TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A aplicação das estatísticas nas funções oferecidas no nosso cotidiano

Seminário: A aplicação das estatísticas nas funções oferecidas no nosso cotidiano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Seminário  •  4.989 Palavras (20 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 20

ESTATÍSTICA

Tutor

Jorceli de Barros Chaparro

JUNDIAÍ

2013

1 – INTRODUÇÃO

A execução deste trabalho tem por princípio aumentar nosso conhecimento na área da Estatística, onde entenderemos melhor a aplicação dessa ferramenta nas funções aqui propostas em nosso cotidiano, pois a estatística é um instrumento que se faz necessário dentro de uma organização ou na própria vida, para que seja tomada as decisão com exatidão e veracidade.

2 – ETAPA 01

2.1 – PASSO 01

2.2 – PASSO 02 – APLICAÇÃO DO CEP

Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense.

O objetivo é realizar um estudo de caso em uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando os conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP).

Aplicando o controle estatístico analisamos a qualidade e a capacidade de produção da indústria, onde podemos identificar as particularidades e características do processo, visando melhorias úteis aos operadores os quais respondem pelo monitoramento do processo na empresa.

Para esse estudo, foram utilizados alguns gráficos fundamentais dos para a análise tais como:

 Gráfico de controle para observações individuais;

 Gráfico da amplitude móvel;

 Gráfico da média móvel exponencialmente ponderada

 Gráfico da soma cumulativa.

O trabalho limita-se apenas a realizar análises estatísticas sobre os dados

fornecidos para estudo e possivelmente construir hipóteses baseadas em dados corretos fornecidos pela empresa, ficando sempre atento para qualquer outra informação que possa ser útil.

Estatística significa enumeração ou informação numérica habitualmente contida em

tabelas ou gráficos. Quando se fala em Estatística pensa-se em censos, inventários, amostras ou médias. Em sentido restrito tudo isso se pode considerar uma Estatística.

Estatística é a ciência que se ocupa da recolha e tratamento de informação. Tem como objetivo analisar os dados recolhidos, descrevendo-os e organizando-os para posterior interpretação e eventual utilização na previsão de acontecimentos futuro.

A estatística é usada muito na atualidade, mas podemos afirmar que não só hoje, antigamente os povos usavam muito para contar a população, riquezas e poder militar.

Após a idade média, governantes da Europa oriental, estavam preocupados com as doenças que poderiam atingir a população, então a necessidade do controle dos nascimentos, batizados e mortes, podemos notar nesse fato, que a estatística já estava sendo aplicada.Em meados do sec. XVI e XVII as nações visavam poder político e econômico, pois tinham como objetos praticas econômicas, sendo assim os governantes começaram a coletar e armazenar informações sobre a economia como: comercio exterior, alimentos entre outros.

Hoje essas informações são coletas e armazenadas em diversas amostras com um sistema de informações e tecnologia muito satisfatório aos pesquisadores e também muito acessível a população, que por sua vez podem ter um maior controle para desenvolvimento pessoal ou organizacional, e isso só tem a melhorar, pois os investimentos em tecnologia são imprescindíveis para o melhor resultado.

2.3 – PASSO 03 – APLICAÇÃO DA ESTATISTICA NA ADMINISTRAÇÃO

É possível aplicar a Estatística em diversas áreas da Administração como, por exemplo:

 Analise de mercado;

 Pesquisa de opinião;

 Apresentação de projetos;

 Análise dos lucros de uma empresa;

 Interpretar as informações obtidas;

As análises dos desempenhos anuais das organizaçõeso, ou seja implementar métodos estatísticos eficientes que auxiliem nas tomadas de decisão, associando as novas tecnologias, fornecendo métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações incertas.

3 – ETAPA 03 - AMOSTRAGEM

3.1 – PASSO 02 – ESCOLHA DA AMOSTRA

Escolhemos a amostra de Café Caiçara pacotes de 500 gramas, quais foram pesados aleatoriamente, em uma balança digital no Supermercado Monteiro em Jundiaí.

PASSO 04 – TABELA DE PESAGEM DOS PACOTES DE CAFÉ

Amostra Peso (gr)

1 505

2 505

3 505

4 510

5 505

6 505

7 510

8 510

9 510

10 510

11 510

12 510

13 504

14 505

15 505

16 505

17 505

18 505

19 505

20 510

21 505

22 510

23 510

24 510

25 510

26 510

27 510

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com