TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tecnólogo em Segurança Pública e Social

Por:   •  19/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

 AVALIAÇÃO PRESENCIAL 1 (APx1) – 2021.1

Consórcio CEDERJ

Curso: Tecnólogo em Segurança Pública e Social

 Disciplina: Estatística Aplicada à Segurança Pública

        Questão 1 (5,0 pontos)

        De onde vêm os dados sobre segurança pública? Cite e descreva as principais fontes de estatísticas criminais oficiais.

        Vale lembrar que as instituições de segurança pública tem grandes dificuldades em colher dados estatísticos, que além da dificuldade da área em implementar metodologias em campo de pesquisa, enfrentam também a gestão pública que não é adepta à cultura da informação.

        Agora para colher dados confiáveis sobre criminalidade, violência e segurança pública, é por meio de pesquisas amostrais, dos registros de ocorrência feitos nas delegacias, das declarações de óbitos e dos dados administrativos das instituições.

        As pesquisas amostrais são as pesquisas de campo que são feitas com pequenos grupos de modo que se obtenha uma imagem estatística daquilo que se deseja saber da região.

        Os registros de ocorrência são procedimentos administrativos que busca colher informações das vítimas e testemunhas na hora da representação do crime, mas, os registros algumas vezes não são precisos devido a grande quantidade de subnotificação, que são os crimes cometidos sem queixas.

        As certidões de óbito, são documentos de emissão obrigatória que indica alguns dados interessantes, dentre eles, o motivo da morte, e podem ser utilizadas como fonte de estatística.

        Tem um setor administrativo das instituições de se segurança pública que detém informações importantes como recursos humanos e materiais, custos e outros conhecimentos importantes para controle. Essa também é umas das fontes confiável.

        Questão 2 (5,0 pontos)

        Apoiando-se na figura abaixo, reproduzida de Lima e Borges (2014, p.222), discuta a pertinência de se utilizar as estatísticas criminais oficiais para mensurar a criminalidade em um dado território.

        Esses componentes ajudam bastante, para uma operação voltada ao reconhecimento de um desempenho preventivo de monitoramento da criminalidade e demandam, por sua vez algumas alterações nos padrões organizacionais vigentes nas instituições policiais.

        Quando são utilizados os dados para o planejamento da atividade policial é uma questão considerável, pois com esses planejamentos ocorre uma alteração significativa em seu modelo de atuação, marcado pela inteligência, proatividade e prevenção.

         A mudança envolve diversos aspectos, como a cultura profissional, modelo organizacional e persistência de um modelo reativo de policiamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (29.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com