TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio matematica

Por:   •  10/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 6

 RESUMO

Este Paper tem como objetivo compreender quais as principais dificuldades dos alunos do ensino fundamental, no que se refere a relacionar o conhecimento adquirido em sala de aula, sobre regra de três, com os problemas matemáticos deste mesmo conteúdo, que eles vivenciam no dia a dia.  Sendo este o objeto de estudo, será usada como metodologia a aplicação de situações problema aos alunos, e a analise das respostas será em caráter quantiqualitativo.

Palavras-chave: Problemas matemáticos. Regra de três. Objeto de estudo.

1 INTRODUÇÃO

 A regra de três é uma área de estudos matemáticos, cuja ideia é comumente utilizada em diversas situações do cotidiano. Utiliza-se um processo prático para resolver problemas que envolvam quatro valores dos quais conhecemos três deles, quando a regra de três é simples e existem apenas duas grandezas na situação problema, quando há três grandezas ou mais, a regra de três passa a ser composta, mas também é bastante comum no nosso dia a dia.

A área de concentração deste paper é a regra de três simples e composta, com o tema; aplicação da regra de três no nosso dia a dia, e tem como objetivo, demonstrar de forma simples a aplicação da regra de três simples e composta no dia a dia.

O estagio foi realizado na escola Martinho Motta da Silveira, escola fundada no ano de 1977, na cidade de marabá - PA. Essa instituição de ensino funciona em dois turnos, matutino e vespertino. Essa instituição de ensino tem treze turmas de ensino fundamental distribuídas nos dois turnos, sendo, quatro turmas do 6º ano, três turmas do 7º ano, três turmas do 8º ano e três turmas do 9º ano.    

A média de estudantes por turma é de trinta e cinco, atendendo a um total de quatrocentos e cinquenta e cinco alunos, vale ainda ressaltar que dentre esses quatrocentos e cinquenta e cinco estudantes, nove são especiais inclusos. A instituição de ensino possui acessibilidade específica para receber estudantes com necessidade especiais.

A escola tem sete salas de aula, uma biblioteca, um auditório, um laboratório de informática, uma sala dos professores, uma sala da coordenação, uma sala da direção, dois banheiros amplos, refeitório e uma quadra poliesportiva coberta.

 

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

O que estudamos em proporção é a relação entre grandezas. E ao nos aprofundarmos um pouco nesse assunto vermos que as grandezas podem ser diretamente proporcionais, ou seja, o aumento de uma implica o aumento da outra, ou, inversamente proporcionais, isto é, o aumento de uma implica a redução da outra. Seja em quaisquer dos casos anteriores, podemos resolver grande parte dos problemas relacionados às grandezas proporcionais utilizando regra de três simples ou composta.

O conhecimento e a utilização de conceitos semelhantes à regra de três são muito antigos, tendo sua provável origem na China antiga, podendo ser observados em tempos muito distantes. Vários problemas envolvendo manipulações muito próximas do que hoje conhecemos como regra de três podem ser vistos no Papiro Rhind, documento confeccionado no Egito há cerca de 3000 anos. Mais recente que o Papiro Rhind, o livro Liber Abaci do matemático italiano Leonardo Fibonacci (11751250) revela vários problemas envolvendo a regra de três.

Apesar de sua criação ser tão remota, as aplicações relativas à regra de três são as mais variadas. Tratando da matemática utilitária, podemos dizer que a regra de três é primordial a nossa vida, pois soluciona questões corriqueiras com muita simplicidade e economia de tempo.

Problemas que envolvem Regra de três estão presentes no nosso cotidiano, basta nos atentarmos um pouco sobre as nossas atividades do dia a dia, como por exemplo, ao comprar um produto qualquer em um supermercado, conhecendo o valor da unidade, ou quilograma etc. podemos calcular através da regra de três, o valor de varias unidades ou quilograma daquele mesmo produto.

Regra de três é o processo destinado a resolver problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. Assim, se em um dado problema temos grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, podemos utilizar regra de três simples ou composta para resolver o problema dado SOUSA, PATARO (Vontade de Saber Matemática pag 176).

Um dos grandes desafios de professores de 7º ano é tratar do tema “proporcionalidade” com seus alunos, tentando garantir uma eficiente aprendizagem. Apesar de muitos livros atuais não tratarem mais do assunto, é nessa faixa etária que o conteúdo é proposto no currículo escolar. O tópico proporções é ensinado através da Regra de Três. Pesquisando alguns exemplares atuais de livros didáticos do Ensino Fundamental, isto se torna perceptível: os autores iniciam a discussão do tema, sempre remetem às grandezas (diretamente e inversamente proporcionais) seguidas da Regra de Três. Ainda há autores que tratam apenas da Regra de Três simples, nem mencionando a Regra de Três composta.

Quando tratada nos livros didáticos, a Regra de Três é apresentada como um simples algoritmo, o que possivelmente resultará inútil se o aluno não souber como analisar uma situação-problema em que lhe seja possível aplicar o algoritmo aprendido. (CARRAHER ET AL, 1986, p. 376)

O tema regra de três deveria ser abordado, não de maneira superficial, mas de maneira mais profunda, visto que, situações envolvendo esse tipo de problema estão presentes no nosso dia a dia, e também será um conhecimento necessário para prosseguir na vida estudantil, tanto no restante do ensino fundamental quanto também no ensino médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com