TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEPÇÕES DO ESTUDANTE ACERCA DOS FATORES QUE DIFICULTAM O PROCESSO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

                                         [pic 1][pic 2]

CONCEPÇÕES DO ESTUDANTE ACERCA DOS FATORES QUE DIFICULTAM O PROCESSO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

Feira de Santana, BAHIA.

2017

Equipe: [pic 3]

[pic 4]

Feira de Santana, BAHIA.

2018

[pic 5][pic 6]

APRESENTAÇÃO

Esse trabalho foi realizado por estudantes do curso de Psicologia, da Faculdade Anísio Teixeira, matriculados na disciplina Teorias da aprendizagem, no ano 2018, orientados pela professora Nayana Suzart para critérios  de avaliação  da disciplina estudada.

OBJETIVO

  • Verificar através da pesquisa de campo as dificuldades identificadas no processo de aprendizagem no contexto escolar da inclusão escolar;

  • Refletir sobre a importância da integração escolar de crianças com deficiência e criar responsabilidade a sociedade nesse processo inclusão.
  • Identificar os problemas de dificuldades na aprendizagem existentes na sala de aula e construir ambiente de cooperação, respeito e valorização do outro no ambiente escolar.
  • Expor fatores que dificultam o processo da educação inclusiva e que dificultam a efetivação da inclusão escolar
  • Investir na formação inicial e continuada dos  educadores para romper com a estrutura da escola tradicional.

METODOLOGIA

A metodologia e o desenvolvimento deste projeto serão voltados aos alunos intitulados “Concepções de estudantes acerca dos fatores que dificultam o processo de aprendizagem no contexto escolar”.  O método usado no decorrente projeto deu-se por pesquisa bibliográfica de autores especialista em psicologia ou em educação que embasaram as ideias e hipóteses levantadas, ou seja, pela observação de experiências vivenciadas por membros dessa equipe em sala de aula, por isso, houve o despertamento para esse tema. Sendo assim, a exploração deste nos fez buscar através de leituras, discussões grupais, conversas informais, entrevistas, a explanação e investigação dos porquês, existem tantas dificuldades identificadas no processo de aprendizagem no contexto escolar da inclusão escolar.

Este estudo é visto, Segundo GIL, (2007, p.17), “como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos”. A metodologia a aplicada neste projeto buscará métodos que tenham validade, procedimentos técnicos, que vão além da descrição a serem utilizadas nesta pesquisa.

Nesta participaram desta pesquisa 10 alunos do ensino médio sendo que 8 das escolas públicas e 2 de escolas privadas municípios de Feira de Santana/ Bahia. Os professores e estudantes responderam, a uma entrevista o sobre as dificuldades que identificavam no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar, com adolescentes e adultos, na idade entre 15 a 25 anos, e da série do 1ª ano ao 3ª ano.

Enfim, Esse projeto nos incitou ao caminho da pesquisa, incentivou-nos para o futuro, com abordagens maiores, pois ainda a muito a ser pesquisado para nós.

RESULTADOS

Após a análise das entrevistas, as respostas foram classificadas inicialmente em quatro macros categorias e os dados apresentados em porcentagem do total de respostas. Posteriormente, o macro categorias apresentadas como a escola, professor, família e aluno serão divididas em subcategorias como escola a indisciplina, compromisso, defasagem, analisando pela quantidade de alunos na entrevista, idade e série as quais apresentam seus dados em porcentagem do total da categoria.

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15][pic 16][pic 17][pic 18]

[pic 19]

[pic 20][pic 21]

[pic 22][pic 23]

[pic 24]

[pic 25][pic 26]

[pic 27]

[pic 28]

[pic 29][pic 30]

[pic 31]

[pic 32]

[pic 33]

[pic 34]

[pic 35][pic 36]

[pic 37]

[pic 38][pic 39]

[pic 40][pic 41]

[pic 42]

[pic 43]

[pic 44]

[pic 45]

[pic 46]

[pic 47]

[pic 48]

[pic 49]

[pic 50]

[pic 51]

[pic 52]

[pic 53]

[pic 54]

[pic 55][pic 56]

[pic 57]

[pic 58]

[pic 59]

[pic 60]

[pic 61]

[pic 62]

[pic 63]

[pic 64]

[pic 65]

DISCUSSÃO[pic 66]

[pic 67]

Durantes a pesquisa de campo percebermos que existe uma necessidade de investimento na formação dos educadores, pois a sua prática pedagógica geralmente não condiz com o que os alunos precisam para conseguir se apropriar dos conteúdos escolares, existem muitas peculiaridades e, em consequência, uma ausência de planejamento e de ações coordenadas. Com isso, faltam pessoas com formação específica para atuarem na área, as principais dificuldades deste aluno não decorrem somente de material escolar especifico, mas da falta de conhecimento básica para sua aprendizagem, a falta de compromisso dos pais para com os filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (279 Kb)   docx (537.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com