TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa qualitativa e quantitativa

Por:   •  2/8/2018  •  Dissertação  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar – CCTA
Disciplina: Metodologia Científica – 2017.2
[pic 1]

PESQUISA QUALITATITVA E QUANTITATIVA


Pesquisa Qualitativa

O método quantitativo é conclusivo, e tem como objetivo quantificar um problema e entender a dimensão dele. Em suma, esse tipo de pesquisa fornece informações numéricas sobre o comportamento do consumidor.

A pesquisa qualitativa é subjetiva, reúne dados selecionados de uma pequena amostragem que são de forma de narrativa, como diários, questionários abertos, entrevistas ou observações que não são codificadas usando um sistema numérico, fornecendo informações sobre o problema e ajudando a desenvolver ideias ou hipóteses para pesquisas quantitativas. Outra característica do método é ser flexível e apenas especificado em termos gerais antes do estudo.

Esse método pode ser aplicado quando você não tem nenhuma informação ou dados a respeito do assunto a ser pesquisado ou o objetivo é avaliar a situação à uma escala nominal, sem demarcações de pontos claros. Ou seja, a pesquisa qualitativa é a melhor opção quando não se tem uma hipótese definida e o objetivo é explorar o comportamento de um grupo para então definir um problema e desenvolver uma abordagem apropriada.

Uma pesquisa desse tipo sempre vai seguir um guia semiestruturado para garantir que todos os tópicos considerados serão abordados e os participantes são estimulados para explicar as motivações e razões por trás do seu comportamento.

Os dados obtidos são analisados durante a pesquisa e envolvem o uso de observação e comentários para se chegar a uma conclusão. Essas conclusões são revisadas de forma continua, portanto provisórias.

Pesquisa Quantitativa

A pesquisa quantitativa é conclusiva e tem como objetivo quantificar um problema e entender a dimensão dele, coletando dados numéricos que apontaram preferências, comportamentos e outras ações dos indivíduos que pertencem a determinado grupo. Ela é usada para o tamanho de um mercado, segmentos de mercado, influência de marcas, frequência de compra ou comportamento, níveis de distribuição etc.

Os dados coletados por meio deste método impactam diretamente na tomada de decisão, bem como aqueles fornecidos pela pesquisa qualitativa. Entretanto, na prática, podem expressar melhor as informações a serem apresentadas, principalmente quando o objetivo é se convencer sobre algum direcionamento. Para isso pesquisar anteriores sobre o assunto, por exemplo, são necessárias e conceitos a mensurados não podem ser ambíguos.

Por conta da sua natureza estatística, o tamanho da amostra é muito importante para a pesquisa quantitativa e deve ser definido com bastante cuidado. Isso porque a pesquisa quantitativa gera métricas precisas que se baseiam em uma amostra determinada — podem, inclusive, ser replicadas para o universo estudado como um todo.

Nesse tipo de pesquisa a um afastamento do pesquisador e o foco é testar uma teoria e obter resultados concisos e limitados, não a grande abertura para interpretações. São usados questionários estruturados com a maioria das perguntas fechadas em que os participantes selecionem a penas uma das opções.

As conclusões e generalizações, nas pesquisas quantitativas, são formuladas no final do estudo e declaradas com um grau de certeza predeterminado.

Considerações

O formato e o método da pesquisa serão decididos com base no objetivo. Por isso, é preciso considerar o tipo de relatório final que precisa ser gerado, pois métodos diferentes geram relatórios diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com