TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio de Observação

Por:   •  8/6/2016  •  Abstract  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 5

ANEXO E

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO – ESTÁGIO 1

 

 A escola observada foi a ESCOLA MUNICIPAL ARTHUR ENGRACIO DA SILVA ,localizada na rua Esmeralda no bairro de Nova Floresta , Manaus –am, com o professor regente IZALDIVO COUTINHO.

1 Caracterização da Instituição em relação à Educação Básica

Organização: a Instituição funciona em três turnos, pela manhã das 07:30h às 12:00h,

pela tarde das 13:30h às 18:00h e pela noite das 19:15h às 22:30h. Possui duas

modalidades de ensino: o Regular e a EJA (Educação de Jovens e Adultos); pelo ensino

regular tem-se 11 turmas de 6º ao 7° ano pela manhã, com a média de 38 alunos por turma com a faixa etária de 11 a 14 anos ,á tarde são 11 turmas de 6° ao 9° ano

faixa etária entre 11 e 16 anos; pela EJA tem-se 6 turmas de 3ª Etapa (6º e 7º Ano) e 4ª

Etapa (8º e 9º Ano), com a média de 20 alunos por turma com uma faixa etária entre 15

e 35 anos. A Instituição possui 38 funcionários entre professores, direção, coordenação ,pedagogos, secretaria e serviços gerais(terceirizados), e não possui equipe de apoio (psicopedagogos, psicólogos ,médicos, fonoaudiólogos), Os pais dos alunos desta instituição não possuem o hábito de se dirigirem à escola com freqüência para acompanhamento dos filhos, na maioria das vezes somente se dirigem até ela quando chamados pela direção, coordenação ou professores.

Infraestrutura: a escola está localizada em um prédio municipal, ela possui poucos anos de existência,  está em boas condições, mas o mesmo, nunca teve uma reforma geral a não ser alguma pintura de ano em ano, também esta localizada em uma área de risco para os alunos por causa de muitos assaltos nessa área . O telhado é  feito com telhas de barro  e à tarde esquenta muito; o piso possui muitas irregularidades.

Algumas das salas de aula são abertas, o que não oferece segurança alguma. Em relação às salas de aula ,elas são compostas por dois ar-condicionados sendo que na maioria so um está em funcionamento o teto é forrado com forro pvc ,possui um  laboratório de informática , acesso á internet com banda larga, mas faltam muitos ambientes necessários para um bom funcionamento de uma instituição de ensino. Não possui um ambiente adequado para receber os pais, os mesmos quando vão à escola são atendidos na direção ou mesmo na sala dos professores  ,a qual também é muito pequena, e as duas salas (diretoria e sala dos professores) são pouco pequenas .possui uma biblioteca específica, mas alguns dos livros ficam juntos à um laboratório de informática que possui um bom tamanho, mais os computadores por motivos técnicos poucos funcionam. A escola possui um bom terreno, ,  possui quadra de esportes coberta, onde os  alunos realizam a Educação Física  . Não existe ume espaço apropriado para a socialização de trabalhos ou mesmo reuniões. Possui  banheiros e rampas com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais ,banheiros masculinos e banheiros femininos. A escola tem cantinas para os  seus alunos merendarem Prefeitura fornece a merenda escolar e também se tem uma cantina onde são vendidos alguns tipos de lanches. A escola possui dois data-show que são utilizados algumas poucas vezes, mas não se tem telão. O  material recebido pelos alunos da gestão pública são os livros didáticos, o fardamento é uma blusa branca já que a prefeitura ainda não forneceu, o restante é comprado com a renda familiar. A escola possui algumas verbas federais que são utilizados para alguns pequenos reparos e também para a compra de alguns materiais e equipamentos.

Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar: o PPP da escola é pautado na idéia

de que deve-se haver uma igualdade no acesso e permanência na escola, sempre manter

a qualidade no quadro de professores, pois os alunos merecem um ensino de qualidade

e também o princípio da gestão democrática; o PPP é rediscutido somente no inicio de

cada ano quando é realizado o planejamento escola anual, as alterações ou inovações

são feitas nesta reunião e são comunicadas através dela; no PPP constam eventos que

serão realizados posteriormente, como: feira de ciências, viagens, jogos estudantis, entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com