TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PÓS GRADUAÇÃO UNISUL

Por:   •  10/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 7

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância 1

Unidade de Aprendizagem: Metodologia para Estudo de Caso

Curso: Ciências Contábeis

Professora: Nilce Miranda Ayres

Nome do estudante:  Bruno Farias

Data:  25/03/2020

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (5,0 pontos) 

O enunciado dessa questão você encontra no próprio Fórum avaliativo. Essa atividade referente ao fórum avaliativo será válida somente na ferramenta fórum

Sua participação individual poderia ter explorado mais suas reflexões a partir do artigo indicado para leitura, explorando as contribuições da pesquisa na vida acadêmica e profissional do aluno, contemplando também sua vivência pessoal.

No comentário ao post escolhido poderia ter explorado mais as ideias compatíveis e diferentes das suas.

Elabore um texto dissertativo (entre 10 a 12 linhas), que apresente suas reflexões, com base na leitura do artigo indicado, sobre as contribuições da pesquisa na vida acadêmica e profissional do aluno, contemplando também sua vivência pessoal. Poste seu texto no fórum. A sua redação deverá ter coerência, originalidade e escrito na língua culta, além de atender as indicações destacadas acima.  


O conhecimento pode ser adquirido de diversas maneiras, sendo fruto de quatro modalidades: a experiência cotidiana, a ciência, a filosofia e a religião. Uma modalidade não descarta as demais, ou seja, cada um pode desfrutar do caminho que considera mais confortável para aquisição do conhecimento.

            Fato é que não existe somente um caminho para o conhecimento, existem vários e a resultante disso é a mais importante é o conhecimento adquirido, independente da forma em que sua busca aconteceu.

Entender a necessidade de absorver todo o conhecimento teórico é muito importante para que o estudante, futuro profissional, não só escolha se quer manter-se no mesmo caminho ou procurar novas áreas, mas também para entender a tese que há por trás da prática do dia a dia em suas atividades.

Muitos demonstram sua maior dificuldade no desenvolvimento de artigos e pesquisas, justamente pela falta de entendimento da criação do mesmo, importância deste desenvolvimento para seu futuro e principalmente, por não entender essas partes, não consegue escolher um tema adequado no qual se “encaixe” e assim possa realizar um trabalho com maior dedicação.

Questão 2 (5,0 pontos)

Antes de elaborar essa atividade leia com atenção os conteúdos dos capítulos 1 e 2 do livro didático, e assista também a web aula referente a estes capítulos.

Pesquise um artigo científico em base de dados científicas (o artigo deve ser no modelo que apresente em destaque o título, resumo e palavras-chave), e realize o que se pede abaixo:

  1. Apresente o título do artigo, o resumo e palavras-chave (apenas copie e cole esses itens na sua atividade). (0,5 ponto)

Titulo: As águas minerais no Brasil: uma análise do mercado e da institucionalidade para uma gestão integrada e sustentável

RESUMO

O presente artigo visa apresentar uma análise geral do mercado de águas minerais no Brasil, envolvendo para isso três considerações importantes: primeiramente analisa-se a estrutura de mercado predominante neste segmento, abordando-se a evolução e principais grupos que compõem o mercado brasileiro de águas minerais; posteriormente faz-se uma breve referência ao quadro legal e institucional sobre as águas minerais; e por fim, analisam-se direcionamentos para uma gestão ambiental integrada e sustentável nesse segmento. Busca-se, dessa maneira, contextualizar o mercado estudado nos parâmetros legais, institucionais e econômicos, bem como, suas principais implicações que podem ser decisivas no processo de gestão ambiental a ser utilizado pelas empresas, enfatizando a importância de mudanças em suas institucionalidades para uma maior excelência nesse processo. Tais mudanças passam pela consideração da água mineral como recurso hídrico, incluída na Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), e não mais como um minério. Bem como, incluir também na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com uma visão completa do ciclo de vida do produto.

Palavras-Chave: arranjos institucionais; recursos hídricos; sustentabilidade ambiental

ok

  1. Identifique e apresente o tipo de pesquisa utilizada no artigo quanto ao nível de profundidade, justificando sua resposta. Para fundamentar a sua resposta apresente uma citação (de acordo com a ABNT), sobre o tipo de pesquisa identificado no artigo, retirada do livro didático ou outro material sobre o assunto. E cite, também, os outros tipos de pesquisa desta classificação, explicando por que não se enquadram na pesquisa do artigo selecionado. (2,0 pontos)

Pesquisa é Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa.

Classificação da profundidade da pesquisa ok. Abordagem qualitativa/quantitativa enseja a classificação quanto ao nível de abordagem da pesquisa. 

A pesquisa é descritiva, pois de acordo com Brasileiro (2015, pág, 45) trata-se de uma pesquisa que tem como finalidade expor e caracterizar um fenômeno ou uma determinada população. Durante o estudo é investigado por meio de instrumentos de coleta e padronização de dados para descrever os acontecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (262.1 Kb)   docx (435.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com