TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Psiquiatrica Do Filme Diário De Um Adolescente

Artigo: Análise Psiquiatrica Do Filme Diário De Um Adolescente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  3.726 Visualizações

Página 1 de 8

Centro Universitário de Caratinga – UNEC

Faculdade de Medicina de Caratinga – FAMEC

Professor: Gustavo Genelhu

Análise de Filme

DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE

Filme: Diário de um adolescente

Resumo do filme:

O filme conta a história baseada em fatos reais, de quatro adolescentes, Jym,Pedro, nêutron e mikey, jogadores de basquete do time da escola. O filme já começa com uma cena marcante onde jym apanha do padre da sua escola por desobedecer as leis, é humilhado na frente de seus colegas, o que causa revolta.O filme também mostra cenas de prostituição onde o personagem principal é convidado para sair com seu professor e se prostituir, em troca receber o dinheiro para comprar drogas. Os quatro garotos são agressivos e fazem qualquer coisa pelo dinheiro. Até que Jym e Pedro experimentam pela primeira vez ecstase, para jogar no campeonato, porém os mesmos ficam alucinados e não conseguem jogar, sendo expulsos do time após o término do jogo.

Neutron o mais consciente, tenta alertar jym mas já é tarde demais, eles se distanciam de Neutron o qual segue sua brilhante carreira de atleta. São expulsos do colégio, jym expulso de casa, e assim passam a se drogar, experimentam cocaína, crack,injetam heroína, se prostituem, assaltam e roubam, para manter seu vício.Jym relata em seu diário que a droga é como uma mulher bonita, que sorrir p você, está sempre do seu lado, você tenta sair dela mas ela não deixa.

Jym, sentado em sua banheira escreve seu diário e começa a dormir e sonhar coisas vividas como se estivesse ocorrendo mesmo. Todos os seus sonhos são muito intensos,e sempre com caráter destrutivo, sempre sonha que está morrendo que está congelando,ou matando alguém.

Quando está no fundo do poço Jym é resgatado por Rggie, um amigo que lhe deve obrigações, é levado para sua casa, quando acorda jym é agressivo com amigo, mas este quer ajudá-lo, o garoto preso num apartamento, passando pela desintoxicação, apresenta episódios de tremor, sudorese, vômitos e sialorréia, queixa-se de sentir uma dor, e pedir a Reggie para entregar a droga a ele,Reggie fica do seu lado o tempo todo,cuidando e segurando, em uma cena ele se recupera bem e chega até aceitar comida. Na primeira oportunidade, ele ganha as ruas e vai correndo atrás da droga. Sem dinheiro, procura a mãe, desesperado, esta a entrega para a policia, ele fica em na cadeia por um tempo, depois se recupera em uma casa de recuperação. Passa a dar palestras sobre drogas e é tido como um exemplo para os que querem se recuperar.Pedro se perde no mundo das drogas. E nêutron em uma discussão com traficante, se revolta por ter sido enganado ao comprar droga, assassina o traficante e é preso pegando 15 anos de prisão. (Aos dezessete anos, Jim Carroll terminou o seu livro depois conhecido...como "Diário De Um Adolescente". Aos vinte e dois anos, tinha três livros de poesia publicados e, mais tarde...gravou quatro discos.

Atualmente, Jim Carroll mora em Nova York, onde ele continua...a escrever e é um reconhecido poeta,músico, escritor e artista.)

Análise do Filme:

Narcolepsia:

A Narcolepsia é um distúrbio crônico caracterizado por ataques súbitos, inevitáveis, incontroláveis e inadequados de sono.

É uma condição genética na qual a orexina (ou hipocretina, um neurotransmissor estimulante) não é produzida em quantidade suficiente pelas células de um pequeno núcleo do hipotálamo.

Existe maior incidência em algumas famílias. Isso não quer dizer que todos os narcolépticos terão filhos narcolépticos.

Sintomas:

• Sonolência Excessiva Diurna (que não é uma doença, é a manifestação de algum problema) mesmo tendo dormido bem na noite anterior. O paciente simplesmente adormece, não importa se conversando, trabalhando, dirigindo, etc. Os ataques são repentinos e repetidos durante o dia. A SED ocorre em praticamente todos os casos de Narcolepsia. Pode ser observada na cena em que jym é acordado na mesa da escola pelo seu professor, dormiu a aula toda e nem viu que esta tinha terminado.

• Cataplexia (em 60 a 90% dos casos). Significa uma perda súbita de força muscular. Pode afetar pequenos grupos de músculos (joelhos, faciais, pescoço, fala) até o corpo todo, provocando queda. São geralmente desencadeados por situações emocionais, por exemplo risada, surpresa, euforia, tristeza, constrangimento, orgasmo. Geralmente o paciente tem consciência que do que está acontecendo, embora não consiga falar nem se movimentar. A Cataplexia pode surgir dos 15 aos 30 anos e costuma provocar pelo menos um ataque por dia. Ocorre na passagem onde jym está se prostituindo, é levado para o banheiro e o homem começa agarrá-lo, ele tem uma crise de tristeza e constrangimento, porem não consegue se movimentar, sente-se como estivesse sem força física para exercer tal ação.

• Alucinações hipnagógicas (ao adormecer) e hipnopômpicas (ao despertar) são muito vívidas. Podem ser muito assustadoras porque a pessoa sabe que está acordada mas está sonhando como se estivesse dormindo. Cena, onde jym está na banheira escrevendo seu diário, de repente começa a adormece e no mesmo segundo começa a sonhar que está em sua sala de aula, atirando em todos os seus amigos, é exemplo de alucinação hipinagógica...

• Paralisia do sono. É uma incapacidade total de se mover e falar pouco antes de adormecer e mais freqüentemente ao despertar. A pessoa só consegue mexer os olhos. É aterradora porque pode vir acompanhada das alucinações. Dura de segundos a minutos.

Os dois tipos principais de sono são de rápido movimento dos olhos (REM) e não-rápido movimento dos olhos (NREM). Durante o sono REM, os olhos movem-se rapidamente apesar das pálpebras estarem fechadas. O sonho ocorre principalmente durante o sono REM, no qual a pessoa é incapaz de mover os músculos. Essa incapacidade temporária de mover previne as pessoas de reagirem fisicamente aos sonhos que estão tendo.

Geralmente quando as pessoas dormem elas têm primeiro o sono NÃO REM e então vão para um período de sono REM. Pessoas com narcolepsia têm padrão de sono diferente. Elas geralmente têm primeiro o sono REM. Em pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com