TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINUX EDUCACIONAL: UMA TECNOLOGIA LIVRE NO ENSINO

Por:   •  5/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO ACRE – IFAC

CÂMPUS RIO BRANCO

CURSO SISTEMA PARA INTERNET

EDDIE LAUDRUP TEIXEIRA MAIA

LINUX EDUCACIONAL: UMA TECNOLOGIA LIVRE NO ENSINO

RIO BRANCO

2015

EDDIE LAUDRUP TEIXEIRA MAIA

LINUX EDUCACIONAL: UMA TECNOLOGIA LIVRE NO ENSINO

Pré-projeto de pesquisa apresentado a disciplina de Metodologia Cientifica do curso Sistema Para Internet do Instituto Federal do Acre com pré-requisito parcial para a obtenção de nota da referida disciplina, com requisito necessário à aprovação.

Orientador: Darueck Campos.

RIO BRANCO

2015

SUMÁRIO

  1. RESUMO..............................................................................................
  2. INTRODUÇÃO....................................................................................
  3. JUSTIFICATIVA.................................................................................
  4. OBJETIVOS.........................................................................................
  1. OBJETIVO GERAL.....................................................................
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS........................................................
  1. METODOLOGIA.................................................................................

REFERÊNCIAS....................................................................................


1 RESUMO

        

Neste projeto será abordada a utilização do sistema Linux Educacional, onde serão expostos as ferramentas e mecanismos na utilização em ambientes computacionais como forma de apoio pedagógico, que serve de base para um melhor entendimento.

Palavras-chave: Tecnologia; ensino; ferramentas; sistemas.

ABSTRACT

In this project will be addressed using Linux Education System , where they will be exposed to the tools and mechanisms in use in computing environments as a means of educational support , which is the basis for a better understanding .

Keywords: Technology; education; tools; systems.

2 INTRODUÇÃO

No mundo globalizado em que vivemos nas quais estão inseridos nesse contexto a informática vem se tornando cada vez mais presente em nossas atividades cotidiana seja na nossa vida particular ou profissional, as inovações vem se propagando cada vez mais acelerado é importante para um bom desempenho o aperfeiçoamento, desenvolvimento de habilidades do ser humano no mercado de trabalho e em qualquer área profissional. No ambiente escolar atual, é indispensável fazermos algumas tarefas sem o auxilio de um computador. Amontoados de livros, cadernos e planilhas foram substituídos por arquivos no computador. Provas, trabalhos todos são elaborados com ajudar de um software, internet e editores de texto. De tal modo que a presença de alguns mecanismos tecnológicos deve ser indispensável apenas na área administrativa e ocupar onde há maior necessidade de aproveitamento como o caso de uma sala de aula.

Há uma evolução constante no contexto tecnologia. Toda hora no mercado surge novas novidade tecnológica e a educação é um fator do conhecimento que não ficar isento dessas novidades. O papel de ensinar esta notoriamente mudando e é fundamental adaptar a novos meios de transmissão do conhecimento. As vistas disso, empresas estão focando seus estudos em tecnologias para aprimorar o ensino e simplificar a vida de professor e alunos. Novas tecnologias motivam o surgimento de condições e aprendizagem ágil e dinâmica. Aceleram as produções de materiais didáticos de qualidade, como digitaliza-los e veicula-los a uma rede de internet.

Para explicar o uso da tecnologia no processo de aprendizagem e ensino, Carla Milhossi (2012):

Hoje os alunos fazem uso da tecnologia desde sempre em seus lares (celular, jogos, redes sociais, etc) e geralmente têm muita facilidade com esse tipo de recurso. Assim, usar algo que está a nossa volta, desde que contribua efetivamente com o processo de aprendizagem do aluno, pode ser um fator positivo no processo de ensino. A intenção é que esses recursos sejam usados em cada área, de acordo com a necessidade do tema e com o momento do grupo.

Portanto, a tecnologia tem um impacto mássico em relação ao ensino e aprendizagem, por isso órgãos governamentais têm firmados parcerias com empresas de sistemas e aplicativos de aprendizagem. O exemplo de software é o Linux educacional e seus aplicativos educacionais juntando em uma distribuição do Linux desenvolvida exclusivamente para professores e alunos.

O Linux Educacional é um projeto do Governo Federal que busca o melhor aproveitamento dos ambientes de informática nas escolas. Com a utilização do software livre, o LE potencializa o uso das tecnologias educacionais, garantindo melhoria de ensino, inserção tecnológica e, consequentemente, social. (SERGIO GRAÇAS, 2013).

No entanto, entende-se que é possível fazer um bom uso desses equipamentos que estão sendo disponibilizadas pelo MEC, as escolas, com o objetivo de ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, pois é notório que a informática não pode ficar de fora na grade curricular  das escolas nos dias atuais onde as Tecnologias da informação é comunicação e tem que esta presente, com isso as escolas com seu corpo docente tem que está bem preparados para proporcionar condições a adequada e favorável para que haja a construção significativa do conhecimento.

Tomando conhecimento em relação ao tema abordado será mostrado os mecanismos e conceitos do software. De modo auxiliar no ensino e aprendizagem utilizando suas ferramentas de maneira adequada e sucinta.

3 JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento desse projeto vem a proporcionar um maior conhecimento dos mecanismos de ensino, através da tecnologia utilizando um software como aplicação, mais precisamente para professores e aluno, tendo em vista que professores e alunos podem adquiri um melhor ensino usando essas ferramentas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (200.8 Kb)   docx (303.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com