TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Matemática do Filme "Quebrando a Banca"

Por:   •  18/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  5.763 Visualizações

Página 1 de 3

Colégio Agnus Dei-COC

Disciplina: Matemática

Professor: Walisson Barros

Ano/Turma: 8º “A”

Análise Matemática do Filme “Quebrando a Banca”

Sarah Anacleto Paes Vasconcelos

                                     Rio Largo – AL, 09/2018

ANÁLISE MATEMÁTICA DO FILME QUEBRANDO A BANCA

        

        O filme “Quebrando a banca” relata uma história envolvendo alunos; professor; estatística e probabilidade, é possível ver este último logo no início do longa metragem, quando Micky Rosa, professor de matemática do MIT, simula um jogo em sua aula.

        O jogo, também conhecido como problema de Monty Hall, consiste em escolher uma entre três portas: por trás de uma está um carro, e nas duas outras, cabras. A questão é: você deve mudar a sua escolha? A resposta é: a melhor estratégia é mudar de porta.

        Quando você escolhe a primeira porta, a probabilidade de ganhar o carro por ela é de 1/3. As outras duas, em conjunto, tem 2/3 de probabilidade de conter o carro. Quando a porta com a cabra é aberta e eliminada, você fica com duas opções: uma com 1/3 de ter o carro, e outra com 2/3. Portanto, mudar de porta é sempre a melhor opção, e a sua chance de ganhar dobra de 1/3 para 2/3.         Não significa que você ganhará o carro com certeza ao trocar de porta. Mas, se jogar diversas vezes e sempre escolher por trocar de porta, suas chances de ficar com o prêmio são bem maiores do que quando você mantém a primeira porta escolhida.

        Isso pode ser visto no filme quando Ben, o participante da rodada que está sendo simulada, escolhe a porta de numero 1 tendo 33,3% de chance para acertar e levar o prêmio. Micky “abre a porta” de número 3, levando em conta que está possui uma cabra. Sabendo que restam duas portas e que em uma delas esta o carro e em outra um animal, o professor pergunta ao garoto se ele quer ou não trocar de opção. Tendo se baseado em probabilidade, variáveis e relatando que agora possui 66,7% de chance, o jovem troca de porta e escolhe a certa, assim ele teoricamente “ganhou o carro”.

        Percebendo o grande potencial que Ben tinha em probabilidade, Rosa o convidou para fazer parte de seu grupo que conta cartas em cassinos, ou seja, contam a possibilidade de ganhar, ou não o jogo 21. Associando palavras à números e vise-versa. Assim eles venciam jogos, levando em conta cartas altas e baixas, subtraindo e adicionando números, até que estes chegassem a 21, e conseguissem “quebrar a banca”.

        Verifica-se a importância de se estudar e conhecer a matemática, sobre tudo as probabilidades, visto que ele conseguiria trazer benefícios desses estudos para sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com