TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica na Escola

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 4]

Origem dos recursos para execução do Orçamento Público e definição da parcela vinculada à educação.

Neste Módulo pode percebe quais as fontes dos recursos da educação, como e realizado a elaboração do Orçamento da União e a forma é realizado o planejamento e o Orçamento nas escolas públicas.

Os fatos que me chamaram a atenção foram: a captação de recursos para investimento na educação, que é feita através dos tributos (impostos, taxas e contribuições). Esses recursos são utilizados para o atendimento das funções da administração pública por meio dos entes federados.

O fato de CF (Constituição Federal) está sempre oscilando em relação à educação, em determinado momento determina que seja investido uma porcentagem na educação em outro diminui, depois aumenta. Na LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional) em artigo 68, diz quais serão os recursos destinados para a educação. No entanto, apesar de existir um planejamento para investir os recursos públicos, percebemos que em todos os momentos ao longo dos anos, à educação nunca foi assistida de forma integral. De acordo a constituição a educação é um direito social e o Estado junto com a família tem o dever de promovê-la e incentivá-la com a colaboração da sociedade para desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e o preparo para o trabalho. Os entes da federação (União, Estado, Distrito Federal e Municípios) trabalham em colaboração para prover a educação de qualidade, cada um deles tem sua área de atuação prioritária, porém quando um não consegue os demais devem ajuda-lo.

Por tanto, temos que ficar sempre atento e cobra das autoridades competentes o investimento correto dos recursos destinado á educação, pois eles já são poucos e se não forem empregados corretamente e com planejamento, o ensino escolar nunca será de boa qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (364.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com