TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação de sistema de gestao ambiental

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.712 Palavras (11 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 11


[pic 1]

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

Polo Recife

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA – PROINTER II

Relatório Final

(Pizzaria e Hamburgueria Nordestina)

Implantação de Sistema de Gestão Ambiental

Tutor presencial: Sidney Santana

(Tecnologia em Gestão Financeira)

Carlos Eduardo Alves Rosa – RA 4828530532 – Tecnologia em Gestão Financeira

Edvaldo Ferreira Da Silva Filho RA 4828518277—Tecnologia em Gestão Financeira

Ricardo Silva Santana  RA 4831532513—Tecnologia em Gestão Financeira

Cosmo Barros Do Nascimento RA 2096631563—Tecnologia em Gestão Financeira

RECIFE

2015

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA – PROINTER II

(Pizzaria e Hamburgueria Nordestina)

Implantação de Sistema de Gestão Ambiental

Relatório Final para obtenção de nota parcial do Projeto Interdisciplinar relativo às disciplinas do 2º semestre de Cursos Tecnólogos.

RECIFE

2015

RESUMO

Conforme observação e análise realizada pelo grupo, chegou-se a conclusão que a empresa Pizzaria e Hamburgueria Nordestina, a qual atua no mercado de lanches, apresenta sérios problemas relacionados a questão ambiental. É notório que o óleo para fritar seus alimentos é o único que tem uma destinação adequada para os padrões ambiental. Para proporcionar a seus clientes e funcionários uma ideia de sustentabilidade continua, sugerimos a imediata implantação de um sistema de gestão ambiental que envolva toda empresa. Embora o óleo tenha uma destinação adequada, foi verificado que esse processo precisa ser melhorado, elevando-o para um grau maior de responsabilidade ambiental. Os custos com gastos com água potável são muito alto, por isso identificamos a necessidade de um investimento em um sistema de reutilização de água devido a grande necessidade de lavagem dos ambientes físicos e, também dos equipamentos. Para minimizar os desperdícios com água, enquanto o projeto de reutilização de água esteja pronto, indicamos a lavagem ecológica, como uma utilização de água em menor quantidade para de forma imediata ser implantada e com isso diminuir os custos nesse setor. Uma observação que chamou muito atenção do grupo foi a grande quantidade de sacolas plásticas  e  papel utilizados na empresa e que não possuía um plano de reciclagem desse material, sugerimos a diminuição desses materiais e em casos específicos, a substituição por materiais que agridam menos o meio ambiente. O sistema de gestão ambiental elaborado pelo grupo foi muito bem aceito por todos da empresa, do funcionário ao gerente e até o proprietário. Uma das principais dificuldades enfrentadas foi na mudança de hábitos de todos na empresa, porém, o desejo de contribuir com o meio ambiente e o melhoramento  na qualidade de vida contagiaram todos a contribuir com o sucesso do sistema.

Sumário

INTRODUÇÃO        

ALVO DO PROJETO        

CONTEXTUALIZAÇÃO        

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL        

DESENVOLVIMENTO  E  IMPLEMENTAÇÃO        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

Demonstramos no processo da pesquisa alternativas o quanto podem contribuir e melhorar os processos existentes em relação  à  sustentabilidade ambiental. O estudo da pesquisa traz uma metodologia simplificada para ser implantada no cotidiano das atividades da Pizzaria e Hamburgueria Nordestina.

Temos ciência que as citações do projeto requer investimento, mas indicamos alternativas de baixo custo com aplicação imediata como reutilização de água podem trazer uma enorme economia a curto prazo. Como tratado em foros mundiais, adotar métodos sustentáveis é uma questão de necessidade pública e as empresas cada vez mais busca por classificação no mercado e aumentando sua credibilidade com seus clientes.

Por muitas vezes no processo de pesquisas nos levamos a perguntamos se seria viável para empresa arcar com todos os custos desse investimento, chagamos a conclusão que a importância com o meio ambiente está acima de qualquer juízo de valor e que os ganhos a médio e longo prazo serão incalculável, agregando valores éticos relativos a sustentabilidade.

É notório que as empresas que investem em processos ambientais possuem um serviço diferenciado e cada vez mais o mercado busca empresas que contribuíam  na  melhoria do meio ambiente.

ALVO DO PROJETO

Foi observado que essa empresa trabalha com uma grande quantidade de óleo para fritar seus alimentos, e que esse é o único que tem uma destinação adequada para os padrões ambiental. Também foi evidente a grande necessidade da utilização de água para limpeza dos alimentos e equipamentos, mas também um grande desperdício dela, gerando perdas financeiras.  Outras coisas que chamaram a atenção do grupo foi o enorme volume de sacolas plásticas e papeis nas entregas dos produtos.  

O descarte de óleo no ambiente gera a impermeabilização do solo, causando danos ambientais e colocando em risco a vida de diversas comunidades em períodos de chuvas torrenciais e enchentes. Além disto, ao passar pelo processo de decomposição junto a outras matérias orgânicas, gera formação de metano que possui mau cheiro e é o principal gás do aquecimento global.

O meio ambiente vem sofrendo várias agressões através do homem. Suas ações para favorecer interesses pessoais e econômicos ocasionam desmatamento, extrações excessivas de recursos naturais, contaminações de solo, água e ar, entre outros problemas socioeconômicos. Hoje, cada vez mais, a sociedade sofre essas consequências através do desequilíbrio ambiental, com chuvas ácidas, efeito estufa, solo infértil, escassez de água, privando-se do bem-estar físico e psicológico. As respostas da natureza estão cada vez mais agressivas e desesperadoras, sendo que poucas pessoas tem consciência de seus atos e responsabilidade para amenizar tais danos ambientais. Uma das maiores consequências percebidas hoje em dia, é a escassez de água que causam desenfreados conflitos entre nações. A principal causa do problema é sua distribuição desigual. O Brasil é privilegiado, pois concentra 12% de água doce disponível no mundo, porém não é suficiente para suprir as necessidades dos cidadãos, devido à poluição e uso inadequado desse bem tão valioso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (333.7 Kb)   docx (170.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com