TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais Funções de um Sistema Operacional

Por:   •  8/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 6

1. Quais são as duas principais funções de um sistema operacional?

R: Funcionar como máquina estendida, fazendo uma interface entre o hardware e o usuário final para melhor abstração no uso, e gerenciar recursos de hardware menos óbvios ao usuário.

2. Qual a diferença entre modo núcleo e modo usuário? Por que a diferença é importante para um sistema operacional?

R: O modo núcleo é o nível onde o sistema operacional trabalha e o modo usuário é basicamente o nível onde os outros sistemas trabalham salvo algumas exceções como um antivírus e é de extrema importância que o sistema operacional diferencie os dois para não dar acessos importantes para aplicativos que devem estar no modo de usuário onde seu acesso é limitado.

3. Em um ambiente de multiprogramação e tempo compartilhado, diversos usuários compartilham o sistema simultaneamente. Essa situação pode resultar em vários problemas de segurança.

(a) O que é multiprogramação?

R: É um recurso de gerenciamento do sistema operacional que gerencia a execução de outros programas enquanto espera resposta de E/S.

(b) Quais são os dois problemas a que o enunciado se refere?

R:Basicamente, a escolha de prioridade desses programas pode causar interferência na execução e corrupção do programa, exigindo uma arquitetura especializada adequada a esse processo; Por outro lado, mesmo com a utilidade do método de multiprogramação ocupando o processamento necessário, a depuração dos resultados ainda era um problema, pois não havia análise de compilação em tempo de execução.

(c) Podemos garantir o mesmo grau de segurança em uma máquina de tempo compartilhado e em uma máquina dedicada? Explique. R:Não, pois o evento de tempo compartilhado só foi possível após a criação da técnica de multiprogramação, mas como descrito acima, esse procedimento não era inicialmente seguro. Até então, a máquina dedicada era completamente confiável pela execução unitária de cada job.

(d) Por que o tempo compartilhado não era comum em computadores de segunda geração (mainframes)? Porque este recurso veio a ser criado apenas na terceira geração.

4. Quais das seguintes instruções devem ser permitidas apenas no modo núcleo? Explique.

(a) Desabilitar todas as interrupções.

R:essa função deve ser realizada no modo núcleo pois é nele onde tem acesso a todas as aplicações que estão sendo executadas e onde pode ser ordenado .

(b) Ler o relógio de hora do dia.

R:essa função pode ser exercida pelo modo usuário pois a mesma não tem uma implicação tão drástica de pode ser alterada de forma rápida dependendo do fuso horário se encontra.

(c) Configurar o relógio de hora do dia.

R:essa função deve ser exercida pelo modo núcleo para que ele ordene corretamente algumas ordens de chamada pois alguns sistemas dependem disso.

(d) Mudar o mapeamento da memória

. R:essa função deve ser executada pelo modo núcleo porque como tem todos os acessos necessariamente tem acesso a todos os dados que estão na memória para assim realizar essa troca.

5. O problema da utilização de recursos aparece de diferentes formas, em diferentes tipos de sistemas operacionais. Liste quais recursos precisam ser gerenciados cuidadosamente nos seguintes ambientes:

(a) Sistemas de mainframe ou minicomputador.

R: Recursos de E/S, armazenamento e CPU (basicamente tudo, porque nesse caso o SO é altamente voltado a arquitetura de hardware e a integridade desse é fundamental para o funcionamento correto do SO).

(b) Estações de trabalho conectadas a servidores.

R: Memória e armazenamento, pois neste caso a integração com servidor e a sobrescrita em memória local/remota é essencial para a utilização desses sistemas.

(c) Computadores portáteis. Armazenamento e integridade de execução dos processos (Evita corrupção dos processos e consequentemente a do próprio SO).

6. Relacione algumas diferenças entre os sistemas operacionais de computadores pessoais e os sistemas operacionais de computadores de grande porte.

R:Os sistemas operacionais tem como foco normalmente no alto processamento de um grande volume de dados com um custo alto e os computadores pessoais tem um pouco custo e não tem um foco tanto no processamento e sim para ser comercial e de fácil acesso ao mercado

7. O que são sistemas monoprocessados e multiprocessados? Cite suas vantagens e desvantagens.

R: Sistemas monoprocessados são orientados a arquiteturas de apenas a um núcleo de processamento, enquanto multiprocessados podem trabalhos com varios cores paralelamente. Enquanto o monoprocessado é geralmente mais previsível em nível de

distribuição das prioridades de execução, ele tem um desempenho em tempo de resposta menor, pois tem apenas um núcleo de processamento disponível; Enquanto isso, os sistemas multiprocessados realizam o processamento de várias operações simultaneamente, mas podem sofrer inconsistências na execução paralela pelo processo de priorização.

8. Defina as propriedades essenciais dos seguintes tipos de sistemas operacionais:

(a) Batch.

R: Reunir um conjunto de jobs para serem lidos em fitas magnéticas por um computador e as fitas magnéticas passam por outro computador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com