TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOGEBRA: Unidades de aprendizagem na formação estatística do professor de matemática.

Por:   •  24/8/2022  •  Monografia  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 5

Nome do cursista: Jorge Iran Conceição Ferreira

Título do Projeto: GEOGEBRA: Unidades de aprendizagem na formação estatística do professor de matemática.

O presente projeto foi desenvolvido na cidade de Rio Grande – RS, na Universidade Federal do Rio Grande – FURG em duas oportunidades entre os meses de maio e junho de 2019 durante as aulas de uma turma da disciplina de Análise Exploratória de Dados do curso de Licenciatura em Matemática.

O desenvolvimento deste projeto se deu nos dias 27 de maio e 10 de junho, com 4 períodos em cada encontro, todos realizados em uma sala de informática do prédio 02 da referida universidade, sala esta que conta com 40 computadores e teve a participação de 45 alunos com idades variadas entre 19 e 50 anos, sendo composta por uma maioria de jovens graduandos.

O desenvolvimento deste projeto foi motivado pelo uso das tecnologias na educação, pois é sabido que as tecnologias ampliam as possibilidades do aprendizado para os alunos e também se percebe que há uma necessidade de maior formação e capacitação de professores para a sua utilização.

Nessa perspectiva, com o intuito de conhecer mais sobre o uso da tecnologia no ensino, em especial no ensino da Estatística, ao final de minha graduação, interessei-me em desenvolver a pesquisa do meu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, a partir da construção de uma proposta pedagógica utilizando o software matemático Geogebra. E agora, neste projeto, busco dar continuidade ao meu trabalho objetivando aprofundar as investigações acerca do uso das tecnologias para o Letramento Estatístico.

Sendo assim, este projeto foi idealizado de forma a fomentar a ação conjunta de professores e estudantes na realização das atividades, onde os alunos não são meros ouvintes e sim realizadores, agentes transformadores da realidade escolar, trazendo para a sala de aula suas inquietações e buscando por meio do trabalho em conjunto o aprendizado da estatística e do uso das tecnologias.

Assim, o objetivo principal deste projeto foi compreender como licenciandos do curso de Matemática percebem as contribuições da tecnologia, a partir do uso do software Geogebra, para o desenvolvimento do Letramento Estatístico.

Desta forma, buscou-se identificar quais conceitos estatísticos estão presentes nas disciplinas obrigatórias de Estatística, do Curso de Licenciatura de Matemática, em seguida, foi desenvolvolvido, com o apoio do software Geogebra e junto aos licenciandos de Matemática, uma proposta pedagógica que contemplou os conceitos identificados no curso de Licenciatura em Matemática.

Ainda, após a aplicação do projeto, o trabalho continua com uma análise das narrativas dos licenciados em Matemática acerca de suas percepções quanto ao uso da tecnologia e quais as suas contribuições para o Letramento Estatístico.

À vista disso, para dar início a realização deste projeto, houve uma conversa com a turma. Neste momento aconteceu a apresentação do professor, falando um pouco sobre a sua trajetória de vida, tanto no trabalho sempre atrelado ao uso do computador, como também enquanto graduando do curso de Licenciatura em Matemática e suas expectativas quanto ao uso das tecnologias na sala de aula. Neste momento houve também uma explicação detalhada sobre os objetivos do projeto.

Durante esta conversa já foi possível perceber que os alunos, futuros professores, estavam atentos às explicações que eram dadas e estavam ávidos a participar ativamente das etapas e a alcançar as metas do projeto.

Foi neste momento que se explicou à turma como aconteceriam nossos encontros e como se desenvolveriam as fases do projeto. Assim, o projeto foi se desencadeando, passo a passo, de forma segura e participativa.

Sendo assim, o passo inicial no desencadear do projeto foi a exposição ao grupo que, por meio do trabalho com uma metodologia de Unidades de Aprendizagem, os alunos se reuniriam em grupos e escolheriam um assunto que lhes trouxesse inquietude para gerar um questionário que seria posteriormente aplicado aos outros grupos participantes.

Foi explicado aos participantes da atividade que o intuito principal na criação destes questionários seria a coleta de dados quantitativos e qualitativos que posteriormente seriam analisados estatisticamente com o uso do software matemático Geogebra.

Como em qualquer trabalho de grupo, aconteciam momentos em que se percebia que alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com