TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA DE PRECISÃO

Projeto de pesquisa: ESTRATÉGIA DE PRECISÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 10

• Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Estratégia de Preço

Proº Me. Ademir Cavalheiro Leite

Tutor à distância: Noemi C.Bueno

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS

Turma: Segunda e Quarta-Feira

Tutor Presencial:

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia de Marketing da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Estratégia de Preço.

OSASCO / SP

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO

3.1 Questões iniciais

2.2 Relações Entre Custo e Preço

2.3. Relevância da determinação de padrões e políticas de preço, crédito e desconto e suas relações com o mercado.

2.4 Visita a uma Empresa

3 CONCLUSÃO

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS

1) INTRODUÇÃO

Em economia existe uma equação básica que diz que menores preços é igual a mais clientes e maior participação no mercado, Será que esta afirmação expressa realmente a verdade de mercado ou será que qualquer empresa pode assumir esta premissa e se dar bem no mercado competitivo? Será que sua empresa está capacitada para isso?

Para entrar em uma concorrência de preços e mercado, a empresa deve ter certeza absoluta de um fator, que indicará se existe possibilidade de se sair vencedor, ou simplesmente estar assinando seu atestado de óbito, sua empresa possui ampla vantagem em sua planilha de custos, sobre seus concorrentes, para que se possa baixar preços sem afetar demasiadamente sua rentabilidade e afetar seu caixa ou estoques reguladores.

Entrar em uma guerra de preços, somente é viável se você tiver absoluta certeza de que seus concorrentes não conseguirão acompanhá-lo e seu produto ou serviço não sofrerá queda de qualidade. Se você tiver a mínima dúvida sobre isto, não o faça, geralmente se uma empresa obtiver um produto exclusivo no mercado poderá trabalhar com mais facilidade a questão de preços.

Em um mundo, onde a competitividade está cada vez maior, realmente é necessário adotar estratégias para nos manter no mercado e crescermos dentro dos mercados consumidores. A estratégia do preço baixo é uma ferramenta a ser adotada somente após amplo estudo sobre as consequências que afetarão nossa empresa. Ao invés de entrar em uma guerra de preços imediata, sem estudos e sem preparação adequada, o melhor é lançar mãos de uma estratégia pouco utilizada pelas empresas, talvez por pura falta de conhecimento sobre o tema, geralmente as empresas com disponibilidade de estoques tem muito mais facilidade de se trabalhar os preços baixos no mercado “ Promoção “.

2) ESTRATÉGIA DE PRECIFICAÇÃO

Walmart “Preço baixo todo dia”

Os hipermercados do Walmart Brasil passaram a operar sob um novo modelo comercial, cuja principal característica é garantir que todos os produtos comercializados nas lojas tenham o preço original reduzido entre 5% e 20%.

Num primeiro momento, apenas dois mil produtos (dos segmentos alimentícios, limpeza, higiene e beleza) farão parte dessa estratégia. A meta é que ainda no primeiro semestre do ano a redução de preços atinja 100% dos 70 mil itens comercializados nas lojas.

Com a nova estratégia, que leva o nome do antigo slogan do Walmart, "preço baixo todo dia”, sairão de cena as promoções, como a tradicional “quinta-feira dia de sacolão”, realizadas para gerar tráfego. Segundo Marcos Samaha, presidente do Walmart no País, o objetivo é que os clientes não fiquem restritos a um dia da semana para fazer uma boa compra.

Questionado sobre a possibilidade de o consumidor sentir falta das promoções tradicionais nas lojas, o que poderia resultar no fracasso do programa, Marcos Samaha disse que "o brasileiro é inteligente e não vai comprar algo que é barato só um dia, quer comprar sempre. Além disso, o Walmart vai continuar com o antigo programa de cobrir as ofertas de seus concorrentes".

Qual o roteiro que ser seguido para que uma empresa passe a formadora de preços ?

*Analisar os produtos e serviços dos concorrentes, buscando oportunidades no mercado.

*Definir claramente quem é o cliente-alvo; buscar conhecer quais atributos ( design, embalagem, materiais, etc.)

*Analisar o cliente alvo, conhecer que o cliente deseja encontrar nos produtos ofertados.

*Criar um produto ou serviço que atenda plenamente aos desejos do consumidor;

*Fazer com que a comunicação e a distribuição estejam em perfeita sintonia com o produto e o preço, comunicando os benefícios do produto junto ao cliente alvo e facilitando sua aquisição, pela disponibilização nos pontos de venda corretos;

*Estabelecer o preço de venda e estratégia de precificação com base nas informações obtidas anteriormente.

Destacar cinco estratégias que as empresas utilizam para personalizar os produtos aos clientes.

*Criar produtos diferenciados e acessórios opcionais para criar variações de custos, que permitam um substancial aumento na margem de lucro. ( Ex. Vendedoras de veículos e planos de saúde)

*Comunicação diferenciada na comunicação do produto, como os catálogos exclusivos de vendas de produtos. ( Ex. Avon, catalogo direcionado ao publico feminino)

*Criar tabelas de preços e serviços para cliente segmentados “ Alta Renda “, ( Ex. Bancos, segmentos diferenciados aos cliente alta renda.

*Promoção em alguns pontos de venda ( Pontos Chaves ), criando uma estratégia atração de uma grande quantidade de clientes, sendo assim, criando oportunidade de vendas de todos os produtos no ponto de venda.

2.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com