TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução:

Este trabalho se propõe a fazer uma análise sobre os conceitos de Comportamento Organizacional, Liderança, Percepção e Comunicação, relacionando-os entre si e expondo as reflexões resultantes desta análise. Foi estruturado utilizando uma abordagem analítica e científica, baseando-se no trabalho dos mais conceituados autores sobre os temas escolhidos e pretende como resultado de seu estudo proporcionar uma visão clara e ampla sobre o assunto aos leitores.

Capítulo 1: Conceituação de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional é um campo que estuda, que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

O Comportamento Organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações, são eles: indivíduos, grupos e estrutura. Com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esses comportamentos afetam o desempenho destas organizações. Como de forma geral estas questões envolvem relações de trabalho, absenteísmo, produtividade, desempenho humano e administração. Embora haja controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, o comportamento organizacional inclui tópicos como motivação , comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processo de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

O Comportamento Organizacional vem trazer também que temos que saber lidar com pessoas de culturas diferentes, raças, sexo, deficientes, idosos, homossexuais etc. Temos que respeitar todos sem distinções e o que prevalece nas organizações é a idoneidade de cada um, o conhecimento técnico e a inteligência.

• Comparação entre dois autores sobre suas definições referente ao Comportamento Organizacional

Segundo Andrew J. Dubrin, comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre duas pessoas e a organização em si. A contribuição do autor reside na elucidação das principais metas, quais sejam: explicar, prever e controlar o comportamento.

Robbins(20002:6), já diz que Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e as estruturas tem sobre o comportamento dentro das organizações, com ao propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. O autor contribui com o estudo do comportamento organizacional em prol da melhoria da eficácia organizacional.

• Sistemas Abertos e Sistemas Fechados

Segundo Bertalanffy Sistema aberto possui fluxos de entrada e de saída, de importação e exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Já nos Sistemas Fechados não possui entrada e nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.

Segundo Vasconcelos no Sistema aberto ocorre importação de recursos do ambiente para manter-se nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex.: Chama. Já no Sistema Fechado não há input de matéria, mas com input de energia. Ex.: Termostato.

Capítulo 2: Conceito de Inovação

O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente da sua explicação. De forma sucinta, há quem considere que inovação é a exploração bem sucedida de novas ideias. É também o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como oportunidade para um negócio diferente ou serviço diferente.

Dentre as várias possibilidades de inovar, destacam-se aquelas que se referem a inovações de produtos ou de processo, são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com