TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ferramentas da Qualidade Atividade

Por:   •  8/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE:  Bruno do Nascimento Cabral

COMPONENTE: Ferramentas da Qualidade I

PROFESSOR: Bruna Gamalho Ribeiro

ATIVIDADE Nº: 3

POLO: Bauru-SP

LOCAL E DATA: 24/12/2023

1- Caracterização da empresa

Fundada em 08/05/2023 a Empório Gran Vinhos atua de forma totalmente virtual no ramo de delivery de vinhos importados, artesanais, nacionais e destilados, 02 colaboradores, principais clientes homens e mulheres acima de 25 anos.

2- Identificação do problema

Durante os primeiros meses de atuação, foi possível pontuar e  identificar alguns problemas que influenciaram no mau funcionamento da loja, dentre eles a falta de investimento em mercadoria, o que inicialmente ocasionou um estoque limitado de produtos, acarretando pouca variedade e opções de consumo para atender as demandas dos clientes, assim retardando as potenciais vendas que viriam a alavancar o crescimento contínuo da empresa.

3- Utilização da metodologia PDCA  

Plan (Planejamento)

1. Entrar em contato com instituições financeiras para a aprovação de um empréstimo empresarial. Também entrar em contato com redes de varejo e parceiros investidores que queiram se associar a empresa, para fins de alavancar o poder de investimento e consequentemente atingir um crescimento estrutural expressivo em relação a variedade e  estoque de mercadorias.

2.. Fazer uma pesquisa e coleta de informações para analisar e identificar as demandas e tendências do mercado e localização onde se concentra a maior parte dos potenciais clientes.

3. Com os indicadores e informações coletadas na pesquisa de mercado, de forma estratégica e de acordo com a proposta da empresa, fazer a seleção dos produtos que virão posteriormente a compor o catálogo da loja.

4. Entrar em contato com os melhores fornecedores do ramo de bebidas, com fins de adquirir os produtos selecionados anteriormente e possíveis produtos com um grande potencial de vendas desde de que estejam dentro dos padrões de qualidade que a loja propõe. Em caso de dificuldades em encontrar os fornecedores dos produtos necessários, buscar outras fontes de fornecimento.

5. Após a aquisição da mercadoria, fazer uma pesquisa de preços para as atualizações, implantação e precificação dos novos e antigos produtos da loja.

Do (executar)

Após algumas tentativas não sucedidas de integração de mais parceiros, conseguimos a aprovação de um valor expressivo com o empréstimo empresarial, nos dando uma certa liberdade para não mais depender de um terceiro investidor. A pesquisa de mercado foi realizada com sucesso e levantou indicadores positivos que coincidiam com a proposta da loja. Com as informações coletadas selecionamos todos os produtos necessários e entramos em contato com alguns fornecedores, contanto não foi possível adquirir toda a variedade de produtos que gostaríamos, substituímos alguns produtos por outros do mesmo ou superior nível de qualidade. Com o aumento da quantidade de produtos, foi necessário fazer algumas mudanças no ambiente de estoque para aumentar a capacidade de armazenamento. Após a aquisição dos novos produtos, foi feito uma alteração no horário de funcionamento da loja para o melhor aproveitamento em horários de pico (18:00 - 23:59), foram feitas também algumas atualizações em relação a precificação e implantação dos novos e antigos produtos do catálogo, ajustamos também o raio de entrega da loja com foco nas regiões onde mais se concentravam os potenciais consumidores.

Check (verificação)

Após a execução do plano, agora com um maior estoque e variedade de produtos disponíveis,  foi nitidamente possível identificar e visualizar a melhoria no desempenho da loja, as vendas cresceram cerca de 75% em relação ao mês anterior.

Act (agir)

Obtivemos resultados positivos  após a execução com sucesso do plano inicial. Com o aumento da demanda, foi possível identificar que nosso serviço de entrega precisaria passar por algumas melhorias para diminuição do tempo de entrega que foi influenciado pelo aumento expressivo das vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (328.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com