TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DISTINTOS COM A UTILIZAÇÃO DO MESMO POLISSACARÍDEO: AMIDO

Por:   •  4/4/2016  •  Exam  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 6

AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DISTINTOS COM A UTILIZAÇÃO DO MESMO POLISSACARÍDEO: AMIDO

1 Lutiele de Souza Medeiros, 2 Gilberto Andrade

1 Estudante, discente do curso de Engenharia Química

2 Professor da Faculdade de Engenharia Química da PUCRS

1,2 Faculdade de Engenharia Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Av. Ipiranga, 6681, prédio 30, Campus Porto Alegre – RS CEP 90619-900

e-mail: lutiele.medeiros@acad.pucrs.br

RESUMO – O amido, o polissacarídeo mais importante da reserva do reino vegetal, pode ser utilizado em diferentes áreas. Ele foi utilizado em diferentes concentrações, através das atividades de sacarificação e dextrinização para estudar a cinética da fermentação em batelada para a produção de amiloglucosidade e alfa-amilase pelo fungo Aspergillus awamori. Não obtendo resultados satisfatórios, não sendo possível determinar qual a concentração de amido é melhor para o fungo produzir a amilase. Também teve participação juntamente com resíduos de casca de mandioca para obter uma bebida (aguardente), em combinação de sua hidrólise com as enzimas alfa-milases e a glucoamilase. Do processo de sacarificação enzimática, fermentação e destilação obteve-se um destilado com teor alcoólico equivalente a 53 °GL, na porção referente “ao coração” do destilado. Foram realizadas análises de cianeto, metanol, onde se notou altos valores de cianeto e metanol. E realizada a variabilidade econômica, que apresentou alto valor para a produção de aguardente neste apresentado.

Palavras-Chave: amido, hidrólise enzimática, amilases.

INTRODUÇÃO

Hoje o mercado visa estudar e conhecer novas espécies de microorganismos produtores de enzimas com potencial biotecnológico, como também desenvolver novos métodos a partir de materiais já conhecidos.

O que temos em comum nestes dois pro-cessos que serão apresentados é o amido, o mesmo é encontrado principalmente em semen-tes de cereais como milho, cevada, trigo ou raí-zes como batata e mandioca. O amido é o mais importante polissacarídeo de reserva do reino vegetal.

As enzimas encontradas, como por exemplo, as amilases são responsáveis pela de-gradação da molécula do amido e estão distribuí-das na natureza. Elas possuem grande importân-cia, pois tem aplicações tanto em indústrias têx-teis, como de papel, celulose, cervejas, bebidas destiladas.

Primeiramente veremos a ação dos fungos que se destacam pela sua capacidade de atacar tecidos vegetais. O fungo estudado será o Aspergillus Awamori que vem sendo utilizado na indústria para produção de amilases. Este fungo tem a vantagem de que é seguro para fabricação de produtos alimentícios destinados ao consumo humano. O objetivo deste trabalho será a produ-ção de alfamilase com diferentes concentrações de amido for fermentação em frascos agitados pelo Aspergillus Awamori.

Após veremos a obtenção de uma bebida (aguardente) a partir das cascas de raízes de mandioca pela combinação de hidrólise do amido com as enzimas comerciais alfamilases e a glucoamilase e dos açúcares fermentáveis por levedura.

A mandioca é muito encontrada no Brasil. A hidrólise enzimática é uma das formas de hi-drolisar o amido, por ser seletiva, ter bom rendi-mento, sem originar produtos indesejados no meio, ter baixo custo e sem consumir energia. Um contraponto é a utilização da casca da man-dioca, por ter a umidade muito elevada, para isso existe um custo inicial. Mas é possível utilizar a mesma para um produto, visando agregar valor.

ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE AMILOGLUCOSIDADE E ALFA-MILASE POR ASPERGILLUS AWAMORI ATRAVÉS DE FERMENTAÇÃO BATELADA EM FRASCOS AGITADOS

Artigo desenvolvido por Maria Clara de Oliveira e Almeida, Mariana Lopes Cruz e João Lúcio Car-doso.

Experimento realizado

A atividade aminolítica foi determinada por dois métodos distintos, a partir da solução de amido 0,5%. O primeiro foi a partir de ati-vidade dextrinizante, baseia-se na variação de intensidade da cor do complexo iodo amido resi-dual, que consiste na adição da enzima adicionada à solução de ph conhecido e incubada. Após é realizada a leitura por espectrofotometria com absorbância de 660nm.

Outro método foi por atividade sacarifi-cante, que consiste na quantidade de açúcar re-dutor produzido pela reação enzimática a análise de amido residual de cada amostra. Neste méto-do a enzima foi adicionada ao substrato junta-mente com solução de ph conhecido (solução tampão) e incubada, após a reação foi paralisa-da. Novamente foi feita a incubação, e após foi resfriada e realizada a leitura em espectrofotome-tria com absorbância de 550nm.

Análise dos resultados

Os resultados foram a partir de uma série de medições com o objetivo de apresentara pro-dução da alfamilase em diferentes concentra-ções. Buscando encontrar a melhor concentração de amido para a produção das enzimas.

O frasco controle sem amido apresentou menor atividade sacarificante e dextrinizante, mas também as variações de concentrações não apresentaram diferenças significativas para de-terminar a melhor concentração. O que pode ser explicado através do amido ter consumido pelo microorganismo, e o mesmo fornece energia ne-cessária para os fungos. Sendo assim não foi satisfatória.

Gráfico 1 – Atividade sacarificante

Gráfico 2 – Atividade dextrinizante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com