TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Identitários No Contexto Escolar

Por:   •  10/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E REALIDADE

ACADÊMICO: REMMYLLE DA SILVA MARINHO

PROCESSOS IDENTITÁRIOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Hoje em dia há de se pensar no papel da escola e os processos identitários que coincidem sobre as novas possibilidades do ser aluno, sobre tudo se pensarmos na incidência de novos meios socias e seus impactos no ambiente escolar. Desse modo é necessário vermos as condições culturais, medidas tanto pela tecnologia quanto pela influência em formas de definir a identidade de um ser humano. Os processos identitários tem-se como pressuposto que a identidade e movida pela incerteza, pela crise tendo relevância cultural, social e política. A identidade também e marcada por diferenças de outros sujeitos em processos que ocorrem nas relações entre os seres humanos.

A construção de novas identidades no ambiente escolar, sejam elas profissionais, maneias de pensar e agir, jeito de ser e de se comportar entre colegas não só no ambiente escolar mais também em sociedade, esses conhecimentos estão a totó momento sendo vivenciados e mudando a identidade nossa como seres humanos. Tendo em vista isso podemos percebem que o memento atual de nossa sociedade, não e possível defender identidades únicas e fixas porque as mudanças socias alteram as construções identitárias, as identidades são moveis, alteram os modos de perceber a realidade educacional de cada aluno e professor de maneira diferente um do outro.

Assim a escola e os processos de formação docente vivem passando por autorreformas sejam elas pessoais ou tecnológicas para que se torne um cidadão mais qualificado, considerando as condições da instituição de trabalho e da profissão como professor, bem como a inclusão de dispositivos sociais que favorecem a inclusão. Todos os dias a necessidade de melhorias, da busca por uma identidade emergem num determinado contexto que são pressupostas pela sociedade e pelo ambiente escolar, as respostas a essas necessidades adquirem um estatuto de legalidade e possuem uma identidade profissional e pedagógica. Algumas dessas identidades surgem e logo desaparecem outras se concretizam no ambiente, as vezes adquirindo novas características no meio docente.

Entender esses processos de identidade e entender o contexto pedagógico escolar e suas causas sociais e de suma importância para o desenvolvimento do aluno e professores entendo também as condições estratégicas e matérias que a envolvem, observando também que as identidades ao resultantes de construções sociais e pessoais que entram em uma configuração particular de cada sujeito e a instituição escolar é um espaço social na qual aluno e professores compartilham ideias,  suas crenças  entre outras práticas identitárias presente no meio social em que vivem. No meio da sociedade existem inúmeros modelos de identidade que vivem em constante transformação e que se multiplicam, a cada representação cultural que surge e uma confrontação por inúmeras identidades possíveis que poderíamos nos identificar nem que seja por um determinado tempo.

De fato, tem que se entender que todos os dias aparece novas identidades tanto no ambiente pedagógico, por parte dos professores quanto de alunos, e acabam afetando o meio umas pelo fato de nos identificarmos com elas, como também ser contra a identidade individual de cada ser humano.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com