvimento de fornecedores das empresas. Buscamos a implantação de software de análise estatística de processos no departamento responsável pela auditoria de recebimento de peças de uma grande empresa do setor automotivo, intervindo diretamente no método de controle da empresa, entrevistando os afetados pela mudança antes e após o processo além da participação ativa do pesquisador, que faz parte do universo de afetados. Foi possível concluir que através do trabalho preventivo podemos atuar sobre um problema antes mesmo dele ocorrer. Com o controle estatístico não ficamos a merce do retorno do cliente final a cerca dos problemas, diminuindo os custos da empresa para tratá-los.

PALAVRAS-CHAVE

Qualidade – Controle Estatístico – Fornecedores

INTRODUÇÃO

No dia-a-dia das empresas do ramo metal-mecânico a qualidade está sempre sendo colocada em xeque. Seja a qualidade dos produtos e serviços, das peças compradas ou dos processos utilizados pela indústria.

A cada dia aumenta a importância de um trabalho pouco utilizado no ramo: a prevenção. Poder entender como está o processo do seu fornecedor, poder saber como estão as peças compradas em termos dimensionais e como estas dimensões estão variando com o tempo. Enfim, tudo que ajude a prever quando um problema poderá surgir com seus fornecedores se nenhuma atitude for tomada e nenhuma intervenção for feita em seus processos afim de garantir a qualidade daquilo que a empresa está comprando.

A adaptação a área de qualidade dos softwares de estatística aplicados para controle de processos é um avanço eminente para quem trabalha na área. Os métodos de avaliação estatística são históricamente aplicados a qualidade diretamente nos processos de fabricação, tanto na usinagem quanto na montagem, e diversos softwares analíticos foram criados para este fim. Processo nada mais é do que tudo o que transforma insumos, matéria prima (entrada) em produtos acabados (saída).

O que se propõe durante este trabalho, é uma adequação da análise estatística voltada ao processo para transformá-la em uma ferramenta de prevenção de problemas de fornecedores, aplicando-a na área de qualidade que controla os insumos (peças) que chegam dos fornecedores.

OBJETIVO

Objetivo Geral

Mostrar a capacidade de intervir positivamente nos resultados da qualidade de produtos e fornecedores das empresas através do uso preventivo da análise estatística.

Objetivos específicos

1) Avaliar a aplicação de um controle estatístico na área de Auditoria de Recebimento de empresa de grande porte do setor automotivo.

2) Definir as ações que devem ser tomadas a partir da análise dos dados obtidos acerca das peças recebidas pela empresa.

3) Avaliar os resultados obtidos com o aviso preventivo da necessidade de intervenções no processo de fabricação dos fornecedores para evitar possíveis problemas com os insumos (peças) recebidos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Através do Controle de Qualidade (CQ), a administração japonesa encontrou o segredo da utlização da energia das pessoas de forma mais eficaz do que qualquer outra cultura. De acordo com David J. Lu, em sua introdução ao livro “Controle de Qualidade Total à maneira japonesa” escrito por Karou Ishikawa, o controle de qualidade oferece diversas vantagens, dentre elas “ele oferece garantia de qualidade verdadeira. É possível obter-se a cada passo de cada processo, chegando a uma produção 100% livre de defeitos” (LU, 1993, p. 03).

Kaoru Ishikawa, quando descreve o controle de qualidade japonês, fala que ele é uma revolução do pensamento administrativo, pois muda todo um sistema de métodos de produção. Sua própria definição de controle de qualidade diz que “Praticar um bom controle de qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor” (ISHIKAWA, 1993, p. 43).

É importante ressaltar que para atingir este objetivo, é necessário que toda a empresa participe e promova o controle de qualidade, desde os altos executivos em todas as divisões da empresa e todos os empregados.

Ao implementar a gestão da qualidade total, se torna necessário usar um método empírico. A análise de dados, estatísticas e padrões do produto são muito importantes no controle de qualidade, porém as pessoas costumam gerir dados de forma muito descuidada, se tornando necessário ser cético quanto a qualquer dado.

Segundo Ishikawa, não existem padrões de qualidade perfeitos pois eles geralmente contêm defeitos que são inerentes a sua criação. Também as exigências do consumidor são uma variável importante já que podem mudar a todo o momento, de pessoa para pessoa exigindo maior qualidade a cada ano. Os padrões devem ser documentos vivos que eram adequados quando da sua criação e tornando-se obsoletos com o passar do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (339.4 Kb)   docx (107.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com