TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Matemática Uninter

Por:   •  14/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  4.917 Palavras (20 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 20

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ROLIELSON BARBOSA DE OLIVEIRA, RU: 1341007, TURMA: 2016/02

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – OBSERVAÇÃO E PRÁTICA: SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

AFUÁ

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ROLIELSON BARBOSA DE OLIVEIRA, RU: 1341007, TURMA: 2016/02

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental: planejamento de aulas e docência, apresentado ao curso de Licenciatura em Matemática à distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutor Local: Patrícia Oliveira Alves

Polo de Apoio Presencial: Macapá-AP

                     

AFUÁ

2017

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO.............................................................................................

04

2

ESCOLA ESTAGIADA................................................................................

06

2.1

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA..............................................

06

2.2

CONCEPÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA...................................................

06

2.3

DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.....................................................................................

09

2.3.1

Caracterização estrutural..........................................................................

09

2.3.2

Caracterização dos profissionais que atuam na escola........................

09

2.3.3

Caracterização das turmas estagiadas....................................................

10

2.3.4

Perfil do Professor observado durante o Estágio Supervisionado......

11

2.3.5

Descrição das aulas observadas/ministrada..........................................

12

2.4

PLANO DE AULA........................................................................................

13

3

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................

17

REFERÊNCIAS...........................................................................................

19

1 - INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é um dos componentes curriculares obrigatórios para a obtenção do diploma no curso de Licenciatura em Matemática, pois se trata de um elemento relevante para a formação inicial do Licenciado em Matemática ao aproximá-lo do contexto em que atuará futuramente. A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96 determina essa exigência. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática. O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Áurea, no período de 09 de outubro de 2017 a 27 de outubro de 2017, pelo aluno Rolielson Barbosa de Oliveira.

Os objetivos do Estágio Supervisionado são: criar ambiente favorável à construção de identidade profissional do futuro educador, tendo em vista o contexto político e sociocultural em que a prática docente se desenvolve; investigar a realidade educacional das séries finais do ensino fundamental por meio de levantamento de dados e informações sobre a instituição de ensino concedente, inclusive sobre o contexto político e socioeconômico em que está inserida, a fim de se obter uma visão do conjunto das necessidades e problemas do campo de estágio e possibilidades de intervenção; analisar os objetivos e as finalidades do ensino de Matemática séries finais do ensino Fundamental; refletir sobre abordagens metodológicas e recursos à aprendizagem para o ensino de Matemática séries finais do ensino fundamental, à luz das orientações curriculares, bem como, da literatura da área de Educação Matemática; revisitar alguns conteúdos matemáticos desenvolvidos nas séries finais do ensino fundamental com o objetivo de evidenciar e integrar conhecimentos da ciência de referência e conhecimentos pedagógicos, favorecendo a construção do conceito de transposição didática; analisar estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem Matemática nas séries finais do ensino fundamental, considerando-a como uma componente orientadora do ato pedagógico; elaborar e executar intervenções diversificadas no campo de estágio. O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Internacional Uninter, da disciplina Estágio Supervisionado – Observação e Prática: Séries Finais do Ensino Fundamental.

Logo, justifica-se tal importância desse estágio por acreditar que é um importante processo de aprendizagem, pois se vivencia a campo os conhecimentos teóricos estudados correlacionando-os com as práticas observadas em sala de aula estagiada. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. O estágio tem como foco fundamental o contato com a realidade educacional.

A metodologia utilizada durante o estágio foi à observação, à docência em sala de aula e a pesquisa nos documentos da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (317.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com