TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade - Atividade 1

Trabalho Universitário: Gestão Da Qualidade - Atividade 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 4

Para compreender melhor o conceito de Gestão da Qualidade, buscaremos um pouco de sua história e a analisaremos no ambiente produtivo vigente na época. Tempos atrás, muitos trabalhadores da época tinham conceitos bastante diferentes sobre a qualidade. Por exemplo, O artesão era um especialista: tinha todo o domínio do seu ciclo de produção, desde a concepção, o desenvolvimento até a pós-venda dos seus produtos. Outros conceitos de modernidade foram sendo inseridos ao longo do tempo na gestão da qualidade, conforme destacou Carvalho (2005) abordando, por exemplo, o conceito da confiabilidade. Você deve optar pela alternativa correta que contenha somente conceitos definidos por Carvalho.

Resposta

Tolerância – Especificação – Conformidade.

A qualidade é considerada um processo vital na operação das empresas. No texto adicional sobre Qualidade e Gestão: A Gestão da Qualidade Total, a autora descreve seis dimensões que podem ser atribuídas ao termo qualidade total que lhe conferem características de totalidade. Essas seis dimensões são: qualidade intrínseca, custo, atendimento, moral e segurança e ética. Você deve optar pela alternativa que apresenta de forma correta a definição dada para a dimensão qualidade intrínseca.

Resposta

É a capacidade do produto ou serviço de cumprir o objetivo ao qual se destina.

Ainda no sentido de entender a importância do conceito de qualidade e sua evolução ao longo do tempo o autor observa na unidade 1 que “Outro passo importante foi a introdução de um horário periódico para os trabalhadores discutirem os aspectos de melhorias nos processos. Introduzir os aspectos de parcerias de fornecedores e expandir para estas parcerias (keiretsu) os conceitos de qualidade perfeita aumentava as chances de os processos darem certo de influenciar nos resultados finais da qualidade dos produtos. Ele concentrou suas atenções na eliminação do desperdício com a proposta de dispositivos à prova de erros (poka yoke), bem como desperdício de tempos de preparação com o modelo de troca rápida de ferramenta. Você deve optar pela alternativa que apresenta de forma correta o nome do autor da técnica poka yoke.

Resposta

Shigeo Shingo.

Entender a importância do conceito de qualidade nos dias atuais é fundamental para evolução de uma empresa. Portanto saber o processo evolutivo dos seus conceitos facilita o domínio da sua relevância. Na introdução o autor afirma que, “Em 1924, o conceito de qualidade deu outro salto com a inclusão dos “gráficos de controles” de Walter A. Shewhart, que fundiam os conceitos de estatística à realidade produtiva da empresa de telefonia americana Bell Telephone Laboratories. Destaca ainda, que o pesquisador citado também propôs outra técnica de controle, que ficou famosa e é utilizada até hoje. Você deve optar pela alternativa que apresenta de forma correta a sigla desta técnica.

Resposta

PDCA- (Plan-Do-Check-Act), que direciona as atividades de análise e solução do problema

Considerando o texto adicional sobre Qualidade e Gestão: A Gestão da Qualidade Total, que você pode acessar através do Link que aparece em Conteúdo Complementar, na página inicial da Unidade 1, é possível observar que a autora denomina a gestão da qualidade total como ”GQT” e informa que a mesma ocorre em um ambiente participativo. A descentralização da autoridade, as decisões tomadas o mais próximo possível da ação, a participação na fixação das metas e objetivos do trabalho normal e as metas e objetivos de melhoria da produtividade são considerações essenciais. Você deve optar pela alternativa correta quanto ao que a autora definiu sobre o clima da organização.

Resposta

De maior abertura e criatividade leva a maior produtividade.

Observe as afirmações abaixo:

Afirmação I - Nem todos gostam de mudanças e eles farão o nosso trabalho mais difícil.

Afirmação II - Algumas vezes, é muito difícil determinar o que o cliente realmente deseja.

Afirmação III - Pode ser difícil medir a melhoria.

Afirmação IV - Talvez não tenhamos os meios necessários para alcançar nosso objetivo.

Resposta

Todas as afirmações fazem referencia a dificuldade no processo de TQC.

A qualidade e seus requisitos são um sistema e, portanto, um processo em evolução. No princípio, a prioridade era o controle, ou seja, separar os produtos que não estavam de acordo com as especificações daqueles que as atendiam corretamente. Atualmente, a preocupação é gerar a qualidade na origem das atividades, fazer certo da primeira vez. Observe a afirmação abaixo:

“A idéia é que a qualidade esteja presente na função de gerenciamento organizacional, em uma tentativa de ampliar seu foco, não se limitando às atividades inerentes somente ao controle. Incluiu-se, por exemplo, o relacionamento com os fornecedores, a liderança e apoio da alta direção, o relacionamento com os clientes e a gestão da força de trabalho, o projeto de produto e informações sobre a qualidade”. Considerando esse processo de evolução, você deve optar pela alternativa correta.

Resposta.

O processo evoluiu do TQC para o TQM.

Medição é a atividade de comparar uma quantidade com um padrão pré-definido. Através da medição podemos expressar numericamente qualidades de um objeto ou fenômeno. Sem a medição, ficamos carentes de conceitos, como por exemplo, grande e pequeno. Com a medição é possível raciocinar com mais precisão acerca das referidas qualidades. No texto sobre a fundamentação do TQC o autor observa a importância da medição em um projeto de qualidade total questionando; “Sem medir os resultados obtidos de suas atividades, como poderemos detectar as deteriorações e identificar as melhorias necessárias? Destaca cinco fases que envolve o planejamento da medição. Você deve optar pela alternativa que não contem uma destas fases.

Procurar na programação os efeitos encontrados.

...

Baixar como  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »