TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão de estatísticas e planejamento de experiências

Pesquisas Acadêmicas: Revisão de estatísticas e planejamento de experiências. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.581 Palavras (11 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA UMA VISÃO GERAL DA ESTATISTICA 04

PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS 04

ESTATISTICA NA AREA DE ADMINISTRAÇÃO 05

PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS 06

DESENVOLVIMENTO ESTUDO DE CASO 06

FREQUENCIA ABSOLUTA E RELATIVA 09

TABELA 09

TABELA 09

RELATÓRIO PARCIAL 12

MEDIDAS DE TENDENCIA CENTRAL 13

RELATÓRIO FINAL 16

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

INTRODUÇÃO

Neste Trabalho serão apresentadas as pesquisas realizadas para a conclusão dos desafios provocados para este bimestre, abordando as etapas Introdução á Estatística, uma visão geral de Estatística e Planejamento de experimentos, partindo dos conhecimentos adquiridos e aplicados neste.

Colocaremos a importância da estatística no dia-a-dia das organizações e como obter um quadro simples e resumido das mudanças, chamamos de estatística o conjunto de processos, métodos e técnicas utilizados para descrever uma determinada situação, representada por uma coleção de dados numéricos cuja organização permite um melhor conhecimento de seu significado e do fenômeno mostrado.

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA

A estatística, é muito utilizada e útil no dia a dia e em quase todas as áreas das empresas, tem sido uma excelente ferramenta para elas, ajuda as organizações se tornarem mais competitivas e firmes através da analise dos dados coletados em gráficos e tabelas. A Estatística ajuda no planejamento, ela pode ser utilizada para pesquisar, prever, comparar mercado, possíveis mudanças, análise de riscos; também na questão de preços de matéria-prima, nos processos, na qualidade dos processos, para diminuir desperdícios e aproveitar melhor os recursos.

No faturamento da empresa, para diminuir prejuízos e falhas na produção, na tomada de decisões por parte dos gestores que praticamente não podem errar ao tomar decisões, pois o mercado é muito competitivo, e ainda trazer maior rentabilidade e melhores resultados para a empresa.

A estatística também é muito útil em longo prazo, na analise anual e ate por épocas da empresa, para fazer balanço do quanto a empresa cresceu, diminui ou se consolidou, para ver a posição dela no mercado, se ela tem sido sustentável ou não.

A Estatística é uma ciência importante para administração e esta presente em quase todas as suas áreas; com o passar do tempo tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais as técnicas estatísticas vem colaborando com os estudos organizacionais.

O grande marco da sua colaboração foi no gerenciamento e controle de qualidade, onde o controle estatístico de processo surgiu como uma solução para os problemas de qualidade revolucionando o sistema de produção.

Este trabalho se propõe a estudar a estatística aplicada á administração, dedicando maior atenção ao controle na produção, no caso especifico avaliaremos o empacotamento de uma determinada marca de café e sua fidedignidade nas informações em sua embalagem, principalmente quanto ao seu peso, e analisaremos a proporção de possíveis incoerências.

Conceito e aplicações da Estatística (resumo teórico)

PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS

A coleta de dados é feita através daquelas informações que estão disponíveis, com os dados disponíveis, devemos construir os indicadores e analisá-los em relação aos parâmetros definidos. A partir dessa análise preliminar, e já selecionada os novos indicadores, devem examinar se há necessidade da coleta de novos dados, visando o aprofundamento da avaliação. A escolha de quais novos dados coletar dependerá sempre da importância do indicador selecionado e da disponibilidade e facilidade de obtenção deste dado.

LIVRO TAVARES, M. ESTATISTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO ”AMOSTRAGEM”.

Em Estatística, amostra é o conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, chamado População, a amostragem é, por sua vez, um conjunto de procedimentos através dos quais se seleciona uma amostra de uma população.

DESAFIO

O desafio proposto para a equipe é a construção de um Relatório, conforme estudo de caso sugerido, destinado ao Diretor da empresa, contendo os resultados da pesquisa estatística de controle de qualidade para o referido lote; desta forma, o diretor também poderá verificar a efetividade do trabalho da empresa. A relevância do desafio está pautada na possibilidade de utilização do estudo e compreensão de dados estatísticos e suas implicações como ferramenta de reflexão e meio de intervenção na área administrativa.

ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO E AO CONTROLE DE QUALIDADE

O cidadão comum pensa que a estatística se resume apenas a apresentar tabelas de números em colunas esportivas e/ou econômicas de jornais e revistas, ilustradas com gráficos, pilhas de moedas, etc., ou quando muito associam a estatística à previsão de resultados eleitorais.

A estatística não se limita somente a compilar tabelas de dados e os ilustrar graficamente. Sir Ronald Fisher (1890-1962), em seus trabalhos, iniciou a estatística como método científico. Desta forma, o trabalho do estatístico passou a ser o de ajudar a planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis.

É necessário ter em mente que a estatística é uma ferramenta para o gestor ou executivo, nas respostas dos “porquês” de seus problemas que podem ser explicados por uma análise de dados. Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com