TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICAS NA ESCOLA DIÁRIA

Tese: ESTATÍSTICAS NA ESCOLA DIÁRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Tese  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

ESTATÍSTICA NO COTIDIANO ESCOLAR

A Estatística no cotidiano escolar é uma ferramenta indispensável para traçar de forma objetiva os rumos que serão tomados dentro da Instituição, tanto no âmbito curricular, como na gestão escolar. A história da estatística deixa claro que sua função é estatística, ou seja, levantamento de dados em determinada população, no qual se tem um objetivo para adquirir um resultado. Este resultado pode ser: Valor absoluto; valor relativo; amostra; estimador; população; variável contínua; coleta direta e indireta.As informações estatísticas fornecem subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão.

A palavra Estatística, parece ter sido introduzida na Alemanha, em 1748, por Achenwall. A Estatística é encarada,atualmente, como uma ciência capaz de obter, sintetizar, prever e tirar inferências sobre dados.Ao longo da Idade Média e até ao século XVIII a Estatística foi puramente descritiva, coexistindo duas escolas: a escola descritiva alemã e a escola dos matemáticos sociais.Data do século XVII o início do estudo sistemático dos problemas ligados aos fenômenos aleatórios, começando a ser manifesta a necessidade de instrumentos matemáticos, aptos a analisar este tipo de fenômenos. Pode datar-se dos fins do século XIX o desenvolvimento da Estatística matemática e suas aplicações,.

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. A Estatística é uma ferramenta multidisciplinar, pois os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento humano. A Estatística, no contexto escolar,se torna uma ferramenta importante, tanto curricular, com o conhecimento que o aluno adquire sobre a sua aplicação, como na gestão escolar, onde a Estatística fornece dados para a tomada de decisões quanto aos rumos que devem ser seguidos a fim de melhorar o processo escolar como um todo.Dentro de sala de aula o Professor trabalha com a Estatística referenciando; pesquisas, tabelas, índices e entre outros.

• Estudo realizado na rede estadual de ensino da zona urbana de Pelotas/RS no ano de 1992,

O estudo estatístico foi sobre a resistencia dos alunos à disciplina de educação física.Este estudo compreendeu a base populacional de 32 escolas que possuíam 7ª série do Ensino Fundamental,totalizando 535 casos.Objetivou identificar as quais conteúdos de ensino da Educação Física os escolares apresentam maior resistência. Procurou-se, também, analisar o(s) porquê(s) dessa aversão a determinados conteúdos.

Os conteúdos de ensino presentes na Educação Física regional foram listados para que os escolares apontassem suas opiniões, com seis itens: “Nunca Pratiquei”, “Detesto”, “Não gosto”, “Sou indiferente”, “Gosto” ou “Gosto muito” Em sala de aula, os alunos responderam individualmente ao questionário.

As respostas foram divididas em três grandes categorias.A primeira engloba as respostas dos escolares que fazem referência à didática adotada durante a aula e suas conseqüências.A segunda categoria trata das questões subjetivas, que abarcam condições/idéias pessoais do aluno ou da preferência destes. A terceira categoria envolve as questões de gênero refletem o preconceito cultural da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com