TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto judô para todos Oportunidade, compromisso e realidade.

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 9

  Xique Xique Judô Club

        Judô para todos

     

xique xique judô club

          Projeto judô para todos

Oportunidade, compromisso e realidade.

¨Educar é dar oportunidades e qualidades, dentro e fora da escola, para ajudar o ser humano a realizar o potencial que trouxe consigo ao nascer por meio de uma ambiência propícia. Assim, ela pode transformar esse potencial em competência e habilidades para viver e conviver integrado a comunidade, á sociedade comum um todo. Essa Educação é aquela voltada ao desenvolvimento humano; a aula viabiliza a formação do individuo e garante que ele tenha os subsídios necessários para dar certo na vida, em todo o aspecto. (Viviane Senna- Presidente do Instituto Airton Senna)

                 

O presente projeto visa cumprir o compromisso de responsabilidade social de cada cidadão ou entidade colaboradora e simpatizante da causa e se constitui em uma ferramenta de organização das ações que tem objetivo de transformar a realidade social da nossa comunidade através do esporte, com ênfase na prática do judô entre crianças de 6 a 13 anos.

Xique Xique judô Club

Projeto judô para todos

O Desenvolvimento social está vinculado a assistências que antes não modificam a realidade da sociedade e agem apenas sobre as consequências e de processo de exclusão social ignorando-a suas causas. A transformação produzida a partir do entendimento das relações sociais e da forma como estão inseridas e são constituídas.

O esporte hoje é reconhecido como um fator social grande e importante em lugares, dada a sua grande capacidade de influenciar profundamente as pessoas. Desta maneira, entendemos que o esporte é uma transformação social, pois nele se representa os papéis vividos na sociedade passam todos os tipos de relação: Consigo mesmo, e com o próximo.Com a pratica de judô o aluno desenvolve sua concentração disciplinar, ao próximo aliado ao trabalho de tonificação alongamento e exercício físico.

                       

“O judô é uma arte e uma ciência. Ele deve ser mantido acima de toda a escravidão artificial e deve ser livre de qualquer influência financeira, comercial e pessoal”.

A ética e a etiqueta dentro do judô estão diretamente associadas à sua expressão máxima: a educação, a prosperidade e o respeito. Como instrumento de educação, o judô é formado por um conjunto de atitudes e postura, que tem sua prática associada tanto á ética quanto filosofia. Do respeito a esse conjunto de atitudes e posturas é que depende a sobrevivência das essências e do verdadeiro espirito do judô.

                          xique xique judô club

                Projeto judô para todos

Por meio de um processo diferenciado de esporte, propomos alcançar a valorização e o reconhecimento do individuo com cidadão, independente de posição social, proporcionando ao mesmo acesso a ambiente e convivência sadia. Com o objetivo de que a atividade seja desenvolvida como meio de formação e reconhecimento deste individuo como ser integral e que o esporte venha a ser muito mais do que a perspectiva de formação de atletas que apresentamos o projeto Xique Xique judo club: judô para todos em  Xique Xique BA.

                         

A ideia partiu da Estilo Judô Club de Xique Xique com a parceria da FEBAJU Federação Baiana De Judô  projeto que tem como o objetivo de resgatar socialmente as crianças carentes de escolas publicas de 6 a 13 anos. Pretendemo-nos começar com 20 a 30 crianças.

A responsabilidade social não deve ser restringir ás ações governamentais  apenas. Cabe sociedade civil, através da livre iniciativa privada, participar e se comprometer com esse processo. Os frutos dessa articulação serão colhidos por nós e por todos os setores da sociedade.

Filosofia do judô (breve Historia) A principio o judô foi criado como forma de exercício físico, com o seu crescimento, e, pois ter suas regras regulamentadas o judô começou a se espelha pelo mundo e um fato que o contribui fundamentalmente para isso foi o Sensei Jigoro Kano ter se tornado o primeiro membro asiático a ser aceito como membro do comitê Olímpico Internacional em 1909.

Em 1964 o judô passou a ser esporte oficial dos jogos olímpicos, sendo atualmente prática em quase os países do mundo.

            xique xique judô club

                 Projeto judô para todos                                                 

                                                     JUSTIFICATIVA

Existe uma preocupação da grande maioria das pessoas envolvidas com o esporte, na ênfase à formação técnica dos jovens, como forma de descobrir talentos para o esporte. Neste caso existe certa exclusão, já que normalmente somente são descobertos aqueles que possuem condições financeiras de treinarem em alguma agremiação.

Pensando nessa situação, foi idealizado um trabalho, com o objetivo de expandir o alcance das oportunidades aqueles com menos condição de acesso ao esporte e assim dar oportunidade aos jovens sem distinção, de conhecerem os inúmeros benefícios que o esporte proporciona e que vão além das conquistas como atleta, ajudando também na formação e desenvolvimento habilidades e valores tais como disciplina, trabalho em equipe, respeito á hierarquia, espirito esportivo, realizar sonhos e traspor obstáculos.

A grande justificativa é mostrar aos jovens que, por trás do grande atleta, existe a formação do individuo em todos os aspectos

           

A verdadeira ética estar na responsabilidade, sensibilidade e no espirito do judoca. A filosofia esta na amizade, no relacionamento com a família, com os superiores. Ela estar na humanidade, no respeito e no relacionamento dos limites de cada um.

¨O judô é uma arte e uma ciência. Ela deve ser mantida acima de toda a escravidão artificial e deve ser livre de qualquer influência, comercial e pessoal.

            xique xique judô club

                 Projeto judô para todos                               

                                    DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

  1. Seleção dos espaços a serem utilizados, de acordo com a necessidade da comunidade, da região indicada pelos parceiros e locais que possuem a infraestrutura e segurança desejada pela equipe de trabalho
  2. Realização de uma seleção após as inscrições dos jovens no espaço onde será realizada a atividade para que seja feita democraticamente a escolha daqueles que participarão do projeto, já que o numero a ser trabalhado inicialmente, será um total de 30 crianças, na faixa etária entre 06 a 15 anos.
  3.  Adaptação utilizada na realização dos treinamentos com vistas a dotá-la de meios eficazes para a interação dos alunos e da atividade do próprios locas escolhidos.
  4.  Orientação da supervisão para a aplicação das metodologias e filosofia que o projeto se propõe, por meio de reuniões de acompanhamento mensal e a distancia.
  5.  Exigência da apresentação do boletim escolar de todas as crianças                         

 Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância sabedoria e sobre tudo humildade.

             xique xique judô club

                  Projeto judô para todos                                       

                                         OBJETIVO DO TRABALHO

  1.  Colaborar para a formação de atletas e cidadãos de bem.
  2.  Criar um espaço de convivência esportiva- social onde as crianças e adolescentes ocupem parte de seu tempo livre com treinos, evitando o contato com o mundo da marginalidade vislumbrando perspectivas de melhoria da qualidade de suas vidas.
  3.  Utiliza as diversas perspectivas de melhoria como ação preventiva de distorções sociais.
  4.  Fortalecer a imagens e o entendimento da importância do judô, assim como a atividade como fator desenvolvimento do jovem.
  5.  Divulgar a ação do projeto  para todos vinculando a imagem de um projeto voltados para a juventude xiquexiquense e sua formação e desvinculando de um processo assistencialista e pontual.
  6. Desenvolver atividades esportivas como instrumentos de desenvolvimento formação de cidadania de crianças e adolescentes das comunidades.
  7. Oferecer atividades esportivas educacionais como uma ação complementar incentivando a permanência da criança que esteja estudando inserção ou a reinserção daqueles que estão fora da escola.
  8. Praticar atividades esportivas pautadas em principio socioeducativo de formação de indivíduos, que através de valores desenvolvidas sejam multiplicadores da não violência e da ética na vida social tornando cidadãos.
  9.  Gerar perspectiva de carreira no esporte para jovens no projeto, participando  de competições organizadas pela liga nacional de judô.
  10.  Envolver a família, a escola e a comunidade em uma ação conjunta dessas intuições frente crianças e o adolescente.

O judô é um buquê de todas essas flores.

A meta final do judô é o aperfeiçoamento do indivíduo por si mesmo, desenvolvendo um espirito que deve buscar a verdade através de esforço constante e da sua total abnegação, para contribuir na prosperidade e no bem estar da raça humana.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (346.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com