TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas de Metrologia

Por:   •  29/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

IFPI

NOME

NOME

NOME

NOME

NOME

NOME

Titulo

Subtitle

CIDADE, ANO

NOME

NOME

NOME

NOME

NOME

NOME

TITULO

SUBTITLE

CIDADE, ANO

RESUMO

  1. INTRODUÇÃO

Medir é o procedimento experimental pelo qual o valor momentâneo de um mensurando, que é o objeto de medição, é determinado como um múltiplo e/ou uma fração de uma unidade, para exprimi-la. Torna-se necessária, amplo reconhecimento internacional da unidade, para assumir caráter universal.

Para haver uma medição segura, é coletado um grande número de amostras, e, para designar um valor mais justo se é utilizado a média aritmética que consiste à somatória de todos os valores coletados e divididos pelo número de dados coletados, onde “F” é a frequência dos dados, “X” são os dados e “n” é o número de dados, de acordo com a equação 1, logo abaixo (TRIOLA, 7ed).

[pic 1]

Sendo a tendência uma estimativa do erro sistemático, onde é determinada por medições repetitivas de um mensurando cujo valor verdadeiro é conhecido. Quanto mais medições, melhor será a estimação do erro sistemático. A tendência (Td) é designada pela equação 2, onde “Xm” é a média e “VVC” é o valor verdadeiro convencional, que é uma estimativa próxima do valor verdadeiro do mensurado.

 

[pic 2]

Mensurar o nível de incerteza de medição, é importante, já que ela representa a intensidade do erro aleatório do sistema de medição. Quando se trata de uma incerteza padrão voltada para a amostra, é utilizado o desvio padrão amostral (µ), onde “Xi” são os dados, “Xm” é a média dos dados, “n” é o número de dados e “n-1” é o grau de liberdade, expressos na equação 3.

[pic 3]

 À repetitividade deve ser associada uma probabilidade, que representa as chances de que o valor do erro aleatório esteja dentro da faixa, da qual o erro aleatório é esperado. Geralmente a probabilidade adotada é de 95,45%, que corresponde a dois desvios padrões. O coeficiente t de Student, que é o fator de abrangência, depende da probabilidade adotada e do grau de liberdade. De acordo com a equação 4, tem-se “t” fator de Student e o desvio padrão “µ”.

[pic 4]

O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor. Pode-se medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa. Possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (552 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com