TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  13/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE TECNOLOGIA (FATEC)

PROF. WILSON ROBERTO RIBEIRO DE CAMARGO

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GTI)

CLOUD COMPUTING

Computação em Nuvem

 

CAIO FELIPE ROSANO DE ARRUDA

IURY NOVAES VIEIRA

MATHEUS PAIZ SALES GARCIA

         

P.M: José Maria Novaes dos Santos

                                                 

Tatuí - SP

2020

SUMÁRIO

Apresentação do Assunto...        2

Perguntas abordadas nos Slides        2

        O que é Cloud Computing?;        2

        Como Surgiu ?;        2

        Como Funciona o Cloud Computing?;        2

        3 Tipos de Computação em Nuvem?;        2

Privada, hibrida, publica        2

        Para que serve a Cloud Computing?;        2

Exemplo        2

        Serviço de Cloud Diferenciado;        2

Exemplo do Google Stadia        2

Organização        2

Computação em Nuvem        3

Todos os Slides        5

slide        5

Referencias        6


  1. Apresentação do Assunto...

Assunto: Internet

Tema: Cloud Computing (computação em Nuvem)

O objetivo no nosso Seminário e mostrar :

Pontos de Discussão:

  1. Perguntas abordadas nos Slides

  • O que é Cloud Computing?;
  • Como Surgiu ?;
  • Como Funciona o Cloud Computing?;
  • 3 Tipos de Computação em Nuvem?;
  1. Privada, hibrida, publica

  • Para que serve a Cloud Computing?;
  1. Exemplo

  • Serviço de Cloud Diferenciado;

Exemplo do Google Stadia

  1. Organização

Introdução: Caio Felipe R.

Desenvolvimento: Iury Novaes, Matheus Paiz

Conclusão: Caio Felipe R.

Slide: Caio Felipe R.

Pesquisa: Caio Felipe R. , Iury Novaes, Matheus Paiz


  1. Computação em Nuvem

  1. Tudo que você precisa saber

A internet revolucionou o contexto da sociedade Arcaica. A computação em nuvem muito utilizada tanto no ambiente pessoal como no ramo Empresarial. Nesse sentido e Importante agente apontar O que o Cloud Computing, como surgiu, como funciona , os Três tipos de Computação em Nuvem e Para  que ela serve.

Cloud computing ou computação em nuvem é a entrega da computação como um serviço ao invés de um produto, onde os recursos compartilhados, software e informações são fornecidas, permitindo o acesso através de qualquer computador, tablet ou celular conectado à Internet. Uma de suas vantagens é o melhor aproveitamento dos investimentos em hardware. Como a parte mais pesada do processamento fica na “nuvem”, o usuário precisa apenas de um navegador e uma boa conexão à internet para utilizar o serviço.  Outra vantagem é a elasticidade. Se for necessário mais espaço para armazenamento, basta solicitar um upgrade, sem precisar da troca os equipamentos, obviamente cada serviço tem suas vantagens.

O termo Cloud Computing surgiu pela primeira vez em 1997, em uma palestra acadêmica ministrada por Ramnath Chellappa. Porém, o conceito é associado ao nome de John Mccarthy, pioneiro na tecnologia de Inteligência Artificial e criador da linguagem de programação LISP.

Na época, o conceito de Computação em Nuvem estava começando a surgir. Junto a ele, o físico Joseph Carl, cientista da ARPA (Advanced Research Projects Agency), que foi o pioneiro na criação da Internet na forma que conhecemos hoje, também estava criando outro conceito que revolucionaria o mundo. Buscando outras utilidades para o computador, ele acabou descobrindo uma poderosa forma de conectar as pessoas, permitindo a comunicação e o compartilhamento de dados em escala global. Com isso, foi possível a criação de uma rede global de compartilhamento e comunicação, a ARPANET que evoluiu para a Internet e possibilitou que a Cloud Computing começasse a tomar forma.

E hoje, mais de 50 anos de desenvolvimento e evolução do Cloud Computing, essa tecnologia já tem um maior alcance . Ela começou a ser oferecida comercialmente em 2008, quando empresas de pequeno, médio e grande porte gradativamente adotaram a tecnologia, e em 2013 já possui uma aceitação imensa por parte do universo corporativo. E isso está transformando os tipos de serviço, fazendo com que o processamento e armazenamento de dados comece a ser tratado da mesma forma que um serviço de fornecimento de energia elétrica, onde se paga apenas pelo consumo.    Quando é armazenado um documento na nuvem, as informações viajam pela internet e vão parar em um servidor. Os servidores por sua vez, ficam abrigados em prédios chamados de data centers. No entanto, os data centers permanecem inacessíveis a maioria da população, pois são fortemente protegidos por esquemas de segurança.  A comunicação entre o servidor e o usuário ocorre por meio de "portas".( protocolos como o HTTP, por exemplo,  que é usado para endereços da web.) Na prática, qualquer um que tivesse acesso a URL de uma pasta do Drive poderia visualizar os documentos lá armazenados. Portanto, seria útil um "cadeado"(login e senha) para a proteção dos documentos."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (763.4 Kb)   docx (890.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com