TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Ensino Fundamental Uninter

Por:   •  25/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 7

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

                                                     

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

MEMORIAL REFLEXIVO DE ESTÁGIO

Memorial Reflexivo de estágio supervisionado Educação Fundamental: apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO        4

A REALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: OS DESAFIOS DE APRENDER A SER PROFESSOR (A)        5

CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7

APENDICÊS        8

    INTRODUÇÃO

Este relatório apresenta o processo de realização do estágio supervisionado de Educação fundamental, o estágio foi realizado na Escola Municipal

A escola a qual foi realizado o estágio apresenta atendimento de segunda á sexta-feira, das 08h ás 12h, 13h15minh às 17h15minh, apresentando ensino qualificado para as turmas  do pré até 9º ano. A escola conta com a presença de em torno de 160 alunos que ficam sob a responsabilidade de profissionais bem capacitados para melhor atender os mesmos.

A escola apresenta uma estrutura bem preparada para atender os alunos, contendo total de duas entradas, uma para as crianças que iram estudar, sempre sendo vigiada por profissionais da escola que fazem a recepção dos alunos, outra entrada para os responsáveis que desejam acesso a área administrativa da escola, onde a supervisora faz a recepção. O pátio apresenta disponibilidade de brinquedos recreativos, uma praça com diversas opções de brinquedos, balanço, escorrega, entre outros. Possui 1 banheiro para funcionários, 1 banheiro para meninas,1 banheiro para meninos, contém biblioteca, refeitório, laboratório, sala do diretor, sala de professores, 7 salas de aula e sala de recursos multifuncionais O ambiente escolar é bem higienizado e arejado para que a recepção dos alunos seja da melhor forma possível.

         A turma em que foi realizado o estágio supervisionado é o 3ºano, o período de estágio foi do dia 24/10/2022 até 25/11/2022, englobando 15 alunos que ficam sob-responsabilidade da professora Valéria, a professora é sempre muito pacienciosa e atenciosa com os alunos, trazendo novidades para apresentar para a turma, de forma que eles se interessem e aprendam durante as atividades realizadas. A disponibilidade das cadeiras é em forma tradicional de fileira, favorecendo a concentração e o desenvolvimento da vida social de cada um.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO

Ao chegar à turma do 3º ano, a qual foi realizado o estágio, fui muito bem recebida pela professora e alunos. No decorrer do estágio foi possível observar o quanto as aulas foram produtivas e dinâmicas, a professora foi muito atenciosa e dedicada, apresentando muita paciência e dedicação com seus alunos, fazendo atividades de uma maneira que deixava os alunos curiosos e atentos na proposta desejada pela professora, visto que, nesta faixa etária de 8 a 9 anos as crianças possuem grau de concentração variável, mas apresentam grande interesse em aprender coisas novas.

A rotina diária dos alunos consiste em fazer a chamada do dia, corrigir os temas, logo após a correção a professora  começa a ensinar o  conteúdo do dia. A cada atividade exposta no quadro a professora realiza a correção e auxilia os alunos que apresentaram dificuldade.  O planejamento de aula da professora é feito a cada semana, onde apresenta grande dedicação, visando sempre o desenvolvimento adequado de cada aluno.

O estágio foi essencial para uma formação melhor, onde pude ver o quanto a professora se dedica para dar o melhor de si para seus alunos, sempre inovando nas atividades, trazendo trabalhos divertidos, aguçando a criatividade de cada um, acompanhando cada momento e o crescimento das crianças.

Observa-se durante o estágio que o professor deve ter muita paciência na hora de realizar as atividades, para que haja um interesse maior do aluno, sempre inovando e se tornando um melhor profissional, o estágio é muito importante para a observação diária, da para perceber que é através das experiências vividas que podemos aprimorar o trabalho.

 A experiência que tive no estágio foi muito importante e com certeza irá me tornar uma profissional bem mais capacitada e preparada, mas percebi que a minha maior dificuldade será impor limites nas crianças, não é muito fácil, mas com o tempo, com o amor e dedicação que se tem pela profissão, qualquer obstáculo será superado, e assim poderei ser uma ótima profissional, conseguindo transmitir conhecimentos e ensinamentos para os alunos.

A REALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: OS DESAFIOS DE APRENDER A SER PROFESSOR (A)

 Durante o período de estágio conversei com a professora e pedi para que me apresentasse ideias de conteúdos a serem trabalhados com os alunos, para que eu realizasse o plano de aula, assim chegamos a conclusão que o melhor seria apresentar a matéria ´´tipos de frase`` porque a professora já ela teria iniciado o conteúdo com os alunos, sendo assim eu preparei um plano de aula sobre o assunto, onde pesquisei melhores formas de aplicar o conteúdo com alunos de 8 á 9 anos.

As principais dificuldades encontradas durante a aplicação do plano de aula foi o nervosismo, por ser a primeira vez aplicando um plano de aula no ensino fundamental, e manter a organização deles, porque por eles estarem em uma fase de descobertas, são feitas muitas perguntas durante a elaboração da aula, a professora deu total apoio, sempre me ajudando da melhor forma possível.

CONCLUSÃO

Durante o estágio realizado na educação fundamental, na turma de 3ºano, foi possível ver o quanto é necessário ter dedicação e amor pela profissão, pude vivenciar uma experiência única onde observei quais foram as dificuldades e facilidades que tive em sala de aula, durante a aplicação do plano de aula, foi o momento em que tive maior contato com os alunos e vi o quanto é incrível poder ensinar coisas novas, estando ali acompanhando o desenvolvimento de cada um, podendo auxiliar eles no crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com