TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AMBIENTE DE TRABALHO E A MANUTENÇÃO

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.753 Palavras (16 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

O AMBIENTE DE TRABALHO E A MANUTENÇÃO

Devaney Cristina Lima Cardoso

Orientador: Profa. Erika Gambeti Viana

RESUMO

É muito comum as organizações desenvolverem controles que abrangem os riscos intrinsecamente ligados a atividade exercida pelo trabalhado, porém a manutenção dos ambientes e/ou equipamentos onde as atividades são desenvolvidas no que tange a integridade física e/ou estrutural dessas entidades são comumente ignoradas gerando condições inseguras tanto à saúde quando à segurança dos trabalhadores. O mapeamento desses aspectos e a inclusão dos mesmos no plano de segurança agregam valor à sustentabilidade das organizações e à saúde e segurança do trabalhador.

Em nossa abordagem ressaltamos o papel da manutenção sob a ótica de “condições inseguras”, ou seja, o quanto a manutenção executada de forma segura, consciente, regular e sistemática é essencial para manter um ambiente seguro.

Assim queremos avaliar a relação que podemos atribuir entre a manutenção e a segurança do trabalhador, identificar os riscos, seu potencial para afetar o trabalhador e formas de mitigá-los. Realizamos ainda uma abordagem sob a aplicação das normas regulamentadoras e suas recomendações.

Palavras-chaves: Comunicação de Risco; Organizações; manutenção; integridade.


ABSTRACT

It is very common for organizations to develop controls that cover the risks intrinsically related to the activity carried out by the worker, but the maintenance of the environments and/or equipment where the activities are carried out as regards the physical and/or structural integrity of these entities are commonly ignored, generating conditions health and safety of workers. The mapping of these aspects and their inclusion in the safety plan can add value to the sustainability of organizations and the health and safety of the worker.

In our approach, we focus on the role of maintenance from the viewpoint of "unsafe conditions", ie how maintenance performed safely, conscientiously, regularly and systematically is essential to maintaining a safe environment.

In this way, we want to evaluate the relationship that can be attributed to maintenance and worker safety, identifying the risks, their potential to affect the worker and ways to mitigate them. We also carry out an approach under the application of regulatory standards and their recommendations.

Key Words: Preliminary Risk Communication; Organizations; maintenance; integrity.

Devaney Cristina Lima Cardoso

Orientador: Profa. Erika Gambeti Viana


  1. INTRODUÇÃO

No âmbito da Segurança do trabalho um dos aspectos relevantes a considerarmos são as condições que se referem ao ambiente físico como edificações, máquinas e equipamentos nos quais as atividades laborais são desenvolvidas, estas condições quando negligenciadas podem gerar o que tratamos tecnicamente como “condição insegura”.

A partir desta ótica e considerando a realidade identificada em várias instituições observa-se que a falta de preocupação quanto à manutenção de edificações e máquinas pode gerar prejuízos diversos, enquanto a implantação e prática de um bom programa de manutenção preventiva trazem benefícios diretos para as organizações.

Um sinistro ocorrido gera impactos em diversos aspectos de uma organização, como por exemplo:

  • Perda da credibilidade;
  • Prejuízo humano;
  • Clima insatisfatório no ambiente de trabalho;
  • Prejuízo financeiros.

Em contrapartida o entendimento e conhecimento a respeito do grau e natureza dos perigos que ameaçam as organizações através da Comunicação e registro do Risco é importante para a conscientização de todos, e assim adotarem procedimentos e práticas organizacionais com a finalidade de trabalhar os riscos, a fim de evitar que se tornem algo maior e prejudicial a todos os envolvidos.

Não é comum na literatura técnica referente à engenharia de segurança no trabalho a abordagem focada sobre o tema manutenção do ambiente de trabalho, o que buscaremos demonstra especificamente em capitulo posterior deste documento, no entanto entendemos que sua relevância merece destaque.

Já ao se buscar no histórico real de acidente não é raro encontrarmos noticias que reportam a falta de manutenção como sendo uma das causas que levaram a ocorrências de acidentes:

[pic 3]

Fonte: http://www.causaoperaria.org.br/blog/2017/12/05/falta-de-manutencao-em-frigorificos-causa-mais-de-40-acidentes-com-amonia-neste-ano/ (Acesso em 11 mar. 2018.)

[pic 4]

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2017/08/16/interna_gerais,892227/sindicato-denuncia-falta-de-manutencao-na-gerdau-explosao-matou-dois.shtml (Acesso em 11 mar. 2018.)

[pic 5]

Fonte: http://construcaomercado17.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/96/maioria-de-acidentes-prediais-e-causada-por-falha-de-manutencao-281840-1.aspx (Acesso em 11 mar. 2018.)

Em um de seus artigos publicado em 2012 em seu blog a NRFACIL ao abordar o tema e referir-se a diversos acidentes conclui que os mesmos “...demonstraram que o fator comum tem sido sempre a falta de manutenção ou manutenção inadequada....” e afirma que “Os profissionais de SST devem estar atentos à questão da manutenção como um dos itens prioritários na Gestão de Riscos...”

De fato, que ainda nos dias de hoje é perfeitamente aceitável questionar-se: A manutenção da integridade física e estrutural do ambiente de trabalhão está realmente sendo considerada no que tange a segurança e saúde do trabalhador?

Todos os trabalhadores da instituição conhecem os riscos aos quais estão expostos no seu dia a dia?

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Histórico da manutenção

Inúmeras publicações discorrem a respeito do histórico da manutenção no mundo, onde podemos observar separadamente o avanço da manutenção industrial (equipamentos e instalações) e da manutenção predial evoluindo de forma bastante diferenciadas no que tange a velocidade e a relevância dada pelo mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (666.6 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com