TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática E Suas Tecnologias

Por:   •  30/5/2023  •  Dissertação  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 5

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Acredito que o ensino de Matemática nunca foi uma tarefa fácil de realizar. Por ser uma disciplina complexa e que apresenta um índice de reprovação elevado, muitos alunos acabam desinteressados, desmotivado e cada vez mais confusos.

Os métodos tradicionais para o ensino de Matemática precisam urgentemente ser modificados, para despertar o interesse dos estudantes e permitir que estes se envolvam e possam interagir, trocar experiências e saberes, refletir, construir, pesquisar, analisar e formular métodos próprios para resolver situações matemáticas. Partindo desse contexto e da necessidade de melhorar as aulas de Matemática, uma alternativa é utilizar as diferentes tecnologias existentes hoje como auxílio no processo de ensino aprendizagem, tornando as aulas mais interessantes, criativas e dinâmicas, despertando assim o interesse e motivando os alunos a aprenderem Matemática.

JUSTIFICATIVA

A sociedade está constantes transformações, precisamos estar sempre bem informados e atualizados para podermos acompanhar a evolução, comunicar, trabalhar, estudar e utilizar os diferentes tipos de recursos tecnológicos que existem para nos auxiliar nessas atividades e levar para a escola essas possibilidades.

DISCILPLINAS ENVOLVIDAS

Precisamos inicialmente, compreender a definição do termo tecnologia, para entender de que forma podemos implementar seus recursos no ensino em geral. Podemos dizer que vivemos em uma sociedade tecnológica e por isso é importante definirmos o que são tecnologias. Desta forma a disciplina de Português pode trabalhar o termo e definição, já a disciplina de História pode trabalhar o processo de evolução. De acordo com Moran:

quando falamos em tecnologias costumamos pensar imediatamente em computadores, vídeo, softwares e Internet. Sem dúvida são as mais visíveis e que influenciam profundamente os rumos da educação. Vamos falar delas a seguir. Mas antes gostaria de lembrar que o conceito de tecnologia é muito mais abrangente. Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. [...] O giz que escreve na lousa é tecnologia de comunicação e uma boa organização da escrita facilita e muito a aprendizagem. A forma de olhar, de gesticular, de falar com os outros isso também é tecnologia. O livro, a revista e o jornal são tecnologias fundamentais para a gestão e para a aprendizagem e ainda não sabemos utilizá-las adequadamente. O gravador, o retroprojetor, a televisão, o vídeo também são tecnologias importantes e também muito mal utilizadas, em geral (2003, p. 1).

As novas tecnologias fazem parte da vida dos alunos, e podem ser utilizadas em todas as disciplinas, pois, estão presentes em seu dia a dia, seja nas atividades de rotina como serviços de banco, compras do supermercado, os meios de comunicação que estão cada vez mais digitalizados, portanto, a escola não pode e não deve ignorar, pois a tendência é de que a sociedade se informatize cada vez mais e assim faz-se necessário aprender a conviver e manipular estes recursos. Atualmente as tecnologias estão ao alcance de todos, desde as crianças como dos jovens e adultos, que aprendem a manipular os equipamentos, independente de classe social. O acesso a estes meios torna-se cada vez mais fácil, pois vivemos em uma sociedade cada vez mais informatizada e temos necessidades de utilizar esses recursos para realizar algumas tarefas do dia-a-dia.

RECURSOS

A inclusão das tecnologias existentes seria uma proposta para ajudar nas mudanças necessárias ao ensino da Matemática, podemos destacar algumas que podem contribuir para o ensino-aprendizagem da Matemática, tais como: as calculadoras, o computador, a Internet e o vídeo/ DVD. Cada uma dessas ferramentas tem sua importância significativa neste processo e pode ser explorada, tendo sempre um planejamento específico, de acordo com o conteúdo a ser aplicado.

COMPUTADOR - o uso do computador faz parte das tarefas diárias de muitas pessoas, o mesmo é utilizado para trabalhar, estudar, desenvolver inúmeras tarefas que facilitam nossa vida. É um recurso básico, que se utilizado de maneira correta, poder contribuir muito na motivação dos alunos e desenvolvimento de aulas interessantes, atrativas e diversificadas, podem ser utilizados softwares matemáticos, como forma de compreender melhor o conteúdo trabalhado, além de alguns jogos matemáticos, também programação de softwares, desenvolvimento de planilhas de cálculo gráficos, tabelas, entre outras coisas. Em relação ao uso do computador, Brandão (1995, p. 91) diz que:

sozinho o computador não pode resolver todos os problemas antigos e complexos que norteiam o processo ensino-aprendizagem, mas pode ser um elemento importante na reestruturação da educação escolar para a qual é oportuno que sejam canalizados os resultados da pesquisa didática, as experiências de professores e os recursos que oferece. O abandono de formas e instrumentos tradicionais ainda válidos para a ação didática não pode ser uma constante, quando se analisa a introdução de novas tecnologias na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com