TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Big data no E-commerce

Por:   •  15/10/2021  •  Artigo  •  3.200 Palavras (13 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

 CAMPINAS

 

 

 

Alexandre Vieira Bellon

Gabriel Pavan Rossi  

João Pedro Brocenschi Valentim

 

O uso do Big Data dentro do E-commerce: um estudo de caso na empresa Pharmatura Ind. de Cosméticos Ltda 

  

 

 

 

        CAMPINAS

        2021

Alexandre Vieira Bellon

Gabriel Pavan Rossi  

João Pedro Brocenschi Valentim

  

 

 

O uso do Big Data dentro do E-commerce: um estudo de caso na empresa Pharmatura Ind. de Cosméticos Ltda

 

 

 

 

Tarefa apresentada ao curso de Tecnologia da Informação e Comunicação na Engenharia de Produção para o período do 1º semestre de 2021

Prof. Ms. Massaki de Oliveira Igarashi

 

 

CAMPINAS

2021

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        5

2.1 ANÁLISES E PERCEPÇÕES DA TEORIA DO BIG DATA        5

2.2 E-COMMERCE E SUA ASCENSÃO        7

2.3 BIG DATA NA ÁREA DO E-COMMERCE        8

2.4 A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES RELACIONADA A PRIVACIDADE NO FORNECIMENTO DE DADOS NO E-COMMERCE        10

3.        APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS        11

4.        CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS        13


LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Cases de sucesso com a implantação do Big Data no E-commerce        7

  1. INTRODUÇÃO

        O estudo do Big Data tem sido cada vez mais presente e importante com o avanço tecnológico, as organizações passaram a lidar com um volume maior de dados o que impacta diretamente nas tomadas de decisão e nos resultados. O uso de forma correta desta tecnologia, possibilita uma análise de dados de diversas fontes distintas, e que, ao longo dos anos vêm ganhando força dentro do mercado.

        Sistemas relacionados ao Big Data têm adquirido cada vez mais importância nos negócios nos últimos anos, pois as organizações necessitam cada vez mais analisar dados abundantes e variados (Chen, Chiang & Storey, 2012). As novas tecnologias e ideias, originadas da grande quantidade de dados e análises de Big Data promovem inovações em tecnologias, produtos, na gestão e na estratégia das organizações (Zhang, Chen, & Li, 2013).

Diante de todas estas vantagens que a ferramenta do Big Data oferece às organizações, um fator primordial para o sucesso, está atrelado ao uso de forma correta e coerente da ferramenta, uma vez que, a empresa detentora desta ferramenta, possui uma vasta informação pessoal de cada cliente.

        O contexto atual de pandemia, reforça a ideia de que a tecnologia faz parte de nossa vida de forma recorrente. O E-commerce foi o principal aliado desta situação, ja que teve uma crescente espantosa no ano de 2020 e segue aumentando no ano de 2021. As pessoas estão recorrendo cada vez mais aos meios tecnológicos para sanar suas necessidades e vontades.

        Nesta apresentação do uso do Big Data no E-commerce, será tratado a possibilidade de uma melhor tomada de decisão perante seus clientes e potenciais clientes, além de apresentar as vantagens e desvantagens que a ferramenta de análise de dados pode trazer.

        Contudo, o presente trabalho foi orientado através de pesquisas primárias que trazem consigo algumas análises e percepções da teoria do Big Data e seu uso de forma ética, além de ser recorrente dentro da área do E-commerce, explicando o crescimento de ambos e atrelando-os ao contexto atual de pandemia.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

        O referencial teórico da presente pesquisa foi estruturado a partir dos estudos das diferentes análises e percepções da teoria do Big Data e seu uso no campo de atuação do E-commerce. A primeira parte do estudo, baseou-se em estruturar uma melhor compreensão do tema, entendendo o seu funcionamento e os diferentes nichos em que a tecnologia do Big Data pode ser aproveitada. A partir do melhor entendimento do tema, o presente estudo foi direcionado à área de atuação do E-commerce, explicando a sua ascensão nos últimos anos e como as empresas possuem grande responsabilidade, uma vez que, armazenam uma vasta quantidade de informações de seus cliente, em suas bases de dados.

2.1 ANÁLISES E PERCEPÇÕES DA TEORIA DO BIG DATA

        Em decorrência dos avanços tecnológicos e da globalização alcançada no século XXI, vencer a resistência ao uso da tecnologia se torna cada vez mais necessário. A eficiência das redes de comunicação e a democratização do acesso instantâneo à informação facilitou o desenvolvimento do comércio internacional e o crescimento de empresas que podem ser controladas remotamente. Através da incorporação de computadores e smartphones na rotina da população, as distâncias foram encurtadas e, por consequência, o alcance de pessoas faz-se cada vez mais pulverizado, aumentando a diversidade e o volume de dados de setores relacionados a tecnologia da informação e comunicação.

        Com a explosão de dados na internet, a necessidade de armazenar e processar informações é de extrema importância para compreendê-las e tomar decisões mais assertivas. Diante dessa problemática surge o Big Data (CITAÇÃO - DEFINIÇÃO DE BIG DATA).

        Todos os tipos de sociedades tem usado essa ferramenta, tanto a iniciativa privada de empresas quanto os organismos internacionais. Um exemplo atual de utilização do Big Data Analytics pode ser evidenciado pelas medidas de controle de fronteira, identificação e contenção de casos de COVID-19, assim como a alocação de recursos, em Taiwan. Segundo Wang (2020, p. 2) “Taiwan é um exemplo de como uma sociedade pode responder rapidamente a uma crise e proteger os interesses de seus cidadãos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com