TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Educação Infantil - UNINTER

Por:   •  14/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.334 Palavras (10 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

SAYURI ONISHI, RU1948391 - TURMA 2017/07

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL

ROLÂNDIA

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

SAYURI ONISHI, RU1948391 - TURMA 2017/07

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio Supervisionado: Educação Infantil apresentado a UTA B 2018 - fase I: UTA ciências exatas e naturais, do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

ROLÂNDIA

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO          3

2. A INSTITUIÇÃO DE ENSINO ESTAGIADA        4

2.1. ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – E.I-6 (CRIANÇAS DE 05 ANOS) CONFORME PPP        7

3. EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS        10

3.1 ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA        10

3.2 ATIVIDADES        11

4. PLANO DE AULA        12

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS

1.    INTRODUÇÃO

Na graduação de Licenciatura em Pedagogia o Estágio Supervisionado é fase muito importante para os futuros pedagogos, é fundamental para que os conhecimentos e habilidades adquiridos em teoria nas vídeos-aulas, trabalhos como portfólio e livros possam ser experimentados, vivenciados e praticados no dia a dia da escola.

Com as situações reais em sala de aula nós alunos poderemos integrar a teoria a prática, podendo assim criar um senso crítico para que nos tornemos um profissional mais responsável e comprometido com a tarefa que é educar.

Para conseguir tal conhecimento e experiência realizei o meu estágio na Escola Municipal Maria Teixeira Georg – Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o acompanhamento da Equipe pedagógica e a professora de Educação Infantil na sua rotina. Foi uma experiência rica em conhecimento e onde pude colocar em prática todo o conhecimento absorvido até então apenas pelos livros.

Este estágio foi realizado através de observação participativa e investigação das práticas pedagógicas utilizadas pela professora da Educação Infantil e pesquisa no Projeto Político-Pedagógico.

Neste estágio foi realizada a Metodologia da pesquisa, onde pude observar a que um bom planejamento de aula na Educação Infantil é muito importante na preparação da vida acadêmica do aluno.

A seguir dados coletados na escola mencionada acima, e os resultados obtidos através do estágio em Educação Infantil, levando em consideração o trabalho pedagógico observado. Ao final as conclusões de tal estágio, e suas contribuições para a formação acadêmica.


2.    A INSTITUIÇÃO DE ENSINO ESTAGIADA.

O Estágio Supervisionado de Educação Infantil foi realizado na Escola Municipal Maria Teixeira Georg - Educação Infantil e Ensino Fundamental, situada à Rua Joaquim Francisco n°40, no bairro Conjunto Habitacional Manoel Muller, CEP: 86.600-017, localizada na zona urbana do município de Rolândia, no estado do Paraná. O contato com a escola pode ser realizado através dos telefones (43) 3906-1084 e e-mail maria.teixeira@yahoo.com.br.

O funcionamento obedece ao calendário elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, com a aprovação do NRE (Núcleo Regional de Educação – Londrina), seu horário de funcionamento ocorre no período matutino das 07:30 às 11:30 horas e vespertino das 13:00 às 17:00 horas.

A escola foi criada pelo decreto n°409/70 de 31/07/70 com o nome de Escola Municipal Maria Teixeira Georg – Ensino de 1° Grau (1ª à 4ª Série). A escola Maria Teixeira Georg localizava-se na Rua José Linhares n°93 no centro de Rolândia e com o surgimento do Conjunto habitacional e o crescimento da população de Rolândia a escola mudou-se para o atual endereço. Somente em 1991 foi autorizado o funcionamento do Ensino Pré-escola, passando a se denominar Escola municipal Maria Teixeira Georg – Ensino Pré-escolar e de 1°Grau. No final de 1998 a Escola passou a se denominar-se pelo atual nome, Escola Municipal Maria Teixeira Georg – Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A escola atende do EI – 5 da Educação infantil à 5ª série do ensino fundamental, a sala estagiada conta com alunos de 5 anos à 6 anos de idade. Com apenas uma turma do EI – 5 (seis) formada esse ano. A sala EI – 4 não foi formada por falta de alunos, mas segundo informado no PPP da escola, já houve turmas nessa faixa etária.

A estrutura da escola conta com 1 (uma) sala dos professores, 1 (uma) sala de materiais, 2 (dois) banheiros de uso exclusivo para os professores (um masculino e um feminino), 1 (uma) sala para coordenação pedagógica, 1 (uma) sala para orientação educacional, 1 (uma) sala para direção, 1 (uma) sala para a secretaria, 1 (um) laboratório de informática, 1(uma) biblioteca, 7 (seis) salas de aulas multifuncionais, 2 (dois) banheiros coletivos (feminino e masculino), 1 (um) refeitório, 1 (uma) dispensa para os alimentos, 1 (uma) quadra coberta e o parquinho com brinquedos.

2.1. ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – E.I - 5 (CRIANÇAS DE 05 ANOS) CONFORME PPP

A Educação Infantil sendo a primeira etapa na educação básica do aluno tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos, segundo o PPP da escola:

Desta forma não queremos mais uma Educação Infantil assistencialista e compensatória, ou apenas preparatória para o Ensino Fundamental, mas sim uma educação que seja essa criança como um ser global e integral. Fundamentada na ideia de uma educação infantil, com objetivos focados na criança, na sua família e no seu entorno, que valorize a sua história, respeite suas necessidades e condições sociais, culturais e econômicas, onde se busca o desenvolvimento de habilidades conhecimentos e atitudes nos aspectos: motoros afetivos sociais e cognitivos, acreditando sempre no seu potencial e crescimento. (PPP. Escola Municipal Maria Teixeira Georg – Educação Infantil e Ensino Fundamental, 2014, pag. 4).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (161.2 Kb)   docx (326.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com